Carlota de limão: uma sobremesa digna da realeza
Com certa semelhança com a torta de limão original, a carlota de limão contém ovo e açúcar, e um creme que é colocado diretamente sobre os biscoitos. Esta receita de origem francesa é um doce que todos nós podemos fazer no conforto de nossa cozinha.
Ingredientes da carlota de limão
Para prepará-la, o principal é contar com uma lata de creme de leite, leite condensado, e pelo menos dois pacotes de biscoitos tipo maria. Estes biscoitos são neutros, à base de ovo e com uma doçura característica; eles definirão a consistência da nossa sobremesa.
No que se refere às medidas da lata de leite condensado, deve conter cerca de 360 ml. Entretanto, as latas à venda no mercado geralmente contêm 397 g. Por sua vez, a quantidade de biscoitos deve ser de 170 g.
É claro, não pode faltar o ingrediente principal: o limão. Umas seis ou oito unidades (1 kg) serão suficientes para nos dar a quantidade de suco que precisamos para este doce. A medida real necessária são cerca de 16 colheres de sopa de suco, o que equivale a 200 ml.
Opcionalmente, podemos realçar o sabor com meia lata de creme de leite (225 g) e também 2 colheres de chá de canela em pó. Estes são ingredientes adicionais e não são necessários para criar a receita original; tudo vai depender do gosto de cada cozinheiro e dos convidados.
Receita de carlota de limão
- O primeiro passo é espremer os limões para obter o seu característico suco ácido.
- O suco deve ser colocado em um recipiente de vidro com certa profundidade, para que possamos misturá-lo aos demais ingredientes.
- Depois, adicione o creme de leite e o leite condensado.
- É necessário que a mistura esteja bem homogênea, por isso é recomendável usar batedeira.
- Depois de obtermos uma mistura compacta, basta fazer as camadas da carlota de limão.
- Para isso, pegue um molde refratário e coloque uma primeira camada de bolachas Maria, dispostas umas sobre as outras.
- Depois que elas ficarem como uma cama, despeje por cima um pouco do creme.
- Sobre o creme, coloque a segunda camada de bolachas maria, da mesma forma que fizemos da primeira vez.
- Sobre esta nova camada, coloque o restante do creme de limão. Como ficará no topo, esta camada deverá ser um pouco mais espessa, dando ao doce um sabor marcante de limão.
No final, leve ao congelador
A boa notícia é que, como os biscoitos estão prontos, não utilizaremos o forno em nenhum momento. Simplesmente leve a carlota de limão ao congelador. O tempo mínimo de exposição ao frio intenso será de 30 minutos, para que a sobremesa que solidifique.
Algumas pessoas preferem deixar a torta um dia todo na geladeira, evitando o uso do freezer. É possível escolher uma das duas opções, embora deixar a sobremesa na geladeira um dia inteiro tenha melhores resultados, pois assim o creme endurece por igual, sem congelar apenas nas bordas.
Antes de servir, podemos decorar com um pouco de raspas de limão a gosto. Se quiser, finalize com raspas de chocolate branco. Esses ingredientes adicionais realçam tanto o sabor quanto a estética do doce; também há a possibilidade de cobri-la com chantili.
A carlota de limão, uma sobremesa atribuída a duas rainhas
Algumas versões afirmam que esta sobremesa tem sua origem na Inglaterra, durante o governo do Rei George III. De acordo com esta história, a sobremesa levaria o nome de sua esposa, Carlota de Mecklenburg-Strelitz.
Uma segunda versão diz que o inventor da sobremesa, Marie-Antoine Carême, a fez ao alterar a receita de uma sobremesa chamada charlotte russa. A carlota seria assim chamada em homenagem à esposa do Czar Nicolai I; seria o nome de Carlota da Prússia.
Ambas as figuras históricas foram contemporâneas e dominaram as nações mais poderosas do planeta. Talvez nunca saibamos ao certo a qual das duas damas devemos atribuir o nome desta sobremesa, mas seu sabor a elevou, desde a sua criação, ao estado da realeza no mundo da confeitaria.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.