7 ideias de presentes para a família

A família é o bem mais valioso que um indivíduo pode ter. Valorizá-la, é o mais importante; fortalecer seus vínculos, ainda mais. Conheça algumas ideias de presentes para os seus familiares mais queridos. Expresse seu amor hoje. 

Qualquer motivo é bom para dar e receber presentes para a família. Não temos que esperar datas especiais (as que sem dúvidas são válidas em seu momento), tampouco aumentar o consumo de coisas supérfluas. A alegria de estarem juntos e de serem uma família é razão mais do que suficiente para presentear e compartilhar.

A vida intensa cheia de responsabilidades de trabalho dos pais, uma agenda rica em atividades que é imposta aos filhos e as horas que se perdem em frente ao televisor ou navegando pela internet, limitam as possibilidades de compartilhar em família.

Partimos de uma premissa básica: o melhor presente que uma família pode receber é tempo para estarem juntos. Levando isso consideração, deixamos 7 ideias que nós achamos geniais de presentes para a família.

Ideias de presentes para a família que unem

Mais do que lembranças, são presentes. Presentes porque se relacionam com o momento presente, com compartilhar o hoje e o agora. Bom, dizem que o presente é um presente, e que por isso o chamam “presente”.

Recomendamos ler: Prefiro os detalhes aos presentes

Cozinhar e compartilhar

Ensinar a cozinhar é um dos presentes para a família

Nada mais gratificante do que uma refeição em casa, com todos reunidos. Estas refeições que se estendem e são desfrutadas na companhia de gente querida. O compartilhar pode começar com a preparação dos alimentos. Podemos presentar aventais personalizados para cada membro da família.

As crianças podem fazer sua colaboração adicionando condimentos ou misturando molhos. Também podem colocar a toalha de mesa que será usada para servir as delícias que saírem da cozinha. Da mesma forma, pode ser muito interessante assistir aulas de culinária em família.

Tarde de jogos

Os jogos de tabuleiros são um clássico que nunca sai de moda. Os jogos de memória ou quebra-cabeças são ideais para criar um espaço para ser desfrutado tanto por crianças como por adultos de todas as idades. Os jogos didáticos podem oferecer grandes momentos entre pais e filhos ou avós e netos.

Da mesma forma, os jogos de cartas ou dominó garantem a diversão familiar. Não se trata de converter a casa em um cassino, mas sim de compartilhar, de aguçar a atenção e a inteligência e, logicamente, passar um tempo bom.

Adotar uma mascote

Adotar um animal de estimação é um dos presentes para a família

Um cachorro, um gato ou um peixe podem ser o novo integrante que uma família precisa. O cuidado de uma mascote envolve toda a família. Logicamente, não é uma decisão que deva ser tomada rapidamente.

Cuidar de um cachorro envolve a todos e implica responsabilidade, compromisso, carinho e respeito. Os peixes também exigem cuidados, mas os minutos de tranquilidade que são conseguidos com somente observá-los, são ideais para a meditação e o sossego.

Arte e espetáculos

Desfrutar de um museu, de um recital ou de uma peça de teatro pode ser um excelente presente para toda a família. Opções desta natureza são oportunidades únicas de distração, de troca e conhecimento para toda a família.

Em épocas como o natal ou nas férias de verão são muitos os espetáculos para o desfrute de toda a família. Em muitos lugares existem festivais, que além de serem gratuitos, permitem o encontro fraterno com vizinhos, amigos e demais cidadãos.

Praticar esportes juntos

Fazer esportes é um dos presentes para a família

Sair para andar de bicicleta, organizar uma partida de futebol, sair para caminhar no parque, assistir aulas de dança ou yoga para pais e filhos, são presentes para a família que ajudam a estreitar o vínculo.

A decisão de qual será a melhor disciplina para a família será definida pelo gosto de seus integrantes e, é claro, o orçamento; mas as opções são muitas. Juntos podem encontrar a que melhor se adapte as suas afinidades. 

Presentes familiares feitos em casa

O aniversário da avó ou do primo que muda de cidade ou país são ocasiões na qual todos se perguntam qual será o melhor presente. Organizar um álbum de fotos familiares, fazer os cartões ou pintar algumas camisetas (moletons) podem ser presentes muito apreciados por quem os recebe.

Cada integrante da família trará o que puder de acordo com suas habilidades, o importante é o tempo que compartilham juntos fazendo os presentes, a criatividade que é ativada e o carinho que se materializa.

Não se esqueça do: Dia da família: o melhor presente que a vida pode nos dar

Uma noite estrelada

Compartilhar tempo juntos é um dos presentes para a família

Outro presente sem igual é passar gratos momentos familiares observando estrelas. Sim, se trata de um fenômeno natural que implica uma espera, este tempo estimula o diálogo, o encontro e a confiança entre os membros da família.

Também podemos presentar um telescópio para a família, assistir juntos a aulas de astronomia ou visitar o museu de ciências mais próximo. É uma forma de vincular o que se aprecia na observação do céu com os conhecimentos e a ciência.

Reflexão

O tempo para compartilhar em família é o melhor presente para grandes e pequenos, é positivo para a saúde física e emocional. Nunca serão excessivos os minutos que dediquemos a estarmos juntos e compartilhando o amor que temos, o melhor dos presentes para a família.

Recomendados para você