Suco de maçã verde, mel e limão para seus pulmões

08 Setembro, 2020
A maçã verde é rica em antioxidantes que, juntamente com as vitaminas do limão e as propriedades do mel, são perfeitos para cuidar da nossa saúde pulmonar e melhorar nossa capacidade respiratória.

O suco de maçã verde, mel e limão que vamos propor vai te ajudar a fortalecer o seu sistema imunológico e também os seus pulmões.

Como a maçã contém um tipo de fibra que ajuda a combater o nervosismo e, ao mesmo tempo, sacia o apetite, é muito conveniente para quem está no processo de parar de fumar ou que deseja evitar comer entre as refeições.

Essa bebida é uma ótima forma de obter uma grande quantidade de antioxidantes para combater os efeitos dessa poluição que, no dia a dia, afeta a saúde pulmonar, entre outros aspectos. Então, vamos aproveitar os benefícios oferecidos por essa combinação de maçã, limão e mel.

10 razões pelas quais comer uma maçã deixará você mais saudável

A importância da saúde pulmonar

A principal função dos nossos pulmões é absorver o oxigênio e levá-lo à corrente sanguínea. Sem a respiração, nossas células não poderiam realizar suas funções e nossos órgãos começariam a falhar.

Por dia, respiramos 25 mil vezes aproximadamente. As principais doenças associadas à nossa saúde pulmonar dificultam a respiração normal, o que pode significar menos oxigênio ao nosso organismo. Por isso, é muito importante que quando você perceber falta de ar, cansaço injustificado ou dor no peito, não deixe de consultar seu médico. Ainda mais se você for fumante!

Leia também: Limpe seus pulmões com um xarope natural de gengibre e cúrcuma

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), o câncer de pulmão, a asma ou a pneumonia são as doenças mais comuns que afetam esses órgãos tão importantes. Precisamos levar em conta que o cigarro pode ser, na maioria das vezes, o principal desencadeante.

A seguir, vamos comentar os benefícios que o suco de maçã verde, mel e limão pode nos proporcionar – dentro do quadro de uma alimentação balanceada.

A maçã verde melhora o funcionamento pulmonar

As maçãs, sobretudo as verdes, melhoram a saúde pulmonar segundo um estudo do departamento de Ciências da Saúde do hospital londrino Saint George (Reino Unido).

Para chegar a essa conclusão, foi realizado o seguinte experimento:

  • Foi feito um acompanhamento com 2.500 homens, com sobrepeso, fumantes e com idade entre 45 e 59 anos.
  • A metade deles consumiu maçãs verdes em sua dieta, e o restante pôde seguir com sua dieta habitual.
  • Periodicamente, os médicos mediam a capacidade pulmonar de todos e descobriram que, após um ano, as diferenças eram, sem dúvidas, notáveis entre os dois grupos.

  • Quem gostava de frutas cítricas e outras frutas, e também fazia parte do grupo que incluía as maçãs verdes em sua dieta, tinha menos problemas que o restante para encher os pulmões de ar e em seguida esvaziá-los.
  • Se o consumo aumentava para 2 maçãs verdes por dia, superavam em 138 mililitros o resto dos companheiros.

Os médicos especializados em saúde respiratória nos informam que uma dieta rica em antioxidantes, como a vitamina C, protege nossos pulmões contra irritantes atmosféricos, como o ozônio e o dióxido de nitrogênio.

As vitaminas A, E e C, e os betacarotenos das maçãs verdes potencializam ainda mais o bom funcionamento pulmonar.

Recomendamos ler também, Pontadas ao respirar: quais são as causas?

O limão, famoso pelo seu teor de vitamina C

É comum ouvir que o suco do limão é um remédio que serve para ‘desintoxicar’ e ‘limpar’ nossos pulmões. Basicamente por seu alto teor de vitamina C e antioxidantes, os quais são considerados protetores dos alvéolos e de seus tecidos diante do ataque desses contaminantes externos que nos afetam cada vez que respiramos.

O consumo de altas doses de vitamina C está associado a uma menor gravidade das infecções respiratórias, de acordo com um artigo publicado em The Journal of Pharmacy and pharmacology.

O mel, alimento e remédio

O mel é um bom alimentando e tem vários usos medicinais. Para que seja realmente medicinal e curativo para os nossos pulmões, devemos sempre consumir o mel orgânico.

Procure sempre aquele mel que não tenha sido aquecido a mais de 60 °C, nem submetido a nenhum processo industrial em que foi adicionado açúcar, pois isso destrói a maioria das enzimas e dos antioxidantes, e perdemos o que mais nos interessa: sua ação antibiótica.

O mel tem propriedades antibacterianas e antifúngicas, segundo um artigo publicado na revista Food Chemistry, por isso é muito recomendável para fortalecer nosso sistema imunológico.

Suco de maçã verde, mel e limão

Essa receita do suco de maçã verde, mel e limão é deliciosa e muito fácil de preparar.

Ingredientes

  • 1 maçã verde
  • Suco de 1 limão
  • 1 copo de água (250 ml)
  • 2 colheres e meia de sopa de mel (25 g)

Modo de preparo

  • A primeira coisa que você deve fazer é lavar bem a maçã e cortá-la em quatro partes. Descarte o miolo e as sementes.
  • Coloque os pedaços cortados no liquidificador junto com o suco do limão e a água.
  • Acrescente o mel e batemos de novo até obter uma mistura homogênea.
  • Beba imediatamente.
suco_de_maca_mel_limao

Um suco para o café da manhã ou o lanche da tarde

Incentivamos você a saborear seu suco de maçã verde, mel e limão todas as manhãs no café da manhã. Embora você também possa tomar como lanche da tarde ou no meio da manhã.

Para aproveitar ao máximo os nutrientes que esses alimentos nos oferecem, é fundamental que os produtos sejam o mais naturais possíveis. Só então nos beneficiaremos da ação antibiótica e curativa dos antioxidantes de que os pulmões precisam.

Se desejar, você pode adicionar um toque de canela ao seu suco de maçã verde, mel e limão. E, se tiver coragem, você também pode adicionar uma pitada de gengibre fresco em pó.

  • lArawwawala, Menuka & Hewageegana, Sujatha. (2017). Health Benefits and Traditional Uses of Honey: A Review. Journal of Apitherapy. 2. 9. 10.5455/ja.20170208043727.
  • Boyer, Jeanelle and Rui Hai Liu. “Apple phytochemicals and their health benefits” Nutrition journal vol. 3 5. 12 May. 2004, doi:10.1186/1475-2891-3-5
  • Esmail Al- Snafi, Ali. (2016). Nutritional value and pharmacological importance of citrus species grown in Iraq. IOSR Journal of Pharmacy. Vol 6, Nº8: 76-108. [Online] Avaiable at: http://iosrphr.org/papers/v6i8V1/H0680176108.pdf
  • Islam, Md Nazrul et al. “Modulation of Lung Function by Increased Nitric Oxide Production” Journal of clinical and diagnostic research : JCDR vol. 11,6 (2017): CC09-CC12.
  • Hyemin K., Mirim J., Yejin K., Jiyea C., el al., Red ginseng and vitamin C increase immune cell activity and decrease lung inflammation induced by influenza A virus/H1N1 infection. J Pharm Pharmacol, 2016. 68 (3): 406-20.
  • Jianling D., Rui L., Qun L., Peiyan H., et al., Biochemical properties, antibacterial and cellular antioxidant activities of buckwheat honey in comparision to manduka honey. Food Chem, 2018. 252: 243-249.