Técnica de Furoshiki para fazer bolsas

· 2 de janeiro de 2019
Se você está procurando uma maneira de ser original ao transportar e armazenar ou embrulhar presentes, este artigo lhe encantará. Aprenda a fazer bolsas bonitas e ecológicas com a antiga técnica japonesa de Furoshiki.

Felizmente, hoje temos muitas maneiras de colaborar com o meio ambiente, e também com os métodos ideais para disseminá-las. Uma que está muito na moda hoje é a ideia de fazer bolsas com a técnica de Furoshiki. Não a conhece? Então continue lendo este post!

Como o nome indica, essa técnica vem do Japão. Consiste basicamente na substituição de sacolas convencionais por outras mais rústicas, confeccionadas com tecido.

Não se usa qualquer tecido, mas um tecido muito especial, projetado especificamente para esse propósito. Os tecidos para Furoshiki são largos, quadrados e coloridos; seu objetivo é o transporte e armazenamento de objetos, embora também tenham outros usos.

Precisamente, uma de suas principais vantagens é que, uma vez desmontada a bolsa, não perde sua utilidade. Você pode perfeitamente usá-los como um lenço, toalha de mesa, adorno, ou o uso que tenha tido antes.

Além disso, são ideais para embrulhar presentes ou transportar coisas leves de uma maneira prática. Você não precisará mais transportar sua mochila de um lugar para outro quando realmente não valer a pena.

Um pouco de história

A palavra Furoshiki vem, precisamente, da frase Furo-Shiki, que significa “estender no banheiro”. A origem do nome remonta ao Japão do século XVII, quando estes tecidos eram usados ​​para deixar as roupas pendurada enquanto uma pessoa tomava banho.

Com o passar dos anos, seu uso foi estendido ao transporte de objetos, principalmente quando o comércio se expandiu naquele país. Inclusive, também a partir dos séculos XVII e XVIII, foram usados ​​como elementos decorativos dos casamentos.

A partir daí o Furoshiki passou de geração em geração na Ásia. Recentemente, no final do século XX, foi parcialmente substituído pela bolsa ocidental. No entanto, ainda hoje, continua sendo um elemento importante da cultura japonesa.

Você também pode estar interessado: As 7 disciplinas japonesas da boa saúde que vale a pena conhecer

Como fazer bolsas com a técnica de Furoshiki?

Bolsa com a técnica de Furoshiki

A seguir, revelaremos algumas excelentes maneiras de fazer bolsas com a técnica Furoshiki. Existem várias maneiras, que dependerão do tamanho e da forma do objeto que você deseja envolver. Preste atenção, pratique, e use como quiser!

1. Embrulhar uma caixa com a técnica de Furoshiki

Primeiramente, você deve abrir o tecido em forma de um diamante e colocar a caixa no meio. Depois, pegue duas extremidades opostas e cruze-as no centro; depois de cruzá-las e sem soltá-las, cruze-as novamente para os lados.

Logo depois, deverá ajustar e amarrar as extremidades que você cruzou, com as extremidades do tecido que ainda permanecem no seu lugar original. Ao finalizar, a caixa deve ter sido perfeitamente embrulhada, com dois belos laços no topo.

2. Outra maneira de embrulhar uma caixa ou outro objeto

Além do método anterior, você pode usar esses simples passos para embrulhar algo. Primeiro, repita o passo inicial de antes: o objeto no meio, e o tecido em forma de diamante.

Em seguida, cruze uma das pontas sobre o objeto, até que ele esteja envolvido e coloque-o embaixo. Em seguida, cruze a outra extremidade por cima, e amarre com um nó as duas extremidades restantes por cima da caixa; termine com um laço, e pronto!

3. Faça bolsas com a técnica de Furoshiki para bolas

Faça bolsas para embrulhar bolas com a técnica de Furoshiki

Essa técnica é tão simples quanto as anteriores: coloque a bola no centro do tecido. Em seguida, amarre duas pontas contínuas com um nó, e faça o mesmo com as duas restantes. Deverá se parecer com uma bolsa, com um espaço aberto debaixo de cada nó.

Logo depois, você só terá que passar um dos nós embaixo do outro, e esticar um para ter sua bolsa pronta. Fácil, não é?

Leia também: Sabedoria japonesa para sermos mais felizes no dia a dia

4. Furoshiki para embrulhar garrafas

Igualmente, esta técnica também pode ser usada para embrulhar garrafas. Como? Primeiro, coloque a garrafa no centro do tecido, e junte as duas extremidades opostas sobre ela.

Em seguida, você tem que dar uma volta na garrafa com cada uma das pontas restantes. Certifique-se sempre de deixar o nó feito antes, por cima da garrafa, pois lhe servirá como alça. Finalmente, faça um nó entre as duas extremidades que envolvem a garrafa.

Definitivamente essa técnica servirá de muita ajuda e surpreenderá a todos seus seres queridos. Não deixe de experimentar e conte para nós o que você achou dela!