Tratamentos naturais para combater o terçol
O terçolé um caroço doloroso que aparece próximo à pálpebra. A eliminação dessa condição geralmente leva vários dias e ocorre espontaneamente. No entanto, existem alguns remédios naturais que podem ajudar a aliviar o problema para combatê-lo.
O que é o terçol?
Os terçóis são uma protuberância formada em uma das pálpebras dos olhos, geralmente como resultado da inflamação de uma glândula sebácea . Esse pequeno grão avermelhado na base dos cílios tende a ser irritante e, na maioria dos casos, leva um tempo considerável para eliminá-lo.
Geralmente aparece quando há um bloqueio em uma das glândulas sebáceas das pálpebras, o que leva à multiplicação de bactérias dentro dela . Sua forma física é muito semelhante à de uma espinha de acne comum, mas devido à área afetada, é desconfortável e, além disso, desagradável.
Na maioria dos casos, eles podem ocorrer devido à falta de higiene. Por exemplo, ao tocar ou esfregar os olhos com as mãos sujas ou não limpar a lente que você coloca nos olhos. Se esse for o gatilho, é mais provável que haja uma infecção pela bactéria staphylococcus .
No entanto, em alguns casos, pequenas inflamações podem aparecer como um sintoma de:
- Anemia.
- Diabetes
- Distúrbios hormonais.
- Alergias.
- Problemas da tireoide.
- Inflamações oculares crônicas.
Veja também: Como ter os olhos saudáveis
Tratamentos naturais para combater o terçol
Compressas quentes
A aplicação de calor, aquela que possa ser tolerada, funciona como parte de um tratamento para reduzir a inflamação na área afetada do olho.
O calor deve ser aplicado por através de compressas com água quente. O processo deve ser repetido várias vezes ao dia para obter bons resultados.
Algumas pessoas podem pensar que a aplicação do frio tem um efeito semelhante. No entanto, por ser um pequeno pedaço de gordura, é melhor usar o calor para acelerar a sua cicatrização.
Camomila
Essa plana tem compostos anti-inflamatórios e refrescantes que podem ajudar a diminuir a protuberância e a irritação.
Coloque duas colheres de chá de camomila em uma xícara de água quente e deixe repousar um pouco, depois aplique com uma gaze ou um pano limpo na região afetada.
Não se deve administrar a camomila em caso de conjuntivite alérgica ou febre do feno.
Batatas
O suco que a batata libera quando cortada em rodelas pode ser muito útil no tratamento de eliminação do terçol.
Corte uma batata em rodelas, coloque as rodelas na geladeira e, quando estiverem frias, aplique-as nas pálpebras irritadas para diminuir a inflamação.
Babosa
O suco dessa planta tem compostos antibacterianos que podem frear a ação das bactérias estafilococos para acelerar a recuperação da pálpebra afetada.
Para aproveitar isso basta cortar uma folha da babosa e retirar o gel puro de seu interior.
Depois, mergulhe um pedaço de algodão nesse gel e aplique-o diretamente sobre o terçol.
Cavalinha
A infusão de cavalinha tem propriedades adstringentes que podem diminuir a ação das bactérias que causam o terçol.
Prepare uma infusão da planta seca em uma xícara de água, mergulhe um pedaço de gaze e aplique-o na região afetada.
Acelga
O uso desta planta pode ajudar a acelerar a eliminação do terçol, ao mesmo tempo em que reduz aquela inflamação incômoda.
Coloque uma folha de acelga para esquentar em uma panela de água, coe o líquido e deixe a acelga repousar um pouco.
Quando estiver morna, coloque-a nas pálpebras fechadas, durante 10 minutos e repita o tratamento pelo menos 3 vezes ao dia.
Cenoura
A polpa morna da cenoura também pode ser muito útil na redução do terçol e no alívio de seus incômodos sintomas.
Coloque um litro de água para ferver, adicione algumas rodelas de cenoura e deixe-as repousar por 20 minutos até que fiquem moles. Depois desse tempo, coloque-as nos olhos fechados, deixando agir durante 10 minutos.
Recomendamos a leitura do seguinte artigo: Suco com poder curativo de beterraba, maça e cenoura
Dica importante a considerar
Nunca tente, por nenhuma razão, tirar o terçol como se fosse uma espinha ou um cravo, pois a infecção pode se espalhar para o resto do olho. O melhor é esperar que ele drene de forma espontânea.
Por ser uma infecção contagiosa, objetos como toalhas de banho, itens de maquiagem ou outros objetos que possam transmitir a bactéria para outra pessoa não devem ser compartilhados.
É recomendável usar toalhas descartáveis e evitar o uso de produtos para os olhos, porque eles tendem a piorar a irritação.
No caso do terçol piorar e não desaparecer em questão de dias, é melhor consultar o médico.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
-
Shima, C. R. (2016). Stye. Japanese Journal of Clinical Ophthalmology. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004
-
Lindsley, K., Nichols, J. J., & Dickersin, K. (2013). Interventions for acute internal hordeolum. Cochrane Database of Systematic Reviews. https://doi.org/10.1002/14651858.CD007742.pub3
-
Lindsley, K., Nichols, J. J., & Dickersin, K. (2017). Non-surgical interventions for acute internal hordeolum. Cochrane Database of Systematic Reviews. https://doi.org/10.1002/14651858.CD007742.pub4