Saiba como preparar tortilhas de milho

Existem várias possibilidades de preparo de tortilhas de milho, já que você pode adicionar os ingredientes que quiser para obter diferentes combinações.
Saiba como preparar tortilhas de milho

Última atualização: 10 Fevereiro, 2021

As tortilhas de milho são uma opção perfeita para qualquer almoço. Com elas, você pode preparar uma grande quantidade de pratos simples para comer também entre as refeições. No entanto, algumas pessoas as consideram muito simples e sem gosto. Por isso, neste artigo mostramos como preparar algumas tortilhas de milho que trarão diferentes sabores de acordo com os seus gostos.

Com estas receitas, você poderá preparar deliciosas tortilhas de milho para wraps ou fajitas, se você gosta da culinária mexicana. Basta rechear as tortilhas de milho com seus ingredientes favoritos. Mãos à obra!

Como preparar as tortilhas de milho?

Em primeiro lugar, vale ressaltar que o milho é um alimento versátil com importantes nutrientes. De acordo com um estudo publicado na revista Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety, é o cereal mais importante e se destaca por seu teor de vitaminas, minerais, amidos, fibras, proteínas e lipídios.

Evidentemente, você deve ter em mente que as tortilhas de milho podem variar tanto em calorias quanto em nutrientes dependendo de como você as prepara. Dessa forma, para não fugir do conceito de dieta saudável, você deve acompanhar suas tortilhas de milho com ingredientes saudáveis e de baixa caloria, como os vegetais.

Ingredientes

  • Uma xícara de farinha de milho branca ou integral (144 g)
  • ¾ de xícara de água morna (180 ml)
  • ¼ de colher de chá de sal (1 g)

Você pode preparar as tortilhas com tão somente estes três simples ingredientes. Adicione diferentes ingredientes de acordo com o tipo de sabor que você quiser.

Modo de preparo

  1. Comece misturando a farinha de milho com a água morna em uma tigela.
  2. Amasse a mistura com as mãos até obter uma massa suave e úmida.
  3. Ao atingir este ponto, separe a massa em várias partes e com as mãos forme uma bola com cada uma.
  4. Coloque cada uma destas bolas em uma frigideira bem quente. A seguir, amasse-as com ajuda de uma tábua de madeira ou algo similar. Tenha cuidado para não se queimar com a frigideira.
  5. Outra opção é colocar as bolas em uma tábua uma a uma, o que ajudará a amassá-las mais facilmente.
  6. Controle o cozimento da massa até que a superfície das tortilhas doure de ambos os lados.
  7. Assim que tiver alcançado este ponto e as tortilhas estiverem corretamente douradas, retire-as e reserve-as, colocando-as sobre um pano de prato limpo.
Como preparar tortilhas de milho?

Dar cor e sabor às tortilhas de milho

Com os passos anteriores, você poderá a receita padrão de tortilha de milho, sem sabores adicionados. No entanto, você pode adicionar certos ingredientes na massa, antes de cozinhá-la na frigideira ou na grelha, para dar mais sabor.

  • Se você quiser uma cor avermelhada e um sabor de verdura, adicione duas colheres de pimentão-doce (30 g) ou meia xícara de purê de pimentões vermelhos (50 g).
  • Para uma cor amarela, adicione duas colheres de cúrcuma (30 g), misturando bem com a massa.
  • Se você quiser uma cor verde, adicione 5 ou 6 ramos de coentro e misture bem para triturá-los, de modo a evitar grumos. Outra opção para conseguir a cor verde e um sabor interessante é adicionar ¼ de xícara de couve (20 g), que você também deve triturar bem para evitar grumos.
  • Para tortilhas de milho com uma cor laranja, você pode adicionar ¼ de xícara de cenoura triturada ou ralada em tiras muito finas.
  • Por último, para conseguir uma cor violeta nas tortilhas de milho, você pode adicionar à mistura algumas colheres de purê de beterraba cozida ao vapor.
Beterraba para dar sabor a tortilhas de milho
A beterraba é fonte de betaína.

Como você pode ver, existe uma grande quantidade de variantes distintas. No preparo de todas elas, basta adicionar algum tempero ou alguma verdura na massa, misturando tudo muito bem para evitar que se formem grumos.

Uso das tortilhas de milho de sabores

Com estas tortilhas, é possível obter interessantes variantes em pratos comuns. Além de adicionar sabores, você pode decorar os pratos com alguns toques que combinem cores atrativas. 

Desta forma, você pode colocar salsa nas tortilhas violetas ou vermelhas, ou raspas de limão sobre as tortilhas verdes. Todas as possibilidades dependem da sua imaginação e permitem você desfrutar de todos os tipos de tonalidades e sabores nos típicos wraps.

Por outro lado, suas cores chamativas permitirão você surpreender qualquer amigo ou familiar que convidar para comer. Anime-se a prepará-las em casa!

Pode interessar a você...
Aprenda como fazer tortilhas de farinha caseiras e fáceis de preparar
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Aprenda como fazer tortilhas de farinha caseiras e fáceis de preparar

Devido a facilidade de prepará-las, as tortilhas de farinha foram parte da comida dos espanhóis que exploravam as Californias por volta do ano de 1...