8 usos e benefícios do vinagre de maçã

· 9 de setembro de 2014
Para controlar os níveis de açúcar no sangue combinaremos o consumo de vinagre de maçã com uma dieta balanceada e baixa em gorduras saturadas.

O vinagre de maçã é um produto muito usado no mundo inteiro devido aos múltiplos benefícios que traz para saúde do organismo e para a limpeza de casa. Contém mais de trinta nutrientes importantes, grande quantidade de vitaminas A e B, ácidos graxos essenciais e sais minerais.

Além disso, contém também muitos outros elementos que são os encarregados de atuar em nosso organismo para ajudá-lo em seu melhor funcionamento e a combater muitas doenças.

Desde a antiguidade, o vinagre de maçã é utilizado em pequenas quantidades para aliviar muitas doenças, afastar alguns sintomas ruins, assim como depurar o organismo.

Com o passar dos anos e os diferentes estudos realizados, foi determinado que este produto também tem propriedades muito benéficas para equilibrar o metabolismo do corpo, para o cuidado da pele, alergias e doenças respiratórias, por exemplo.

Certamente, você já ouviu falar disso, mas talvez não soubesse dos benefícios que ele pode ter para sua saúde, certo? Neste artigo, esclareceremos um pouco sobre seus usos e benefícios. Confira.

Problemas digestivos

O vinagre de maçã tem propriedades que aumentam as enzimas do nosso organismo, assim são eliminanas bactérias nocivas e os ácidos do estômago são regulados.

Este produto é ideal para tratar problemas digestivos como gases, espasmos, prisão de ventre e, em geral, para manter o bom funcionamento do aparelho digestivo; por isso, é recomendado consumir uma colherzinha de vinagre de maçã meia hora antes de cada refeição.

Perder peso com vinagre de maçã

Perder peso com vinagre de maçã

Com o tempo, foi descoberto que o vinagre de maçã é um grande aliado para o emagrecimento, já quepossui ácido acético entre seus componentes, um elemento que se encarrega de reduzir o peso corporal, a gordura abdominal e a gordura localizada na cintura e nas pernas.

Para aproveitar este grande benefício do vinagre de maçã, o que deve ser feito é dissolver duas colheres de vinagre em água e consumir preferencialmente em jejum.

Diabetes

Segundo vários estudos, incluir o vinagre de maçã na dieta pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Para que isso funcione, é necessário combinar o consumo de vinagre de maçã com uma dieta balanceada, baixa em gorduras saturadas e eliminando o consumo de açúcares refinados.

Dessa forma, para combater o diabetes, recomenda-se diluir duas colheres para um copo d’água e consumir antes de se deitar.

Fungos na pele

Tratamento para acabar com fungos da pele com vinagre de maçã

É ideal para combater os fungos conhecido como Candida albicans que, como consequência, produzem infecções na pele. Isso porque o ácido acético que este vinagre contém é um elemento que trata e elimina o fungo por completo. 

Sendo assim, você terá que dissolver duas ou três xícaras de vinagre de maçã na água. Esta mistura poderá ser feita em uma bacia, então, mergulhe a região afetada durante 15 minutos; também é possível misturar uma colherzinha de vinagre de maçã com uma colher de água e aplicar diretamente na área.

Leia também: 15 remédios para curar fungos na pele.

Problemas articulares

O vinagre de maçã é um grande aliado para combater problemas como a artrite e a artrose. Por suas propriedades, o vinagre ajuda a reduzir a tensão, a dor e os sintomas que este tipo de afecção pode causar, por isso é ideal para sanar as feridas, eliminar as cãimbras das pernas, entre outros.

Este vinagre contém ácido málico, o qual ajuda a combater as infecções bacterianas e também ajuda a dissolver os depósitos de ácido úrico que se formam nas articulações, fazendo com que elas fiquem doloridas.

Desse modo, o recomendado é misturar duas colheres de vinagre de maçã em um copo de água morna; você também pode adicionar uma colher de mel e, então, consumir imediatamente.

Cabelo

Dar brilho ao cabelo com vinagre de maçã

 

Aplicar três colheres de vinagre de maçã no cabelo úmido ajuda no brilho natural e a eliminar as caspas. Controla o PH do couro cabeludo, alivia irritações e é ideal para o cabelo oleoso. No entanto, é preciso moderar seu uso, poise ele pode causar coceira e/ou ardor.

Leia também: Como usar canela para ter cabelo perfeito.

Combata a acne e manchas na pele com vinagre de maçã

As propriedades antissépticas e anti-bacterianas do vinagre de maçã são ideais para o cuidado com a pele. No caso da acne e das manchas, é muito efetivo já que ajuda a restaurar o manto ácido da pele, o qual é o causador dos depósitos de oleosidade da pele e pela ressequidão.

Dessa forma, basta fazer uma loção combinando partes iguais de vinagre de maçã e água e aplicar diretamente na pele.

Usos do viangre de maçã em casa

Embora tenha muitos usos para a saúde do nosso organismo, o vinagre de maçã também pode ser um grande aliado para as tarefas feitas em casa.

  • Adicionar o vinagre em um garrafa com borrifador ajuda a limpar as janelas, portas e evita o surgimento das formigas. Assim, você pode evitar que elas se tornem uma praga em sua casa.
  • Diluir o vinagre de maçã em água é um repelente caseiro para evitar as picadas dos insetos.
  • Controla a praga das pulgas em seu animal de estimação e nos ambientes da casa. Para isso, você pode incluir no banho do animal uma parte de vinagre com a água que será utilizada. No caso da casa, basta colocar um pequeno recipiente com vinagre de maçã no local onde as pulgas estão.
  • Funciona como um bom limpa-vidros e cristais. Para isso, você terá que diluir o vinagre em água morna e depois limpar com um pano limpo.
  • É ideal para limpar utensílios de cozinha, já que é um bom limpador, desengordurante e desinfetante.