Como evitar problemas causados por ácaros?

30 de janeiro de 2019
Para que os ácaros não se proliferem em seus lençóis, você pode simplesmente se levantar e esquecer de arrumar a cama.

Os ácaros que se escondem em meio à poeira são uma das causas mais habituais de alergias sofridas por um número cada vez maior de pessoas. Eles vivem principalmente em ambientes úmidos e costumam se proliferar mais facilmente no outono.

Nesse artigo daremos algumas dicas básicas que se colocadas em prática habitualmente, te ajudarão a evitar a proliferação desses microrganismos.

Os alérgicos a ácaros já conhecem algumas dessas dicas, mas talvez outras pessoas se surpreendam e as informações possam ajudá-las a melhorar.

Leia também: Alergias: combata-as com 3 remédios naturais

Desumidificar o ambiente para evitar os ácaros

Como dito anteriormente, os ácaros vivem em ambientes úmidos, por isso a primeira medida é avaliar se nossa casa pode conter algum ponto com excesso de umidade (devido ao clima, ao lugar onde se localiza, etc.).

Se esse for o caso, é possível recorrer a desumidificadores naturais ou elétricos, que posicionaremos em pontos estratégicos da casa a fim de amenizar o problema.

Ventilar diariamente os quartos

Os ácaros se desenvolvem mais facilmente em ambientes úmidos e quentes, tais como os lençóis, edredons, sofás, cortinas, bichos de pelúcia, colchões ou colchonetes, almofadas etc.

Descubra: Com que frequência devemos mudar os lençóis?

Alguns desses itens obviamente são imprescindíveis, porém, precisamos avaliar se todos são realmente úteis para que os usemos a todo o momento.

Por isso é recomendável ventilar diariamente os quartos, deixando, inclusive, que o sol entre e incida diretamente nos pontos onde possam existir ácaros.

janela-aberta-Chiots-Run

Limpar com vinagre de alecrim

Preparar o vinagre de alecrim é fácil. Basta macerar alguns raminhos frescos de alecrim em vinagre durante uma semana. Depois disso, estará pronto para ser usado como desinfetante e limpador caseiro natural.

Para limpar, umedeceremos um pano no vinagre e o usaremos nos móveis e no chão.

Uso de difusores com óleos essenciais

Os difusores aromáticos não nos permitem apenas encher os cômodos de odores deliciosos, como também combater os ácaros de maneira natural. Para esse fim, é recomendável utilizar os seguintes aromas:

  • Limão
  • Canela
  • Capim-limão
  • Hortelã-pimenta
  • Árvore do chá
  • Alecrim
  • Lavanda

Se você não tiver um difusor, adicione algumas gotas do óleo escolhido a um spray com água e pulverize nos quartos ao longo do dia.

Ao comprar os óleos essenciais, certifique-se de que são de boa qualidade, extraídos da planta e não essências aromáticas artificiais sem nenhuma propriedade.

Purifique o ar com plantas

Uma solução econômica e natural para purificar o ar nos quartos é cultivar determinadas plantas nesses cômodos. Mas, atenção, uma planta qualquer não servirá, afinal, algumas acabam por utilizar o oxigênio do ambiente.

Por isso, é preferível utilizar plantas capazes de regenerar o ar, como as seguintes:

  • Areca-bambu: uma planta capaz de limpar o ar durante o dia. Suas folhas devem ser limpas com frequência, de acordo com a contaminação das mesmas. É uma planta que não requer grandes cuidados, pois se adapta a lugares com pouca luz e pouca umidade.
  • Espada-de-são-jorge (espada-de-santa-barbara ou Sansevieria trifasciata): essa planta transforma o dióxido de carbono (CO2) em oxigênio durante a noite, por isso é ideal para os quartos da casa.
  • Jiboia (Epipremnum aureum): essa é uma planta ideal para utilizar em interiores, e é muito resistente. Ela não pode receber luz solar diretamente.
  • Além disso, podemos optar por outras plantas, tais como a hera ou a figueira.

planta-rabi-w

Lavagem semanal

Tecidos e roupas de cama devem ser lavados, preferencialmente, toda semana, pois podem facilitar a proliferação de ácaros.

O ideal é lavar esse tipo de tecido com água quente, adicionando ao amaciante utilizado um pequeno jato de vinagre de alecrim. Além disso, é ideal secar a roupa em uma secadora ou estendida ao sol.

A limpeza regular de sofás, poltronas e tapetes não deve ser esquecida, mas não é necessário realizá-la toda semana.

Produtos antiácaros

Atualmente é possível encontrar bons acaricidas no mercado, ou seja, produtos específicos, preparados com materiais que evitam a proliferação de ácaros.

Costumam ser mais caros, mas, para pessoas que apresentam fortes crises de alergias causadas por ácaros é conveniente adquirir pelo menos os mais imprescindíveis.

Outra dica é utilizar capas antiácaros em almofadas e colchões.

Também devemos considerar que no mercado existem muitos produtos para combater os ácaros, mesmo que alguns deles não tenham a efetividade prometida, mas podemos avaliar se nos é conveniente experimentar tais produtos, tais como as tintas antifungos, os filtros eletrostáticos, etc.