Truques caseiros para eliminar o mofo do nosso lar
Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater
Não há nada mais incômodo e insalubre do que o mofo que cresce nos espaços úmidos de nosso lar, na cozinha, nas telhas, no carpete, nas paredes e nos pequenos cantinhos que nunca suspeitaríamos, mas encontramos essas temidas manchas. Neste artigo, falaremos como eliminar o mofo do nosso lar.
O mofo não é qualquer coisa. São milhões as pessoas que, todos os anos, visitam um posto de saúde ou hospital devido a um ataque de asma e reações alérgicas que requerem tratamento.
E não só isso, se não agirmos rapidamente contra o mofo, ele pode danificar para as superfícies onde estiver presente, seja o solo, a madeira ou os tecidos.
Daí a importância de estabelecer uma rotina de limpeza periódica em todos esses espaços, através dos métodos mais úteis para conseguirmos eliminar este incômodo inimigo cotidiano. Você quer saber como fazer isso? Ensinaremos a seguir.
O que é o mofo e por que ele aparece?
O mofo é um tipo de fungo. Ele não pertence ao reino animal nem ao vegetal. Trata-se de um tipo de célula diferente que cresce em colônias, sempre que existam condições necessárias para isso:
- Um nível de oxigênio adequado
- Uma umidade elevada
- Temperatura também elevada
Obviamente, não podemos manter nosso lar com temperaturas muito baixas durante todo o ano. É impossível, por isso a única coisa que podemos fazer é controlar a umidade e estabelecer rituais de limpeza periódicos.
Lembre-se também de que existem diferentes tipos de mofo e que alguns deles são realmente tóxicos como, por exemplo, o aspergillus.
As pessoas que têm problemas respiratórios podem experimentar reações muito graves ao entrar em contato com eles.
Leia também: 5 maneiras de combater a umidade em casa
Como podemos prevenir e eliminar o mofo?
Em algumas ocasiões, compramos produtos químicos nas lojas que, longe de nos proporcionarem os resultados que esperamos, causam mais riscos do que benefícios.
Existem soluções realmente práticas e econômicas que vão nos ajudar nessa tarefa do dia a dia.
Ideias acessíveis através das quais poderemos eliminar o mofo de modo verdadeiramente eficaz. Confira:
1. Controle da umidade
Como já falamos anteriormente, não podemos ter nossa casa sempre com temperaturas baixas para evitar a presença desses fungos tão insalubres, mas podemos fazer o controle da umidade. A seguir explicamos como:
O mofo adora locais pouco ventilados e com temperaturas altas. Por isso ele costuma aparecer muito em sótãos, embaixo de madeiras, nos cantinhos de nossa cozinha, nos armários, nos depósitos, etc.
Uma solução simples é ventilar regularmente estes espaços.
Abra as janelas do seu quarto, de sua cozinha e deixe que a brisa renove esses ambientes. É quase o mesmo que ocorre com nossas camas: você já sabe que não é bom fazer a cama imediatamente após levantar pela manhã, deixando-a totalmente arrumada.
O ideal é permitir que o ar entre em contato com os lençóis para que leve os ácaros com ele. Com o mofo ocorre o mesmo.
Se o problema de mofo for algo sério em seu lar, você sempre tem a opção de instalar pequenos purificadores de ar.
Esta opção já nos custaria dinheiro, mas no caso de ter em casa alguém que sofra de problemas respiratórios, seria recomendável investir nela.
2. Óleo de melaleuca
Já falamos em mais de uma ocasião sobre os grandes benefícios do óleo de melaleuca. Trata-se do melhor desinfetante natural que existe, e que poderá lhe oferecer os melhores resultados. É possível comprá-lo em qualquer loja natural ou supermercado especializado.
Ele servirá para muitas coisas e é realmente prático para eliminar o mofo. Veja como poderá usá-lo:
Ingredientes
- 2 colheres de óleo de melaleuca (40 gramas)
- 2 copos de água (500 ml)
- 1 borrifador
- Luvas
Como preparar
Antes de tudo, lembre-se de colocar as luvas para proteger a sua pele. O mofo pode causar reações inesperadas e é melhor não tocá-lo com as mãos.
Uma vez pronta, só será necessário misturar a água com o óleo de melaleuca na garrafinha e agitar para que ambos se misturem.
Depois, borrife nas áreas de seu lar afetadas pelo mofo.
3. Vinagre branco
Um truque tão simples quanto eficaz. O vinagre branco é capaz de eliminar 90% do mofo de nosso lar.
Além disso, ele é um dos recursos mais econômicos, excelente por exemplo para as partes do banheiro que costumam ficar um pouco mais escondidas (nos cantos dos armários, atrás do vaso sanitário ou das portas) e onde esse fungo costuma aparecer.
Como podemos fazer esse remédio com vinagre branco para eliminar no mofo? Tome nota:
Ingredientes
- 1/2 copo de vinagre branco (100 ml)
- 1 borrifador
Como preparar
A ideia é encher uma garrafinha de plástico com vinagre branco e tê-la sempre pronta para a nossa limpeza diária. Uma vez preparada, basta borrifar a mistura nas superfícies onde estiver o mofo e esperar que ela se dilua.
O mais indicado é repetir este procedimento ao menos duas vezes por semana, buscando sempre os locais úmidos e pouco ventilados onde esse micro-organismo incômodo e perigoso possa aparecer.
Que tal começarmos a colocar essas dicas em prática hoje mesmo?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- A brief guide to mold, moisture, and your home: Mold basics. (2012).
epa.gov/mold/brief-guide-mold-moisture-and-your-home - Mold allergy. (2015).
aafa.org/page/mold-allergy.aspx - Cháfer, M., Sánchez-González, L., González-Martínez, C., & Chiralt, A. (2012). Fungal Decay and Shelf Life of Oranges Coated With Chitosan and Bergamot, Thyme, and Tea Tree Essential Oils. Journal of Food Science, 77(8), E182–E187. https://doi.org/10.1111/j.1750-3841.2012.02827.x
- Shao, X., Cheng, S., Wang, H., Yu, D., & Mungai, C. (2013). The possible mechanism of antifungal action of tea tree oil onBotrytis cinerea. Journal of Applied Microbiology, 114(6), 1642–1649. https://doi.org/10.1111/jam.12193
- Yildirim-Bicer, A. Z., Peker, I., Akca, G., & Celik, I. (2014). In Vitro Antifungal Evaluation of Seven Different Disinfectants on Acrylic Resins. BioMed Research International, 2014(519098). https://doi.org/10.1155/2014/519098
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.