Logo image
Logo image

Os melhores truques para melhorar o desempenho na academia

4 minutos
Se você quiser conseguir um maior rendimento na academia, deve levar em consideração alguns conselhos que ajudarão a deixar o desempenho muito mais efetivo. Saiba mais abaixo.
Os melhores truques para melhorar o desempenho na academia
Escrito por Óscar Dorado
Última atualização: 26 julho, 2022

Agora que o verão está chegando, são muitos os que começam suas sessões de treinamento para chegar no seu melhor tônus ​​muscular para o encontro com o sol. Para dar o seu melhor, considere os truques que o ajudarão a ter um melhor desempenho na academia que apresentaremos a seguir.

Manter algumas dicas em mente pode ajudá-lo a melhorar o desempenho. Por outro lado, lembre-se de pensar no treinamento como um momento de relaxamento que oferece uma pausa da agitação diária. Além disso, é uma forma eficaz de reduzir os níveis de ansiedade e aliviar o estresse. Experimente!

Os melhores truques que ajudarão a melhorar o desempenho na academia

Sem dúvida alguma, para poder dar 100% na sessões de treinamento na academia, é necessário levar em consideração alguns conselhos:

1. Comece com alongamentos dinâmicos

Some figure

Os alongamentos dinâmicos são um componente central de praticamente qualquer aquecimento, como indica uma publicação da Mayo Clinic.

Com esses movimentos suaves, você aumenta gradualmente a temperatura corporal e a frequência cardíaca, permitindo que você comece a aquecer os músculos e a preparar o corpo para a atividade.

Um aquecimento dinâmico também ajuda a melhorar a amplitude de movimento, portanto, você pode usá-lo como uma preparação para seus próximos exercícios. Os alongamentos exatos que você deve fazer para o aquecimento dependerão do tipo de exercício que deseja fazer.

Por exemplo, a citada publicação da Mayo Clinic aconselha fazer os gestos do esporte ou exercício a ser realizado, mas com menor intensidade e sem peso.

Confira também: Pernas mais fortes sem material de academia

2. Alterne os músculos de trabalho

Some figure

Uma das dicas mais importantes para realizar na academia é alternar ao trabalhar diferentes grupos musculares. Também conhecida como “treinamento cruzado”, essa técnica ajuda a manter um nível de intensidade mais alto por mais tempo do que você faria se se limitasse a trabalhar apenas uma área do corpo.

  • Portanto, tente passar para os exercícios para a parte superior do corpo assim que suas pernas estiverem cansadas de estocadas.
  • Depois que suas pernas se recuperarem, você pode retomar de onde parou com uma série de agachamentos, saltos de caixa ou outra forma de tonificação que considere apropriada para treinar a parte inferior do corpo.

“Manter o nosso corpo em boa saúde é um dever. Caso contrário, não seremos capazes de manter nossas mentes fortes e claras”
—Buddha—

3. Estabelecer horários de treinamento

O mais importante é que você seja realista sobre a frequência dos treinamentos e sua duração. Portanto, não deve estabelecer rotinas de exercícios que não pode cumprir. 

Nem sempre é necessário dedicar uma hora ao treinamento. Na verdade, 30 minutos de exercício podem ser suficientes se você seguir um programa de atividade física estruturado.

Quanto à frequência, o ideal é treinar de 3 a 4 vezes por semana, a atividade física mínima semanal para um adulto é de 150 minutos moderados ou 75 minutos intensos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Recomendamos que você estabeleça uma rotina quanto aos dias e horários dos seus treinamentos. Depois que as sessões estiverem programadas, será mais fácil lidar com a preguiça e reconciliar a vida pessoal com a profissional.

4. Música para melhorar o desempenho na academia

Some figure

Ouvir música na hora de ir à academia como recurso para melhorar seu desempenho não é exatamente um conceito novo. Na verdade, um estudo publicado pelo International Journal of Sports Medicine demonstrou  que é possível manter uma taxa de treinamento mais elevada graças à música. Isso ajuda as pessoas a permanecerem conscientes durante os exercícios.

Componentes da música, desde a letra até o tempo, podem afetar o desempenho. Na verdade, elas são capazes de estender o tempo e a intensidade do treinamento, pelo menos em mulheres, de acordo com pesquisa publicada pela Perceptual and Motor Skills.

Além disso, para obter outra fonte de motivação e aumentar sua adrenalina, recomendamos criar uma lista de reprodução das suas músicas favoritas, ideal para treinar na academia.

Não deixe de ler: Obesidade infantil: exercícios divertidos para combatê-la

5. Descanso de qualidade

O último truque para ter mais desempenho na academia é ter um descanso de qualidade. Segundo um estudo publicado pela revista Sleep, para treinar com mais vigor e melhores resultados, é muito importante que você desfrute de um sono profundo, longo e interrompido que inclui de 6 a 8 horas.

Se for para a cama tarde ou ficar acordado à noite, você se sentirá cansado ao acordar. Consequentemente, isso afetará sua energia ao realizar o treinamento.

Portanto, para um descanso de qualidade, recomendamos:

  • Não usar dispositivos eletrônicos à noite.
  • Não beber álcool.
  • Evitar cafeína por algumas horas antes de ir para a cama.
  • Defina os horários de vigília e sono de acordo com o ciclo natural do sol.

Mude seus hábitos para ter mais um melhor desempenho na academia

Quando você é capaz de perceber mudanças físicas e psicológicas específicas, os esforços de treinamento são mais fáceis de aceitar. Para fazer isso, recomendamos que você execute os truques que o ajudarão a ter mais desempenho na academia que discutimos anteriormente.

Por último, mas não menos importante, lembre-se de que a motivação vem de várias fontes, mas certamente da obtenção de resultados!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Atkinson, G & Wilson, D & Eubank, Martin. (2004). Effects of Music on Work-Rate Distribution During a Cycling Time Trial. International journal of sports medicine. 25. 611-5. 10.1055/s-2004-815715.
  • Macone, D., Baldari, C., Zelli, A., & Guidetti, L. (2006). Music and Physical Activity in Psychological Well-Being. Perceptual and Motor Skills, 103(1), 285–295. https://doi.org/10.2466/pms.103.1.285-295
  • Mah, C. D., Mah, K. E., Kezirian, E. J., & Dement, W. C. (2011). The effects of sleep extension on the athletic performance of collegiate basketball players. Sleep, 34(7), 943–950. https://doi.org/10.5665/SLEEP.1132
  • Recomendaciones mundiales sobre la actividad física para la salud. Organización Mundial de la Salud. https://www.who.int/dietphysicalactivity/factsheet_recommendations/es/
  • Aerobic exercise: How to warm up and cool down. Mayo Clinic. https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/fitness/in-depth/exercise/art-20045517#:~:text=Warming%20up%20helps%20prepare%20your,lessen%20your%20risk%20of%20injury.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.