Tônico capilar para rejuvenescer os cabelos fracos

Além de aplicar essa solução, é preciso ter muito cuidado ao cuidar dos cabelos e evitar o excesso de calor.
Tônico capilar para rejuvenescer os cabelos fracos

Última atualização: 12 Setembro, 2021

Os cabelos fracos ou quebradiços podem surgir devido a inúmeras causas que podem passar despercebidas. Entre as mais frequentes estão a idade, as alterações hormonais, o estresse e outros problemas emocionais, aspectos a que muitas vezes não damos importância.

O estado de saúde dos nossos cabelos e couro cabeludo é um verdadeiro reflexo do nosso estado geral, portanto, além de enfrentar o problema com tônicos ou produtos específicos, devemos examinar o que é necessário fazer para mudar nosso estilo de vida.

Nesse sentido, hoje trazemos algumas dicas para rejuvenescer os cabelos fracos que são realmente úteis. Entre elas, queremos destacar a aplicação deste tônico natural eficaz.

Tônico de urtiga, bardana, alecrim e rum preto

Ingredientes

  • 100 gramas de raiz de urtiga fresca (ou 50 gramas da seca)
  • 50 gramas de raiz de bardana fresca (ou 25 gramas da seca)
  • 25 gramas de flores frescas de alecrim (ou 15 gramas da seca)
  • 1 litro de água
  • 1 copo de rum escuro

Elaboração

  • Ferva a água com a urtiga e as raízes da bardana por 15 minutos em fogo médio.
  • Passado esse tempo, retire do fogo e acrescente o alecrim.
  • Tampe o recipiente e deixe descansar por uma hora.
  • Em seguida, coe e adicione o rum. A tônica está pronta para uso.

Um estudo realizado pela UIGV apontou que o uso de alecrim e urtiga junto com um extrato alcoólico pode ajudar a promover o crescimento dos cabelos quando aplicados em quantidades moderadas.

No caso de usar urtigas frescas, devemos ter muito cuidado e não tocá-las diretamente, pois podem gerar uma reação cutânea muito incômoda e dolorosa.

Em caso de qualquer reação adversa, é preciso ir imediatamente ao hospital mais próximo para evitar qualquer desfecho indesejado.

Urtigas frescas

Modo de uso

Como já mencionamos, este é um bom remédio para prevenir ou retardar a queda de cabelo e, ao mesmo tempo, fortalecer as raízes dos cabelos fracos.

Esse tônico é bom para todos os tipos de cabelo e, além disso, várias instituições estão propondo que essas plantas sejam incluídas nos produtos de cuidado diário para os cabelos (xampus).

Aplicação

O remédio deve ser aplicado por meio da fricção capilar 3 ou 4 dias por semana durante algumas semanas. Após este tempo, devemos reduzir sua aplicação para dois dias.

As fricções devem ser feitas de forma suave, enquanto aplicamos uma pequena quantidade do tônico no couro cabeludo e nos cabelos.

Este remédio deve ser usado pelo menos a cada 4 ou 6 semanas. Graças a ele, poderemos fortalecer os cabelos enfraquecidos e retardar a queda, além de curar a derme e as raízes.

Técnica de massagem capilar

Dicas para evitar os cabelos fracos

Manter a hidratação adequada

Beber uma quantidade adequada de água é um dos fatores mais essenciais para manter o cabelo forte e com brilho. Por isso, diz-se que devemos beber pelo menos um litro e meio ou dois litros de água por dia.

No entanto, recentemente, já há quem diga que devemos beber água apenas quando sentimos que precisamos. Nosso corpo é sábio e uma hidratação adequada é essencial para uma vida saudável.

Tome vitaminas

Suplementos como a levedura de cerveja nos ajudam a garantir o fornecimento de queratina de que o nosso corpo necessita para manter os cabelos fortes. Seguir uma dieta rica em vitamina A protegerá o nosso couro cabeludo.

Por sua vez, a vitamina B dará ao cabelo o vigor necessário, enquanto a vitamina E garantirá o crescimento e o brilho adequado. Todas essas vitaminas podem ser encontradas em frutas, vegetais e cereais.

Inclua minerais em sua dieta e em seus tratamentos de cabelo

Lembre-se de que o silício, o cobre, o zinco, o cálcio e o ferro são essenciais para a saúde dos nossos cabelos. Nós os encontraremos em frutas, vegetais, cereais e laticínios.

Tônico para os cabelos fracos

Não use tintas

Tente evitar o uso de agentes químicos e artificiais. Seu cabelo vai gostar. Na verdade, de acordo com um estudo recente da UNLP, muitas vezes essas são as causas da fraqueza capilar, por isso é muito importante eliminar os fatores que causam danos.

Não maltrate o seu cabelo

Procure não escovar os cabelos molhados, pois nesse estado podemos quebrá-los ou maltratá-los. Além disso, é aconselhável evitar o uso de determinados grampos ou laços para o cabelo, pois eles podem danificar os fios.

Tenha um cuidado especial ao secar e pentear. Se encontrar emaranhados, você pode aplicar óleo de jojoba para desfazer os nós. Evite o uso excessivo de secadores e pranchas.

Pode interessar a você...
4 razões para o surgimento dos cabelos brancos mesmo sendo jovem
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
4 razões para o surgimento dos cabelos brancos mesmo sendo jovem

É a melanina que dá ao cabelo a sua pigmentação característica. Existem muitas razões para o surgimento dos cabelos brancos. Conheça-as aqui!