Sistemas de aquecimento: tipos, vantagens e desvantagens

Os sistemas de aquecimento são variados e pode ser uma dor de cabeça escolher o mais adequado para a nossa casa. A seguir, reunimos os prós e os contras desses mecanismos.
Sistemas de aquecimento: tipos, vantagens e desvantagens

Última atualização: 24 Junho, 2021

Todos nós queremos o calor quando o frio invade as nossas casas. No entanto, não há uma maneira única de se aquecer. Neste artigo, contamos tudo que você precisa saber sobre os sistemas de aquecimento, suas categorias, vantagens e desvantagens.

O objetivo é lidar com o frio em áreas do planeta onde a temperatura acaba sendo muito baixa. Desta forma, há a necessidade de elevar os graus da temperatura de locais fechados específicos, como residências, lojas ou escritórios, para que possamos trabalhar, estudar ou descansar de maneira mais agradável.

Hoje existem muitos tipos diferentes de sistemas de aquecimento, desde biomassa e elétrico ou a gás até aquecimento com energia renovável. A seguir, detalhamos as vantagens e desvantagens de cada um.

Sistemas de aquecimento a gás

Como o próprio nome indica, este sistema de aquecimento envolve o uso de gás engarrafado ou natural para elevar a temperatura em um ambiente fechado. Hoje em dia este sistema é muito usado em edifícios.

Vamos ver seus prós e contras:

  • Benefícios: como o gás provém do exterior, é mais barato que outros sistemas de aquecimento. Além disso, não há necessidade de acumular energia.
  • Contras: por ser um sistema pensado para funcionar nas cidades e centralizado nelas, é problemático fazer com que chegue aos que vivem fora dos grandes centros urbanos.
Aquecedor elétrico
O aquecedor elétrico pode ser móvel, permitindo deslocar a fonte de calor para diferentes locais.

Aquecimento elétrico

Se não há um sistema de aquecimento a gás, mas existe uma boa ligação elétrica, sempre é possível utilizar esta opção. São aparelhos conectados à corrente elétrica que podem ser móveis ou estáticos.

  • Benefícios: as principais vantagens destes sistemas de aquecimento são que não necessitam de instalação e geram energia limpa, uma vez que não emitem fumaça ou odores.
  • Contras: a desvantagem é que são menos eficazes para aquecer ambientes grandes. Além disso, como consomem muita eletricidade, são mais caros.

Sistema de aquecimento com biomassa

De acordo com um artigo publicado pela Universidad Complutense de Madrid, chamamos de biomassa os resíduos produzidos por recursos naturais renováveis. Um deles são os pellets de madeira: pequenos cilindros que são feitos comprimindo serragem e outras sobras de madeira.

Este subtipo de biomassa é frequentemente usado como combustível nos chamados fogões a pellets, gerando assim um sistema de aquecimento de biomassa. Quais são suas vantagens e desvantagens?

  • Benefícios: o maior benefício deste sistema é que não gera nenhum tipo de poluição no meio ambiente. Além disso, ele revelou ser seguro e muito confiável.
  • Contras: a principal desvantagem deste tipo de sistema é que é necessário fazer um furo na parede voltada para o exterior da casa, por onde deve sair a fumaça. Além disso, é preciso limpá-lo todas as semanas.

Você também pode se interessar: Como economizar água e energia na cozinha

Utilização de energia renovável

Além do aquecimento de biomassa, existem outros sistemas ecológicos para aquecer o ambiente. Os sistemas de aquecimento com energias renováveis ​​obtêm a sua energia através de processos que envolvem a utilização de matérias-primas como a água, o vento, a terra e o sol.

Vamos ver seus prós e contras:

  • Benefícios: a grande vantagem de utilizar este tipo de sistema de aquecimento, além de não poluir o planeta, é que eles são gratuitos e ilimitados.
  • Contras: o problema é que não estão disponíveis em todos os lugares e, em última instância, o tipo de energia renovável viável vai depender da fonte disponível em cada região. Outra grande desvantagem é que alguns desses sistemas são intermitentes, como é o caso da energia solar, por isso é necessário ter um sistema de substituição para evitar ficar repentinamente sem aquecimento.
Aquecimento por lareira
Os pellets são uma variante da biomassa que está cada vez mais difundida devido ao seu baixo custo e melhor desempenho calórico.

SARA: sistemas de aquecimento para todos

Para concluir, quando se fala em sistemas de aquecimento, é inevitável mencionar o SARA. Este é um sistema de aquecimento desenvolvido por cientistas argentinos que duplica o desempenho térmico e é extremamente econômico.

Além disso, o sistema SARA (aquecimento social argentino de alto rendimento) implica a autoconstrução do mesmo para pessoas com pouco conhecimento seguindo instruções básicas. Também utiliza materiais muito acessíveis, como o adobe, que funciona como isolante e conservante da energia térmica.

Desta forma, os aquecedores SARA podem chegar às famílias mais vulneráveis, e o mecanismo é muito mais seguro do que os aquecedores a gás convencionais. Uma opção não negligenciável quando se pensa em um sistema de aquecimento doméstico.

Pode interessar a você...
6 maneiras de proteger sua casa da poluição do ar
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
6 maneiras de proteger sua casa da poluição do ar

Embora nem sempre notemos a poluição do ar que respiramos, este é bastante contaminado. Veja dicas para tornar sua casa mais pura.



  • Universidad Complutense de Madrid. Cuadernos Económicos de ICE. Cerdá, Emilio. Energía obtenida a partir de biomasa. España 2012.
  • Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET). CENPAT-CONICET. Cannizzaro, Alejandro. Calefacción accesible y de primer nivel. Argentina 2015.