Tratamentos naturais para cuidar dos dentes

· 25 de novembro de 2014
Lembre-se de que uma boa higiene bucal é fundamental. As frutas e verduras com casca, como a maçã e a cenoura, nos ajudam a limpar a placa bacteriana.

Você sabia que existem alguns alimentos que podem fazer com que os dentes percam sua cor branca e se tornem amarelados? É algo muito comum no dia a dia, e ainda existem os mesmo efeitos para quem tem o costume de fumar. Veja aqui tratamentos naturais para cuidar dos dentes.

No entanto, os dentes podem recuperar sua cor natural por meio de alguns tratamentos odontológicos que oferecem uma melhora quase que imediata.

Mas existem alternativas a esses tratamentos, que envolvem certos métodos caseiros que também ajudam a resolver o problema. Quer saber um pouco mais a respeito? Confira!

Podem surgir diferentes tipos de manchas nos dentes e, como mencionamos anteriormente, isso pode acontecer por motivos diferentes, como o consumo constante de café, chá, bebidas gaseificadas escuras e, principalmente, o hábito de fumar.

Descubra: O que é bom e ruim em beber café?

Também ocorrem manchas quando o dente está em processo de formação, mas essas manchas só devem ser removidas por meio de tratamentos odontológicos, pois é impossível eliminá-las mediante tratamentos caseiros.

A seguir, fique por dentro de alguns tratamentos caseiros que o ajudarão a cuidar dos dentes.

Casca de laranja para cuidar dos dentes

Tratamento natural para clarear os dentes

A parte interna da casca da laranja contém substancias úteis para remover as manchas nos dentes. Essa parte branca da casca da laranja é composta por: vitamina C, fibras, pectinas e limoneno.

Esse ultimo componente é o que nos ajuda de fato no processo de branqueamento natural dos dentes.

Como utiliza-la?

É muito fácil aplicar essa técnica. Basta lavar e descascar muito bem a laranja para depois esfregar cada dente com a parte branca da casca. Depois, espere meia hora e enxágue a boca lavando os dentes como de costume.

NOTA: não exagere na aplicação desse tratamento. Faça-o no máximo de uma a duas vezes por semana, nada mais do que isso.

Babosa para cuidar dos dentes

babosa para clarear os dentes

A babosa é uma solução muito efetiva e saudável para clarear os dentes. Para isso basta simplesmente pegar um pouco do gel da planta e aplica-lo  todos os dias nos dentes em cada uma das escovações que realizar.

Leia também: Remédio de babosa e mel para problemas estomacais

Bicarbonato de sódio para cuidar dos dentes

O bicarbonato de sódio é muito efetivo no tratamento para eliminar as manchas dos dentes, para isso basta adicionar meia colher de sopa de bicarbonato de sódio em um pouco de água e depois escovar os dentes.

É preciso esclarecer – e considerar – que o tratamento só deve ser feito UMA VEZ por semana, já que o bicarbonato, se utilizado com muita frequência, pode danificar o esmalte dos dentes, já que possui uma forte ação abrasiva.

Morango para cuidar dos dentes

Morangos para combater o tártaro nos dentes

Você sabia que o morango ajuda a acabar com o tártaro? Basta cortá-lo pela metade e depois esfregá-lo nos dentes por vários minutos. O morango tem uma ação similar ao bicarbonato de sódio, mas com um índice de risco menor para o esmalte dental.

Além disso, o morango contém fibras especiais que ajudam a eliminar bactérias perigosas para o nosso organismo, sendo de grande utilidade para manter uma higiene bucal aceitável.

Não se esqueça!

Lembre-se de que os tratamentos que sugerimos nesse artigo devem ser aplicados com moderação, sem excessos, pois o esmalte do dente pode sofrer danos irreversíveis.

É importante esclarecer que esses produtos devem ser aplicados com cuidado e com pouca frequência, assim nos ajudarão a clarear os dentes de forma efetiva e saudável. Então, atenção para os excessos!

Ainda, lembre-se também que consumir salsão, cenoura e maçã com frequência pode ser muito bom para manter os dentes limpos, saudáveis e fortes, pois esses alimentos ajudam a produzir saliva, o que é importante para eliminar as manchas.

Também é importante usar sempre o fio dental, assim como realizar enxagues bucais.