Prepare estas deliciosas tortilhas mexicanas

17 de março de 2019
Embora as tortilhas tradicionais mexicanas não contenham conservantes ou aditivos que possam alterar o seu sabor tradicional, elas também não possuem fermento. No entanto, se desejar, você pode adicioná-lo

Geralmente, é preferível recorrer às tortilhas mexicanas de milho, e é por isso que elas são usadas especialmente para as quesadilhas. No entanto, as tortilhas de farinha de trigo ganharam grande popularidade.

Se você for um amante da culinária mexicana, precisa conhecer essa receita para preparar essas tortilhas de farinha de trigo típicas para entrar na porta da frente dos deuses astecas em grande estilo. Afinal, as tortilhas são a base para vários pratos: enchiladas, fajitas, tacos ou burritos, entre outros.

E você sabe por que elas são chamadas de “tortilhas”? Devido à semelhança que os colonizadores encontraram ao chegar na América com respeito às tortilhas de batata que eram preparadas na Espanha. No entanto, embora ambas tenham formato circular, é evidente que uma tortilha de ovos e batata tem um diâmetro maior do que, digamos, cerca de dez tortilhas mexicanas.

Receita de tortilhas mexicanas

As tortilhas de farinha de trigo podem ser preparadas com óleo vegetal e manteigaA receita que vamos compartilhar a seguir leva azeite, portanto, é adequada para vegetarianos e veganos. O mais importante é o processo de amassamento e compressão, pois é isso que dá a forma e o diâmetro necessários.

Ingredientes

  • ½ copo de água quente (100 ml)
  • 1 colher de sopa de azeite vegetal (15 ml)
  • 2 xícaras de farinha de trigo (250 g)
  • Uma pitada de sal

Não deixe de ler: Tortilha light de grão-de-bico e cogumelos

Farinhas para as tortilhas mexicanas

Materiais

  • Panela
  • Tigela
  • Rolo para massa
  • Batedeira de mão
  • Frigideira antiaderente

Preparação

  1. Em primeiro lugar, ferva uma xícara de água em uma panela pequena.
  2. Logo em seguida, despeje a farinha de trigo em uma tigela e adicione o sal, o óleo e a água quente. Misture tudo com a ajuda da batedeira de mão para que os ingredientes sejam integrados e comece a formar uma pasta grossa.
  3. Por outro lado, verifique se a massa tem uma certa soltura ao mexê-la (isto é, que não fique completamente grudada) e, se necessário, aumente a quantidade de água.

Como cozinhar as tortilhas mexicanas

  1. Em uma superfície lisa e limpa, coloque um pouco de azeite (para isso, você deve molhar previamente um guardanapo ou pedaço de papel absorvente com o azeite). Ali você vai amassar a massa com o rolo por alguns minutos até que fique bem macia e fácil de modelar. A elasticidade é fundamental.
  2. Pegue a tigela limpa e unte a base (a parte de fora) com um pouco de azeite. Agora, leve ao fogo para aquecê-la um pouco; este será o seu molde para fazer as tortilhas.
  3. Coloque uma pequena bola de massa no centro da superfície lisa e amasse-a com a tigela quente. Pressione por alguns segundos e remova a panela. Pegue a tortilha resultante e coloque na frigideira antiaderente (previamente aquecida em fogo médio).
  4. Repita o procedimento até obter o número desejado de tortilhas. É muito importante que você unte a base da tigela com azeite todas as vezes que for fazer uma nova tortilha, desta forma ela não grudará e você não perderá a massa.
  5. Além disso, lembre-se de que as tortilhas devem ser deixadas na panela pelo tempo necessário para que fiquem douradas, nem mais nem menos. Quando estiverem prontas, coloque-as em um prato ou tigela e cubra com um pano enquanto esfria em temperatura ambiente.

Confira também: Tortilha de batatas ao estilo sanduíche. Experimente!

O que fazer se sobrar massa

  1. Se você tiver alguma massa sobrando, pode embrulhá-la em papel filme e guardá-la na geladeira por alguns dias.
  2. Como última dica, não se esqueça de aquecer as tortilhas antes de recheá-las com os ingredientes desejados.

As tortilhas mexicanas são muito fáceis de preparar, por isso não há desculpas para não as fazer. Elas não demoram quase nada e, o melhor de tudo ao prepará-las em casa, é que elas não contêm conservantes ou aditivos que possam alterar o seu sabor tradicional.

Portanto, suas preparações serão ainda mais autênticas. E, como você deve ter notado, não incluímos nenhum fermento nesta receita. No entanto, você pode adicionar uma pitada se desejar.