Qual é o leite mais saudável para crianças?

Existem muitos tipos de leite no mercado. Integral, desnatado, enriquecido com cálcio, semidesnatado, etc... Qual é o mais saudável para as crianças?

Tradicionalmente, sempre ouvimos que o leite é um alimento essencial na dieta, com uma alta contribuição nutricional. Apesar disso, em algum momento podemos perguntar: qual é o leite mais saudável para crianças?

Durante os primeiros meses de vida o alimento nutritivo por excelência vem da mãe. À medida que os bebês crescem é necessário procurar alternativas nutricionais complementares para favorecer seu desenvolvimento.

Existem muitas alternativas no mercado. Geralmente, quando você tem um bebê ou uma criança de alguns anos, recomenda-se consultar o médico antes de optar por uma alternativa específica. Lembre-se de que é necessário considerar tudo para evitar colocar sua saúde em risco.

Muitos leites para crianças contêm nutrientes fundamentais, como cálcio e vitamina D. No entanto, cada produto apresenta variações.

Qual é o leite mais saudável para crianças: integral ou desnatado?

Há quatro décadas a escolha do leite para crianças era muito mais simples. Era normal que os bebês fossem diretamente do leite materno ao leite de vaca integral. As únicas diferenças estavam na apresentação: em pó ou líquido.

Mas a diversificação da produção permitiu a fabricação de novos alimentos com fórmulas específicas para crianças, e bebidas não gordurosas cujo objetivo é reduzir a quantidade de gordura no leite.

O leite integral é melhor para as crianças?

Copo e jarra de leite

Embora os adultos tenham outras necessidades, as crianças que bebem leite integral adquirem mais vitamina D, sem serem afetadas pelo alto teor de gordura deste produto tradicional.

Bebês e crianças que não têm intolerância à lactose ou problemas de sobrepeso podem beber leite integral.

O leite de vaca tem mais nutrientes

O leite de vaca, sendo menos processado, é uma das bebidas mais completas em termos de nutrientes. Contém grandes quantidades de cálcio, proteínas, vitamina D, e B12. Tudo isso favorece a nutrição do pequeno.

O alto teor de vitamina D é fundamental porque facilita a correta absorção de cálcio, o que é bastante positivo para o desenvolvimento das crianças.

Você deve escolher leite desnatado?

Criança tomando leite

Os pais de crianças com diagnóstico de sobrepeso devem escolher incluir leite com baixo teor de gordura em sua dieta. Isso lhes permite obter os benefícios desta bebida sem promover o aumento do peso corporal. Nesses casos, o principal objetivo é nutri-los e ajudá-los a perder peso.

No grupo de bebidas lácteas com baixo teor de gordura, as fórmulas ricas em vitaminas e minerais devem ser levadas em consideração. Recomenda-se que você procure nas embalagens a tabela de contribuição nutricional, e avalie qual pode ser o mais apropriado para seu filho, dependendo dos valores.

Os bebês que têm excesso de cálcio (hipercalcemia) ou sofrem de alergias ou cálculos renais devem optar por fórmulas menos concentradas. O mesmo se aplica aos que têm intolerância à lactose.

No entanto, nestes casos, recomenda-se experimentar opção semidesnatada. Este tipo de leite mantém um nível de 1,8% de gordura e conserva os nutrientes indispensáveis ​​para a nutrição das crianças.

O leite desnatado é para adultos

O leite desnatado é recomendado principalmente para adultos que desejam manter um peso saudável ou perder peso.

As crianças não devem submeter-se a dietas para perder peso. Com exceção de casos extremos de obesidade infantil, o que elas precisam é aumentar a qualidade dos alimentos. Nesse sentido, você deve consultar um nutricionista para desenvolver um plano alimentar adequado.

Por outro lado, o sabor do leite desnatado é mais leve e pode ter uma melhor recepção em lactentes e crianças pequenas. Isso facilitará a incorporação desta bebida na dieta. No entanto, recomenda-se que não se opte por leite desnatado antes dos 3 anos de idade.

Outros alimentos com cálcio

Menina sorrindo e comendo

Existem outros alimentos ricos em cálcio: suco de laranja, espinafre, arroz, nozes, peixes, ovos, entre outros. Agora, há um em particular que as crianças adoram, e que também contém esse mineral: o chocolate.

A esses produtos são adicionados outros lácteos, tais como o queijo e o iogurte. Em suma, tudo é sobre manter uma dieta equilibrada e introduzir alimentos de qualidade na dieta de nossos filhos.

O leite é um alimento de grande importância no crescimento. A escolha do leite mais saudável para crianças é uma decisão importante que os pais devem fazer de acordo com o conselho do pediatra.

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