A importância de ter um bom sofá em casa

Você está planejando comprar um sofá? Não economize tempo nem dinheiro! Neste artigo, daremos as melhores dicas para fazer uma boa escolha.
A importância de ter um bom sofá em casa

Última atualização: 02 Setembro, 2021

Ter um bom sofá em casa é um dos melhores investimentos que você pode fazer. Esta é uma peça de mobiliário que lhe permitirá ter um espaço confortável para dividir com amigos e familiares, dormir, estudar, ler, comer, ver um jogo de futebol ou um filme.

De acordo com o livro Illustrated History Of Furniture, escrito por Frederick Litchfield, os sofás mais antigos encontrados foram feitos de madeira e metal pelos assírios. No entanto, foram os gregos e os romanos que deram esplendor a este mobiliário.

A importância de ter um sofá em casa

O sofá é um protagonista imprescindível na casa porque é uma grande peça de mobiliário que se destaca das demais. Geralmente está localizado em uma área comum, à qual os convidados terão acesso constante. Independentemente do seu tamanho, ele sempre chamará a atenção onde quer que esteja.

Os sofás oferecem muitas funções, que variam de acordo com o estilo de vida de cada família ou pessoa. Eles não se limitam a estar presentes na sala; também são usados em quartos, estúdios e salas de entretenimento.

Nesse sentido, podem ser utilizados para sentar e bater um papo com os visitantes, jogar videogame, tirar uma soneca, ler, comer, se transformar em uma cama auxiliar, curtir uma lareira ou assistir a esportes, entre outras opções.

O design de interiores atual não se baseia apenas em objetos que cumprem uma função estética; é essencial que eles sejam confortáveis, úteis e de boa qualidade. Consequentemente, um bom sofá deve refletir seu estilo e proporcionar conforto ao lar.

Descubra esses recursos que você pode não ter considerado antes:

  • Se você tem visitantes frequentes em casa e não tem um quarto de hóspedes, um bom sofá-cama vai ajudar muito.
  • Em uma sala de TV, um sofá grande e confortável será essencial para aproveitar ao máximo este espaço.
  • Se você tiver um bebê, um sofá auxiliar no quarto dele será ideal para ter um espaço para amamentar.
  • Em uma sala muito ampla, um sofá auxiliar pode dar muito estilo e servir de apoio para ler um livro.

Dicas para escolher o sofá ideal para o seu lar

Já apontamos a importância de ter um bom sofá por causa da sua utilidade. Desde a escolha das medidas ideais até a seleção das almofadas correspondentes, há vários aspectos que você deve levar em consideração.

Comprar um sofá não é uma decisão a ser tomada levianamente. É fundamental avaliar as opções e escolher a que melhor se adapta ao seu estilo, ao seu orçamento e às suas necessidades.

Mulher dormindo no sofá
O sofá é, muitas vezes, um espaço para dormir e descansar, por isso tem que ser confortável.

Escolha um tamanho adequado

Curiosamente, muitas pessoas compraram o sofá dos seus sonhos e depois descobriram que ele não passava pela porta ou era muito grande ou muito pequeno para a sala de estar. Por isso, é fundamental medir bem os espaços e contrastar com as medidas dos móveis.

Da mesma forma, deve-se levar em consideração que o sofá será acompanhado de outros elementos, como cadeiras, poltronas, mesas e abajures. Portanto, é necessário levar em consideração as medidas dos acessórios.

Determine como o sofá será usado

Um sofá pode ter várias funções. Nesse sentido, antes de comprá-lo, é conveniente definir quais serão os seus usos.

Se você tem animais de estimação e vai permitir que eles subam no sofá, ele deve ser resistente a arranhões, não se sujar facilmente e não deixar os pelos muito visíveis. Se você precisar dele para que possa servir como cama de hóspedes, é melhor ter um robusto.

Porém, se você quer um sofá chique e feminino, pode escolher um delicado que acrescente muito estilo à decoração, mesmo que não seja confortável para dormir. Se for para assistir a filmes com a família, será necessário um acolchoado.

Escolha o estofamento e as cores ideais

O estofamento que você escolher vai depender do uso e estilo que você deseja dar a este móvel. Aqui estão algumas das opções mais comuns para ter um bom sofá em casa:

  • Couro: se adapta muito bem a vários tipos de estilos, tanto clássicos quanto modernos, industriais, contemporâneos, britânicos ou boêmios. Tem boa durabilidade e é fácil de limpar.
  • Algodão: é um material fresco que funciona muito bem em climas quentes e confere um estilo natural. No entanto, costuma ser mais delicado no cuidado.
  • Chenille: este é um tecido forte e denso com um acabamento semelhante ao veludo. É macio e resistente.
  • Microfibra: é o tipo de material ideal para móveis de alto tráfego. É fácil de limpar, resiste bem aos líquidos e quase não apresenta rugas.
  • Tela: é um tipo de tecido barato e resistente.
  • Seda: é o estofamento de luxo que proporciona um estilo sofisticado e elegante. Porém, é o tipo de tecido que mais exige cuidados.

Normalmente, a cor recebe toda a atenção na hora da compra. No entanto, escolher o desenho dos pés do sofá também é muito importante. Ele deve combinar com o piso da sua casa, especialmente se for de madeira sobre madeira.

Avalie seu conforto e resistência

Ao comprar um sofá, não tenha medo de sentar, deitar e testar seu conforto e resistência. É melhor avaliar o conforto sentando-se de maneiras diferentes. Compartilharemos algumas dicas a esse respeito:

  • Tente não afundar muito ao sentar, pois será difícil levantar.
  • Geralmente, o assento deve ser mais firme do que o encosto.
  • Certifique-se de que os pés estejam fixos à estrutura principal do sofá, principalmente se for usá-lo muito. Se forem aparafusados, tendem a se soltar com o movimento.
  • Ao reclinar as costas, você deve sentir conforto e apoio. O sofá deve ser confortável o suficiente por si só, para que as almofadas sejam acessórios.
  • Teste os apoios de braços, que devem ser confortáveis e ajustados ao cotovelo.
Almofadas coloridas para um sofá
As almofadas são acessórios e não devem servir de suporte. Essa função corresponde ao próprio sofá.

Selecione um bom enchimento

Existem vários tipos de enchimento que oferecem características de amortecimento, maciez ou firmeza. Enquanto algumas pessoas preferem um acolchoamento macio e mole para dormir, outras preferem firmeza para manter uma postura ereta. No mercado, você encontrará recheios de espuma viscoelástica e poliéster.

Existem também sofás com molas internas, semelhantes aos dos colchões. Embora deem muita firmeza, se não tiverem um bom reforço no forro de espuma, as molas podem ser sentidas com o tempo.

Tenha cuidado com as compras online

Comprar online oferece muitos benefícios. No entanto, ao comprar um sofá, é melhor tomar alguns cuidados. Agora que você conhece a importância de ter um bom sofá em casa e as dicas para escolher a melhor opção, é provável que se sinta inclinado a comprar um.

Em primeiro lugar, você deve ter certeza de que as medidas, materiais e cores correspondem à realidade. Além disso, você deve analisar as políticas de devolução e garantia. Por último, leia as avaliações e opiniões de outros compradores.

Pode interessar a você...
Ideias para criar um canto relaxante em casa
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Ideias para criar um canto relaxante em casa

Criar um canto relaxante em casa é a alternativa perfeita para que você possa esquecer os problemas do dia a dia. Veja algumas dicas.