Torta de alho-poró sem laticínios: confira a receita

Além de ser uma receita saudável e equilibrada, a torta de creme de alho-poró não inclui produtos lácteos e você vai achar muito fácil de fazer.
Torta de alho-poró sem laticínios: confira a receita

Última atualização: 03 Fevereiro, 2019

Tanto se quisermos reduzir o consumo de produtos lácteos de nossa dieta diária, como se sofrermos de algum tipo de intolerância, convém recorrer a receitas que tenham um valor nutritivo adequado, mas sem ingredientes que possam interferir na boa digestão. Uma das melhores opções é a torta de alho-poró que apresentamos a seguir.

Muitas vezes, abusamos dos laticínios ​​devido à crença de que estes são os ingredientes que fornecem o melhor sabor para nossas receitas. Também porque tendemos a acreditar que os produtos lácteos são os únicos alimentos que fornecem a consistência necessária, algo que não é inteiramente verdade.

Há muitos alimentos que não contêm lactose que dão consistência e sabor às receitas. Este é o caso das bebidas vegetais, batatas e outros alimentos.

Torta de alho-poró feita a partir de um creme

Alho-poró para torta de alho-poró

Ingredientes do recheio

  • 1 dente de alho
  • 1 cebola grande
  • 3 alhos-poró grandes
  • 5 ovos médios
  • 2 batatas médias
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva (60 ml)
  • 3 colheres de sopa de farinha (45 g)
  • Condimentos: sal e pimenta
  • Opcional: tomilho, açafrão
  • 2 xícaras de água ou bebida vegetal (500 ml)

Preparo do recheio

  1. Primeiro, lave os alhos-poró. Quando estiverem prontos, pegue-os e tire a parte verde. Em seguida, corte a parte branca em rodelas finas.  Além disso, corte a cebola em anéis e reserve.
  2. Descasque as batatas e corte-as em pedaços médios de uma espessura intermediária (nem muito finas, nem muito espessas).
  1. Enquanto isso, coloque uma panela com óleo e um dente de alho (sem descascar) para esquentar em fogo médio.
  2. Coloque os vegetais para fritar na panela por 5 minutos e uma vez que comecem a dourar, adicione as batatas.
  1. Para evitar que queimem e, por sua vez, cozinhem rapidamente, coloque a água ou a bebida vegetal antes de cobrir a panela.
  2. Após cerca de 10 ou 15 minutos, abra a panela, abaixe o fogo ao mínimo e esmague todos os ingredientes com a ajuda do misturador de mão. A ideia é obter um creme de consistência leve, mas não muito líquido.
  3. Salgue a gosto e reserve até que tenha a massa da torta de alho-poró pronta.

Ingredientes de massa

Alho-poró para torta de alho-poró

  • Água
  • Azeite de oliva
  • Uma pitada de sal
  • 1 1/3 de xícara de farinha de trigo ou amido de milho (200 g)
  • 1 1/2 xícara de água (375 ml)
  • 2 colheres de sopa de farinha de aveia em flocos (20 g)

Nota: A aveia pode ser substituída por maisena.

Preparo da massa

  1. Em primeiro lugar, pré-aqueça o forno a 200 ºC.
  2. Em uma tigela, misture a farinha com os flocos de aveia.
  3. Ademais, adicione sal à farinha e mexa com uma colher para que fique bem integrada na mistura.
  4. Por outro lado, esquente a água no micro-ondas por 3 minutos e depois a adicione na tigela.
  5. Logo, misture com movimentos lentos e envolventes para formar uma pasta mais ou menos grossa.
  6. Também, polvilhe um pouco de farinha em uma superfície e coloque a massa por cima. Achate várias vezes com um rolo para amassar bem.
  7. Então, em um molde refratário, previamente engordurado, coloque a massa e ajuste na forma do recipiente. A seguir, fure a massa com um garfo em vários pontos para que possa “respirar” ao assar.
  8. Depois, coloque a massa para assar por cerca de 10 ou 12 minutos, aproximadamente, e uma vez que esteja dourada, despeje por cima o creme preparou antes.
  9. Deixe tudo assar por 5 ou 6 minutos a mais (até que a superfície da torta de alho-poró esteja bem dourada).
  10. Finalmente, desligue e abra o forno. Cubra a torta com um pano seco e deixe esfriar a temperatura ambiente por cerca de 5 minutos antes de cortar e servir.

Conclusão

Em conclusão, o recheio da torta inclui ovos, razão pela qual este ingrediente é excluído no preparo da massa.

Por outro lado, ao usar a farinha de milho, conforme se cozinha tudo ao forno, perceberá que a massa rapidamente passa de um tom amarelo para o dourado, quando então parece muito bem e convida a todos os convidados a prová-la. E, de acordo com as nossas preferências, pode-se substituir esta farinha por outros tipos: amaranto, aveia, grão de bico, etc.

Embora não seja normalmente decorada, alguns podem usar anéis de cebola para esta finalidade. Também pode-se polvilhar um pouco de salsa por toda a superfície; desta forma, também conseguirá aromatizar a torta.

Outra boa ideia para decorar a torta é adicionar um toque de sementes variadas, já que dão certo toque crocante ao prato.

Pode interessar a você...
Prepare em casa uma deliciosa torta de Santiago
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Prepare em casa uma deliciosa torta de Santiago

No norte da Espanha, especificamente na Galícia, existe uma sobremesa típica de fácil preparação que vale a pena provar. Trata-se da torta de Santiago.



  • Donaldson, M. S. (2004). Nutrition and cancer: A review of the evidence for an anti-cancer diet. Nutrition Journal. https://doi.org/10.1186/1475-2891-3-19

  • Bernaert, N., De Paepe, D., Bouten, C., De Clercq, H., Stewart, D., Van Bockstaele, E., … Van Droogenbroeck, B. (2012). Antioxidant capacity, total phenolic and ascorbate content as a function of the genetic diversity of leek (Allium ampeloprasum var. porrum). Food Chemistry. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2012.02.159

  • Mattar, R., Mazo, D. F. de C., & Carrilho, F. J. (2012). Lactose intolerance: Diagnosis, genetic, and clinical factors. Clinical and Experimental Gastroenterology. https://doi.org/10.2147/CEG.S32368