Tratamento natural dos poros dilatados

· 23 de março de 2014
Para poros perfeitos é muito importante o cuidado diário. A limpeza e uma boa hidratação são fundamentais. Utilize um creme que possa ser usado sob a maquiagem e que absorva a oleosidade da pele.

Para poros perfeitos é muito importante o cuidado diário. A limpeza e uma boa hidratação são fundamentais. Utilize um creme que possa ser usado sob a maquiagem e que absorva a oleosidade da pele.

É aconselhável usar as opções naturais, pois mantêm a pele saudável e limpa, eliminando poros dilatados e obstruídos por cravos e outras manchas.

Mas lembre, a frequência e constância são fundamentais.

Causas dos poros dilatados

Os poros visíveis com mais frequência são as vias de saída das glândulas internas produtoras de sebo. Essas variam de acordo com sexo, idade e genética, além do uso de contraceptivos ou estrogênio em algumas pessoas.

A principal causa de poros dilatados é a pele oleosa que pode causar a abertura dos poros que retêm impurezas e células mortas. O tamanho das glândulas sebáceas aumenta, e assim, resulta num aumento de gordura. Isso dá acidez à pele e proporciona uma lubrificação. Paralelamente, as células mortas e o suor produzido criam um manto ácido para evitar certos tipos de infecções por bactérias, vírus e fungos.

No entanto, o problema acontece quando a quantidade de sebo excede o limite neutro, produzindo poros dilatados. Assim, a pele fica brilhante e gordurosa. Certas pessoas tendem a ter acne, pois essa pode ser formada pelas glândulas sebáceas. Seu tamanho depende da área afetada e da concentração de gordura na pele. No entanto, a produção acontece principalmente no nariz e nas áreas faciais centrais.

Tratamentos naturais para poros dilatados

Existem várias receitas naturais que eliminam os poros dilatados:

Basta uma colher de maionese!

Basta apenas uma colher de maionese aplicada no rosto, atuando por 20 minutos. O vinagre e o ovo da maionese reduzirão os poros e deixarão a pele mais lisa. Não é recomendado para pessoas com pele oleosa.

Um remédio antigo: o soro de leite

Além de ser um antigo produto para clareamento da pele, o soro de leite reduz os poros dilatados. Lave o rosto à noite e, em seguida, esfregue o rosto com algodão contendo o soro. Após 20 minutos, lave com água fria.

Isso com certeza vai interessar você: O que é a proteína do soro de leite e quem deve tomá-la

Máscara de mel, limão, maçã e iogurte

Mel para fechar os poros

Acrescente uma colher de iogurte, uma de mel e uma de limão a uma maçã ralada. Misture os ingredientes até obter uma pasta homogênea e, em seguida, aplique no rosto de 15 a 20 minutos. Isso suavizará a pele e é perfeita para uso antes de dormir.

Máscara de amêndoas

  • Liquidifique 1/3 xícara de amêndoas até que virem pó.
  • Acrescente água aos poucos até formar uma pasta.
  • Aplique, começando a partir do nariz e estenda até as áreas que contêm grandes poros.
  • Deixe descansar por 30 minutos e, em seguida, lave o rosto com água morna.
  • Realize esse procedimento pelo menos 2 vezes por semana.

Máscara de limão

Limão ajuda a fechar os poros

Misture suco de limão com um pouco de água. Aplique com algodão e deixe agir por cerca de meia hora, evitando contato com os olhos. Finalmente, remova com água fria.

Receita com mamão

Lave o rosto e em seguida, esfregue a parte interna de um mamão descascado. Após 15 minutos, lave o rosto com água morna. Isso reduzirá possíveis sardas.

Máscara de pepino, maçã, ovo e leite

Pepino para fechar os poros

Misture apenas clara de ovo com uma colher de sopa de leite em pó, batendo sem criar espuma. Acrescente maçã e pepino ralados. Misture novamente até obter uma pasta lisa e aplique no rosto por 15 minutos. Em seguida, retire a máscara com água morna.

Máscara de argila

A máscara de argila deve ser aplicada uma vez por semana e preparada com um dia de antecedência, para uma limpeza mais profunda das impurezas e gordura dos poros e absorção do excesso de óleo. Também reduz poros dilatados, porque os limpa.

Cuidando de sua pele? Não deixe de ler: 4 remédios com argila para curar as afecções cutâneas

Gotas de limão

Coloque algumas gotas de limão em um recipiente e acrescente creme facial. Misture bem, e aplique no rosto como se fosse uma máscara, de 15 a 20 minutos. Em seguida, retire com água morna.

Cuidado Diário

  • Limpeza: para qualquer opção, seja ela natural ou não, é importantíssimo o cuidado diário. O rosto deve ser lavado com sabonete neutro e a maquiagem retirada antes de dormir para manter os poros limpos.
  • Hidratação: é muito importante manter a pele hidratada porque a desidratação evidencia os poros.
  • Evite exposição ao sol, bem como fumar.

Outras opções com produtos químicos.

  • Esfoliação:  ajuda muito a reduzir poros dilatados. O ácido glicólico, presente em alguns esfoliantes, suaviza a camada superior da pele, diminuindo sua espessura, e eliminando células mortas. Assim, os poros se desbloqueiam, e seu tamanho diminui.
  • Esfoliação para peles  muito sensíveis ou com acne, recomendamos a utilização de enzimas esfoliantes contendo alfa hidroxiácidos (AHA).
  • Esfoliantes com retinol estimulam a renovação celular. Seu uso deve sempre ser orientado por um dermatologista e totalmente evitado durante a gestação.
  • A microdermoabrasão: É uma esfoliação bastante extrema para quem sofre constantemente com poros. A pele fica mais macia, os poros são reduzidos e algumas rugas e manchas são eliminadas. Por esta razão, é uma boa escolha para quem tem pele madura e problemas com os poros.
  • Laser: Os tratamentos com laser são recomendados como último recurso, uma vez que são caros, porém, seus efeitos são mais permanentes. São realizados em clínicas privadas e spas médicos. O procedimento consiste em um feixe de luz direcionado diretamente para a pele. Se optar por esse método, evite o contato com o sol para não danificar a pele.
  • Os tratamentos para os poros não devem conter álcool. Assegure-se de que o creme usado possa ser aplicado debaixo da maquiagem e contenha ácido salicílico e agentes matificantes para absorver o óleo, suavizar e melhorar a textura da pele.

MUITO IMPORTANTE: qualquer preparação, mesmo com produtos naturais ou de uso externo, deve ser utilizada com orientação de um dermatologista.

Burris, J., Rietkerk, W., & Woolf, K. (2013). Acne: The Role of Medical Nutrition Therapy. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics. https://doi.org/10.1016/j.jand.2012.11.016