Xarope de gengibre e cúrcuma para os pulmões

25 Agosto, 2020
Tanto o gengibre quanto a cúrcuma são ingredientes ricos em antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias.

O xarope de cebola, gengibre e cúrcuma é uma das preparações caseiras mais populares para os pulmões. O seu consumo costuma ser recomendado principalmente para ex-fumantes; porém também pode ser utilizado por pessoas gripadas ou resfriadas.

Como o gengibre e a cúrcuma são alimentos ricos em antioxidantes e outros nutrientes, acredita-se que possam contribuir para a saúde de todo o organismo e para limpar os pulmões, auxiliando na obtenção do alívio desejado.

O tabagismo e os pulmões

limpar pulmões
A fumaça do cigarro é o veículo para as substâncias toxicas criadas pela combustão.

O professor Riccardo Polosa, da European Respiratory Society, ERS, explica que o tabaco piora significativamente a qualidade de vida das pessoas.

“Depois de fumar por um tempo, você começará a ter uma tosse associada ao tabaco. O seu corpo usa esse mecanismo como forma de tentar se livrar das toxinas que você inala enquanto fuma”.

Tudo isso porque o tabaco estreita as vias aéreas e dificulta a entrada e saída do ar dos pulmões. Isso faz com que a pessoa tenha dificuldade para respirar e muitas vezes fique com falta de ar.

Polosa explica ainda que, quando uma pessoa fuma, os sacos de ar nos pulmões – os alvéolos – são gradualmente destruídos. Dessa forma, perdem a capacidade de fornecer oxigênio ao corpo. Tudo isso se traduz progressivamente em um grave problema de saúde que coloca a própria vida em risco.

Descubra: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Gengibre e cúrcuma, os ingredientes principais

Para entender um pouco melhor a escolha desses dois ingredientes em particular, aqui estão alguns dados interessantes:

O gengibre é uma raiz exótica com sabor picante que contém carboidratos, vitaminas B9 e C, potássio e magnésio. Além disso, contém cálcio, ferro, manganês, zinco, fósforo, sódio, vitaminas do complexo B e vitamina E.

Tem sido usado frequentemente na preparação de vários remédios caseiros por seu efeito anti-inflamatório. Além disso, é considerado um bom expectorante.

No entanto, para aproveitar todas as suas contribuições, recomenda-se consumi-lo fresco e cru, como o xarope que comentaremos abaixo.

Por sua vez, a cúrcuma é uma especiaria que faz parte da composição do curry. Também é rica em antioxidantes e vários bioativos que podem ter várias propriedades medicinais, incluindo antioxidantes, anti-inflamatórias, etc.

Segundo estudos, os compostos fitoquímicos presentes em seu rizoma alaranjado característico, os curcuminóides, conferem ao açafrão importantes propriedades medicinais.

Leia também: 5 remédios anti-inflamatórios com cúrcuma

Receita de xarope de gengibre e cúrcuma

Segundo a crença popular, o xarope de cebola, o gengibre e a cúrcuma podem ajudar a promover o alívio e a descongestão das vias respiratórias.

Limpar os pulmões-xarope de gengibre e cúrcuma

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 1 kg de cebolas
  • Gengibre fresco (1 pedaço)
  • 2 colheres de sopa de açafrão em pó (20 g)
  • 1 ½ xícara de açúcar mascavo ou mel (300 g)

Preparação

  • Para começar, descasque e corte a cebola em vários pedaços e rale o pedaço de gengibre.
  • Coloque os ingredientes anteriores em uma panela e acrescente o litro de água.
  • Em seguida, acrescente as duas colheres de sopa de cúrcuma em pó e o açúcar mascavo (ou mel).
  • Cozinhe a mistura em fogo alto e quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar até reduzir pela metade.
  • Quando a quantidade de líquido diminuir e aparecer uma mistura mais espessa, desligue o fogo e deixe descansar até esfriar.
  • Passe o produto por uma peneira e guarde em um frasco ou jarra de vidro. Você pode conservá-lo na geladeira.
  • No entanto, não consuma mais de 3 colheres de sopa por dia.
Limpar os pulmões-xarope de gengibre e cúrcuma

Veja: 9 coisas que podem acontecer quando você começa a comer mel todos os dias

Como este xarope de gengibre açafrão pode ajudar na sua saúde?

Por si só, o consumo deste xarope de gengibre e cúrcuma não ajudará a tratar ou curar doenças do aparelho respiratório (ou de qualquer outro tipo). Porém, popularmente acredita-se que, devido à sua textura suave, pode ajudar a suavizar e reduzir a inflamação da garganta. Dessa forma, contribuirá para o alívio de alguns desconfortos.

No entanto, não é aconselhável tomá-lo em grandes quantidades por ter um alto teor calórico (devido ao seu teor de açúcar). Por isso, é melhor consumi-lo com moderação. Não mais do que 3 colheres de sopa por dia e sempre dentro de uma dieta balanceada.

Para melhorar a saúde dos pulmões após o tabagismo, é necessário manter bons hábitos de vida e, acima de tudo, manter a coerência na prática dos mesmos.

Se você tiver alguma dúvida, é melhor consultar o seu médico. O profissional de saúde sempre poderá fornecer conselhos e orientações.

 

 

 

 

 

  • Mashhadi NS, Ghiasvand R, Askari G, Hariri M, Darvishi L, Mofid MR. Anti-oxidative and anti-inflammatory effects of ginger in health and physical activity: review of current evidence. Int J Prev Med. 2013;4(Suppl 1):S36–S42.
  • Ryan JL, Morrow GR. Ginger. Oncol Nurse Ed. 2010;24(2):46–49.
  • Hewlings SJ, Kalman DS. Curcumin: A Review of Its’ Effects on Human Health. Foods. 2017;6(10):92. Published 2017 Oct 22. doi:10.3390/foods6100092
  • Gupta SC, Patchva S, Aggarwal BB. Therapeutic roles of curcumin: lessons learned from clinical trials. AAPS J. 2012;15(1):195–218. doi:10.1208/s12248-012-9432-8