Como encontrar tempo para fazer exercícios?

Praticar exercícios significa ter uma melhor qualidade de vida. Abra espaço na sua agenda para uma rotina de esportes que reduza o estresse, estimule os músculos e proteja a saúde cardiovascular.
Como encontrar tempo para fazer exercícios?

Última atualização: 28 Junho, 2021

O tempo vale ouro e você tem que aproveitá-lo. Procuramos sempre aproveitar o dia ao máximo, mas entre uma tarefa e outra relegamos o que não achamos importante. É comum, então, não encontrarmos tempo para fazer exercícios.

Com desculpas relacionadas ao trabalho, casa ou escola, esquecemos a importância de cuidarmos do corpo. Mais do que pela aparência física, isso é importante pelo bem-estar e pela saúde. Você não precisa ir à academia, pois um treino em casa já pode ajudá-lo a se sentir melhor. Como encontrar o tempo que nos falta? Leia e descubra.

Por que você não consegue encontrar tempo para se exercitar?

Você pode ter a intenção de se exercitar, mas isso não é suficiente. Não adianta se esconder atrás da falta de tempo como desculpa para não entrar em forma. É essencial se motivar e fazer um ou outro sacrifício, mesmo se estiver muito ocupado.

A falta de exercícios físicos leva ao sedentarismo, o que nos predispõe a doenças crônicas como obesidade, atrofia muscular, estresse, distúrbios digestivos e osteoporose.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ocorrem pelo menos 600 mil mortes prematuras anualmente por inatividade física na Europa. Esse número, no mundo, é estimado em 1,9 milhão. Na mesma linha, quem não pratica nenhuma atividade esportiva tem uma maior probabilidade de morrer prematuramente.

A função das estatísticas não é a de alarmar, mas sim de afastar argumentos como os seguintes:

  • Meu dia não é suficiente.
  • Não tenho dinheiro para pagar uma academia.
  • O trabalho me consome.
  • A faculdade não deixa sobrar tempo.
  • Os exercícios me deixam com fome e não quero ganhar peso.

Sabemos que os horários às vezes são complicados e que o dia teria que ter muito mais que 24 horas. Porém, é comum encontrar uma brecha durante o dia para verificar as redes sociais, assistir a um filme ou tirar uma soneca. Tudo antes do esporte.

Adiar este hábito por causa do ritmo de vida não vai facilitar a situação. É preciso revisar a sua programação e gerenciar prioridades, incluindo uma rotina de exercícios, mesmo que seja simples.

Homem fazendo exercícios em casa
É possível encontrar tempo para fazer exercícios dentro de casa se você não puder sair ou tiver uma agenda muito apertada.

Importância do exercício

Fazer exercício físico e se alimentar bem aumenta a energia, alivia o estresse e mantém o peso saudável. Em geral, quando somos ativos, melhoramos nossa qualidade de vida. Quem pratica esportes mostra autocontrole e é capaz de tomar decisões adequadas, pois desenvolve uma grande capacidade cognitiva.

Além disso, o cérebro secreta endorfinas durante e no final do treino, o que produz um bem-estar emocional e felicidade, minimizando os sintomas de depressão e ansiedade. De acordo com pesquisas, foi confirmada uma relação entre o relaxamento e o exercício físico.

Aqui estão mais razões para encontrar tempo para fazer exercícios:

  • Melhora o seu humor.
  • Acaba com a insônia.
  • Estimula o aprendizado e a memória.

5 dicas para parar de dar desculpas e encontrar tempo para fazer exercícios

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o exercício ajuda o corpo a funcionar de forma eficiente. Você ganha energia para enfrentar o resto do dia. Não procure desculpas; aproveite o tempo aplicando as recomendações a seguir.

1. Organize-se para ter tempo para fazer exercícios

Veja como você organiza as horas do seu dia. A partir daí, redefina as prioridades. Funciona melhor se você escrever uma lista das suas atividades e eliminar as que não são tão importantes.

2. Junte-se a um grupo para se exercitar

Você não está sozinho! Certamente um amigo também está procurando tempo para se exercitar. Apoiem-se mutuamente e tudo será mais agradável e divertido. Comece com um treino leve e aumente gradualmente a intensidade, conforme seu corpo permitir.

3. Encontre um lugar conveniente

Uma academia ou parque próximo ao seu local de trabalho ou faculdade é tudo que você precisa para se animar. Um ambiente da sua casa também funciona, especialmente se você quiser treinar de manhã bem cedinho ou à noite, antes de ir para a cama. Uma das vantagens é que você pode seguir treinos pelas internet, verificadas por instrutores qualificados. E o melhor de tudo: sem estar amarrado a horários.

4. Escolha as atividades de que você gosta

Não são necessários agachamentos, abdominais ou flexões para manter a forma. Outras atividades também ajudam, como dançar, andar de bicicleta, nadar ou fazer ioga. O segredo é escolher uma de que você goste e investir um pouco do seu dia.

Ciclismo na praia
Os exercícios nem sempre precisam ser entediantes. Andar de bicicleta nos deixa ativos e nos permite apreciar o ar livre.

5. Não veja isso como uma despesa

Já mencionamos que você pode se exercitar ao ar livre, em um parque ou em casa. Não há necessidade de pagar por aulas de ginástica, porque o dinheiro não deve ser uma desculpa. Não use como desculpa que os equipamentos ou roupas esportivas são muito caras. Você não precisa de tudo isso. Bastam sapatos leves e roupas confortáveis.

O tempo para fazer exercícios é encontrado

A falta de tempo para se exercitar está associada a barreiras psicológicas, como medo de se machucar, falhar ou ser ridicularizado. Portanto, substituímos o esporte por alternativas menos comprometedoras. Ou seja, preferimos dormir, assistir filmes ou curtir as redes sociais.

Com um pouco de criatividade e, acima de tudo, organização, você obterá uma boa saúde física e mental através do exercício. Lembre-se de que os benefícios são múltiplos, mas o principal é que você terá um estilo de vida melhor.

Pode interessar a você...
Orientações para lidar com o sedentarismo no trabalho
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Orientações para lidar com o sedentarismo no trabalho

O sedentarismo no trabalho pode trazer diversos riscos para a nossa saúde. Saiba o que podemos fazer para evitar esta situação.



  • Ramírez W, Vinaccia S, Suárez G. El impacto de la actividad física y el deporte sobre la salud, la cognición, la socialización y el rendimiento académico: una revisión teórica. Laboratorio Integrado de Ciencias Aplicadas a la Actividad Física y el Deporte – Universidad de Antioquia, Colombia; 2004.
  • Mayo X, Del Villar F, Jiménez A. Termómetro del Sedentarismo en España: Informe sobre la inactividad física y el sedentarismo en la población adulta española. Observatorio de la Vida Activa y Saludable de la Fundación España Activa. Centro de Estudios del Deporte, Universidad Rey Juan Carlos, CSIC. España; 2017.
  • Guerra J, Gutiérrez M, Zavala M, Singre J, Goosdenovich D, Romero E. Relación entre ansiedad y ejercicio físico. Revista Cubana de Investigaciones Biomédicas. Habana; 2017.
  • Izuerieta Monar A. Causas y consecuencias del sedentarismo. Más Vita. Revista de Ciencias de la Salud. Vol. 1. Num. 2. Universidad Estatal de Milagro, Ecuador; 2019.