Carlota de limão: uma sobremesa digna da realeza

· 14 de maio de 2018
Camadas de biscoito unidas por um creme de leite condensado e suco de limão: tudo que precisamos para fazer uma deliciosa sobremesa. Estes ingredientes fazem parte da deliciosa e simples receita de carlota de limão.

Com certa semelhança com a torta de limão original, a carlota de limão contém ovo e açúcar, e um creme que é colocado diretamente sobre os biscoitos. Esta receita de origem francesa é um doce que todos nós podemos fazer no conforto de nossa cozinha.

Ingredientes da carlota de limão

Para prepará-la, o principal é contar com uma lata de creme de leite, leite condensado, e pelo menos dois pacotes de biscoitos tipo maria. Estes biscoitos são neutros, à base de ovo e com uma doçura característica; eles definirão a consistência da nossa sobremesa.

Bolachas Maria

No que se refere às medidas da lata de leite condensado, deve conter cerca de 360 ml. Entretanto, as latas à venda no mercado geralmente contêm 397 g. Por sua vez, a quantidade de biscoitos deve ser de 170 g.

É claro, não pode faltar o ingrediente principal: o limão. Umas seis ou oito unidades (1 kg) serão suficientes para nos dar a quantidade de suco que precisamos para este doce. A medida real necessária são cerca de 16 colheres de sopa de suco, o que equivale a 200 ml.

Opcionalmente, podemos realçar o sabor com meia lata de creme de leite (225 g) e também 2 colheres de chá de canela em pó. Estes são ingredientes adicionais e não são necessários para criar a receita original; tudo vai depender do gosto de cada cozinheiro e dos convidados.

Receita de carlota de limão

  1. O primeiro passo é espremer os limões para obter o seu característico suco ácido.
  2. O suco deve ser colocado em um recipiente de vidro com certa profundidade, para que possamos misturá-lo aos demais ingredientes.
  3. Depois, adicione o creme de leite e o leite condensado.
  4. É necessário que a mistura esteja bem homogênea, por isso é recomendável usar batedeira.
  5. Depois de obtermos uma mistura compacta, basta fazer as camadas da carlota de limão.
  6. Para isso, pegue um molde refratário e coloque uma primeira camada de bolachas Maria, dispostas umas sobre as outras.
  7. Depois que elas ficarem como uma cama, despeje por cima um pouco do creme.
  8. Sobre o creme, coloque a segunda camada de bolachas maria, da mesma forma que fizemos da primeira vez.
  9. Sobre esta nova camada, coloque o restante do creme de limão. Como ficará no topo, esta camada deverá ser um pouco mais espessa, dando ao doce um sabor marcante de limão.

Receita de carlota de limão
No final, leve ao congelador

A boa notícia é que, como os biscoitos estão prontos, não utilizaremos o forno em nenhum momento. Simplesmente leve a carlota de limão ao congelador. O tempo mínimo de exposição ao frio intenso será de 30 minutos, para que a sobremesa que solidifique.

Algumas pessoas preferem deixar a torta um dia todo na geladeira, evitando o uso do freezer. É possível escolher uma das duas opções, embora deixar a sobremesa na geladeira um dia inteiro tenha melhores resultados, pois assim o creme endurece por igual, sem congelar apenas nas bordas.

Antes de servir, podemos decorar com um pouco de raspas de limão a gosto. Se quiser, finalize com raspas de chocolate branco. Esses ingredientes adicionais realçam tanto o sabor quanto a estética do doce; também há a possibilidade de cobri-la com chantili.

Carlota de limão finalizada

A carlota de limão, uma sobremesa atribuída a duas rainhas

Algumas versões afirmam que esta sobremesa tem sua origem na Inglaterra, durante o governo do Rei George III. De acordo com esta história, a sobremesa levaria o nome de sua esposa, Carlota de Mecklenburg-Strelitz.

Uma segunda versão diz que o inventor da sobremesa, Marie-Antoine Carême, a fez ao alterar a receita de uma sobremesa chamada charlotte russa. A carlota seria assim chamada em homenagem à esposa do Czar Nicolai I; seria o nome de Carlota da Prússia.

Ambas as figuras históricas foram contemporâneas e dominaram as nações mais poderosas do planeta. Talvez nunca saibamos ao certo a qual das duas damas devemos atribuir o nome desta sobremesa, mas seu sabor a elevou, desde a sua criação, ao estado da realeza no mundo da confeitaria.