Soro do leite: benefícios e alternativas a ele

16 de junho de 2019
O soro do leite contém nutrientes essenciais e benéficos para o nosso corpo, eliminando, entre outros, o excesso de gordura saturada presente no leite. Conheça suas propriedades e suas elaborações.

Muitas receitas americanas levam o chamado buttermilk, leitelho ou leite de manteiga. No entanto, em alguns países, ele não existe, por isso devemos recorrer às alternativas ao soro do leite.

Por isso, neste artigo falaremos sobre alguns substitutos que você pode usar para este ingrediente, assim como seus principais benefícios e propriedades. Leia mais e saiba tudo.

Informações sobre o soro do leite

Leite

O soro é um leite levemente ácido. Essa acidez vem, claro, de ácidos presentes nele, especialmente os ácidos lácticos, e por isso as proteínas do soro são levemente coalhadas.

Décadas atrás, quando a manteiga era batida à mão, no final desse processo restava um líquido. Esse líquido era chamado de “leitelho”, mas na realidade continha menos gordura butírica que a manteiga normal.

Em conclusão, o soro é mais saudável do que a manteiga ou o creme azedo. Atualmente, os produtores adicionam bactérias lácticas ao leite desnatado ou com baixo teor de gordura para produzir soro de leite.

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Principais propriedades nutricionais do soro do leite

Bebida de soro

É uma ótima fonte de vitaminas

O soro do leite é uma grande fonte de vitaminas do grupo B (B1, B6 e B12), essencial para o bom desenvolvimento e funcionamento do corpo.

Este composto também é rico em vitaminas C e D que servem para fortalecer nosso sistema imunológico. Algo para considerar muito no inverno, quando estamos muito mais expostos a resfriados e gripes.

Soro do leite, muito rico em minerais

Outra das propriedades mais importantes do soro é que ele tem uma alta concentração de minerais, como cálcio, fósforo, potássio, sódio, manganês e magnésio, que em sua totalidade são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo.

Tem um baixo índice de colesterol

Por fim, deve-se notar também que tem um índice calórico bastante baixo, por isso é recomendado para aqueles que sofrem uma alta concentração de colesterol LDL nas artérias e procuram se despedir de doenças cardiovasculares como a hipertensão.

Além disso, o consumo de soro do leite é recomendado para todas aquelas pessoas que querem perder alguns quilos a mais e procurar cuidar do físico, já que, em geral, é um composto hipocalórico.

Principais benefícios do soro do leite

Homem fazendo esportes

Como você já viu, todos os principais nutrientes do soro do leite farão com que ganhemos qualidade de vida, algo que mais tarde se traduzirá em uma série de benefícios que devem ser considerados e que resumiremos ao longo destas últimas linhas:

  • É benéfico para a nossa flora intestinal. Foi demonstrado que age como um potente prebiótico em nossa flora intestinal, tornando-se mais benéfico para tratar algumas condições como diarreia ou constipação.
  • Suplemento perfeito para atletas. Ele também se tornou um aliado perfeito quando se trata de esportes, pois promove uma melhor síntese de carboidratos que mais tarde se tornarão energia, às vezes tão necessária para enfrentar o dia ou para realizar um exercício de alta intensidade.
  • É um depurador natural. Seu alto teor de aminoácidos, como a glutamina, ajuda a repor as reservas desintoxicantes em nosso fígado.

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5 alternativas ao soro do leite

1. Creme tártaro

  • Primeiramente, meça 1 3/4 de xícara de chá de creme tártaro mais uma xícara de leite.
  • Em seguida, bata para combinar e deixe repousar à temperatura ambiente por 5-10 minutos, até que coalhe.
  • Por fim, mexa e reserve.

2. Suco de limão

  • Primeiramente, adicione uma colher de sopa de suco de limão (15 ml) a 250 ml de leite semidesnatado ou desnatado.
  • Logo em seguida, deixe a mistura repousar à temperatura ambiente por 5-10 minutos. Será parecido com leite cortado ou um iogurte muito líquido.
  • Por fim, mexa e pronto.

3. Iogurte

  • Em primeiro lugar, em um copo para medir líquidos, misture duas colheres de leite com iogurte natural suficiente para fazer um copo.
  • Logo em seguida, ao mexer, se transforma em uma substituição rápida ao soro do leite.

4. Sour cream ou creme azedo

  • Sem dúvida alguma, se tivermos o creme de leite à mão, poderemos fazer facilmente um substituto ao soro do leite pelo emagrecimento do sour cream com um pouco de leite até obter a consistência da manteiga.
  • Por fim, bastará mexer para misturar e usar.

5. Vinagre branco ou de maçã

  • Em primeiro lugar, adicione uma colher de sopa de vinagre branco ou de maçã (15 ml) a 250 ml de leite semi-desnatado ou desnatado.
  • Posteriormente, deixe a mistura repousar à temperatura ambiente por 5 a 10 minutos (deve ter aspecto coalhado).
  • Por fim, mexa e pronto.

Assim, você já conhece os benefícios do soro do leite e seus possíveis substitutos para incluí-los em sua dieta diária. Experimente e prepare uma infinidade de receitas em que o soro do leite é um ingrediente indispensável.

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