Conheça um tratamento caseiro para a acne

6 de março de 2014
Quando se trata de tratar a acne, é necessário ter paciência e não se apressar ao escolher um produto ou outro.

Se você deseja um tratamento caseiro para a acne, deve ter em mente que a acne não é um problema fácil de resolver.

Pelo fato de existirem muitas hipóteses que não foram comprovadas quanto a sua exata sua origem e a incidência de fatores como a alimentação, para combatê-la, várias frentes devem ser abordadas ao mesmo tempo.

Os fatores com mais relação com o problema são as alterações hormonais, a genética e o uso de certos medicamentos. No entanto, muitos pacientes insistem em estabelecer uma relação entre alguns alimentos e o agravamento da acne.

Por exemplo, muitas pessoas indicam que, depois de terem comido chocolate, doces ou frituras em geral, tiveram um surto de acne. E embora isso possa ter acontecido, não há evidências científicas que estabeleçam uma relação direta.

O tratamento caseiro envolve mudar a alimentação?

Em geral, os dermatologistas indicam uma série de orientações relacionadas à higiene da área afetada, frequência de limpeza, uso de produtos especializados de acordo com o tipo de pele, uso de antibióticos ou outros medicamentos, uso de filtro solar, entre outros aspectos.

No entanto, também recomendam manter bons hábitos de vida para melhorar ou manter o estado de saúde, em termos gerais. Nesse sentido, é preciso lembrar que, ao cuidar de um aspecto, outros podem melhorar significativamente.

No entanto, no que diz respeito à dieta, vale destacar que existem alguns estudos que indicam que os produtos lácteos e os carboidratos influenciam no aparecimento da acne. No entanto, não há conclusões definitivas.

A alimentação influencia no tratamento para a acne?

Os remédios naturais podem ser incluídos?

No campo da medicina alternativa, tem-se recorrido ao uso do óleo de peixe, da levedura de cerveja, de alimentos probióticos, dos comprimidos ou das cápsulas de zinco (administrado por via oral) e do uso tópico do óleo da árvore do chá. Embora não curem a acne, contribuem para melhorar a condição da pele.

Outras medidas que podem ser incluídas em um tratamento caseira para acne são as seguintes: 

  • Tomar suplementos de vitamina A e C ou aumentar a ingestão de frutas ricas nesses nutrientes.
  • Tomar bromelaína em comprimidos para reduzir a inflamação das espinhas.
  • Aplicar gel ou máscaras de aloe vera, uma planta conhecida por suas múltiplas propriedades benéficas para a pele.

Tratamento caseiro para a acne

Se você deseja experimentar um tratamento em casa para acne, recomendamos o seguinte. Trata-se de um tônico anti-acne preparado com óleos essenciais muito benéficos para a saúde da pele.

  • Óleo de jojoba: um óleo ideal para a pele oleosa e acneica porque emulsiona o sebo e o elimina. Além disso, hidrata a pele.
  • Óleo essencial da árvore do chá: possui propriedades anti-sépticas e antifúngicas
  • Óleo essencial de camomila: possui propriedades anti-inflamatórias.
  • Óleo essencial de palmarosa: é anti-séptico, bactericida, adstringente, curativo e regenerativo. Além disso, tem um aroma muito agradável.
  • Opcional: gel de aloe vera.

Leia também: 5 grandes benefícios do gel de aloe vera para cuidar da sua pele

Utensílios

  • 1 recipiente pequeno hermético.
  • Uma colher
Tratamento caseiro para a acne

Modo de preparo

  • Para preparar o tônico, a primeira coisa a fazer é misturar 50 ml de óleo de jojoba com 5 gotas de cada um dos óleos essenciais dentro do recipiente.
  • Feche bem o recipiente e agite com a mão para misturar bem todos os ingredientes.
  • Abra e mexa algumas vezes com uma colher.
  • Caso deseje adicionar o gel de aloe vera, você deve mexer um pouco mais a mistura para integrar bem todos os ingredientes.

Modo de uso

  • Após lavar o rosto, aplique um pouco da mistura na área afetada com a ajuda de um cotonete.
  • Deixe agir por cerca de 10 minutos e depois retire com água morna.
  • Recomenda-se usar à noite, antes de dormir.

Pode te interessar: Limpe a acne da pele com estes 6 óleos essenciais

Dicas para um bom tratamento para a acne

Um bom tratamento caseiro

Para um bom tratamento caseiro, é necessário consultar o dermatologista. O profissional será o mais adequado para te aconselhar sobre quais soluções naturais você pode experimentar e quais hábitos de vida você deve modificar para tratar a acne.

Lembre-se, um bom tratamento caseiro para a acne não significará uma solução mágica para o problema. No entanto, pode ajudar a combatê-lo. Nesse sentido, deve ser tomado como uma medida complementar às instruções do dermatologista.

  • Graham, G. F., & Tuchayi, S. M. (2016). Acne. In Dermatological Cryosurgery and Cryotherapy. https://doi.org/10.1007/978-1-4471-6765-5_62
  • Feldman, S., Careccia, R. E., Barham, K. L., & Hancox, J. (2004). Diagnosis and Treatment of Acne. American Family Physician. https://doi.org/10.1080/00325481.1955.11711801