Como economizar água e energia na cozinha

13 de abril de 2020
A cozinha é um dos lugares da casa com maior gasto de água e energia. Descubra as melhores dicas para economizar, cuidar do meio ambiente e do seu bolso!

A poluição ambiental é um problema atual que diz respeito a todos nós. Para melhorar essa situação (ou pelo menos para não ajudar a piorá-la), precisamos agir começando em nossas casas. Por isso, hoje trazemos algumas dicas para economizar água e energia na cozinha.

Dados recentes publicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) descrevem que 9 em cada 10 pessoas no mundo respiram ar poluído. Por outro lado, a Unesco alertou que, a menos que sejam tomadas medidas, “em 2030 o mundo terá que enfrentar um déficit global de água de 40%“.

Se cuidarmos dos nossos gastos com energia, contribuiremos para reduzir a produção de energia necessária e, portanto, a poluição ambiental. O mesmo acontece com a água, um bem escasso sem o qual não podemos viver. Reduzir seu consumo significa proteger o nosso futuro.

Você acha que essas são boas razões para mudar seus hábitos em casa? Você pode contribuir com o seu grãozinho de areia para cuidar do meio ambiente e, ao mesmo tempo, do seu bolso!

Economizar água e energia na cozinha

A cozinha é um dos lugares da casa onde usamos mais água e energia. Por esse motivo, é importante prestar atenção e modificar nossos hábitos. Quer descobrir como economizar água e energia na cozinha? Então, continue lendo.

Dicas para economizar água

A água é um dos recursos mais importantes do nosso planeta e, infelizmente, milhares de litros são desperdiçados todos os dias em todo o mundo. Se mudarmos alguns hábitos, podemos reduzir o consumo de água em casa.

1. Lave vegetais e frutas em uma bacia

Lave verduras e frutas em uma bacia para economizar água e energia
Lavar os vegetais embaixo da torneira é um desperdício de água.

Quantos de nós lavamos frutas e vegetais debaixo da água da torneira? Certamente a maioria. Para economizar água, você pode encher uma bacia e mergulhar nela o que precisa lavar. Então, em vez de jogar a água fora, reutilize-a para regar as plantas.

2. Encha a pia para lavar a louça

Novamente cometemos o erro de deixar a torneira aberta enquanto lavamos a louça. O primeiro passo é remover todos os restos de sujeira para evitar entupir os canos. Logo depois, divida a louça: primeiro os copos, xícaras, pratos e talheres e, finalmente, as panelas e frigideiras. Ensaboe-os e encha a pia com água para enxaguar.

Preocupado com a ecologia? Então leia: Como ensinar seu filho a cuidar do meio ambiente

3. Use a máquina de lavar louça

Acredite ou não, a máquina de lavar louça usa menos água do que você precisa para lavar a mesma quantidade de pratos e panelas à mão. Se você tiver uma em casa, use-a! Entretanto, faça-a funcionar somente quando estiver cheia. Ligá-la quando estiver pela metade é um desperdício de água e energia.

4. Verifique as torneiras

É importante que as torneiras da sua cozinha estejam em boas condições, sem vazamentos e, acima de tudo, é importante fechá-las bem após cada uso. Pense que uma torneira pingando pode perder mais de 20 litros de água por dia.

5. Cozimento a vapor

Cozinhar é mais saudável e economiza água
Cozinhar a vapor, além de saudável, também requer menos água.

Você sabia que os vegetais mantêm seus valores nutricionais quando são cozidos no vapor? Além disso, você diminuirá seu consumo de água. Tente preparar espinafre, brócolis, abóbora, ervilhas ou cenoura no vapor.

6. Instale dispositivos para economia de energia

Existem dispositivos no mercado, como reguladores de vazão, que servem para economizar água. Seu custo não costuma ser alto e você notará rapidamente como o seu consumo diminui.

7. Não descongele sob a torneira

Quando esquecemos de descongelar os alimentos, acabamos recorrendo à água quente da torneira para acelerar o processo. Dessa maneira, desperdiçamos água potável.

8. Se ferver legumes, reutilize a água

O caldo de cozimento dos legumes é a base perfeita para preparar sopas, ensopados e até massas. Não o desperdice jogando-o na pia; use-o para dar sabor aos seus pratos.

Dicas para economizar energia

Economizar água e energia na cozinha é essencial para cuidar do nosso bolso e lutar por um mundo mais sustentável. Agora que descobrimos algumas ideias para cuidar do consumo de água, vejamos outras para minimizar o consumo de energia.

1. Compre eletrodomésticos com baixo consumo

Escolher eletrodomésticos de baixo consumo
Os aparelhos A++ ou A+++, consomem até 70% menos energia em comparação com os de classe A.

Na próxima vez que você precisar comprar um novo aparelho, verifique a embalagem! Aqueles com a classificação A++ ou A+++ ajudarão a economizar dinheiro pelo menor consumo de energia e, além disso, ainda cuidam do meio ambiente.

2. Regule a temperatura da sua geladeira de acordo com a época do ano

No inverno, a geladeira não precisa trabalhar em temperaturas tão baixas quanto no verão; portanto, se você regular o termostato, pode diminuir o consumo de energia. A temperatura deve estar entre 3 e 5 graus: 5 no inverno e 3 no verão. A diferença parece mínima, mas garantimos que você notará a diferença.

3. Coloque os alimentos na geladeira somente depois que esfriarem

Evite armazenar alimentos quentes na geladeira. Quando você coloca um prato quente dentro dela, força-a a trabalhar mais para refrigerá-lo, aumentando assim o gasto de energia.

Leia também: Dicas para economizar em família

4. Verifique a localização da geladeira

A geladeira deve estar longe de fontes de calor como o forno e, ao mesmo tempo, deve ter um espaço entre o fundo e a parede para que o ar possa circular livremente, evitando o superaquecimento.

5. Use a boca e a chama do fogão adequados

Utilizar o fogão adequadamente
Usar a boca do fogão adequada para o tamanho da panela pode ajudá-lo a economizar energia, evitando desperdiçar calor desnecessário.

Escolha a boca do fogão e a chama adequada para o diâmetro da panela. Para descobrir se você está usando o correto, observe se a panela sobressai do fogão. A base da panela deve ser igual ou superior à base do fogão para evitar desperdício de calor.

6. Desligue o forno ou a placa de vitrocerâmica antes de terminar de cozinhar

O forno e a placa permanecem quentes por um tempo após desligá-los, por isso é possível terminar de cozinhar mesmo com o fogão desligado. Você vai ver que o alimento é cozido da mesma forma, mas com um gasto de energia menor.

7. Não abra o forno no meio do cozimento

Abrir o forno enquanto estiver cozinhando significa perder 20% do calor, que o aparelho vai precisar recuperar quando a porta for fechada novamente. Calcule bem o tempo de cozimento e evite desperdiçar energia. Outra ideia? Cozinhe vários pratos, um após o outro, para aproveitar o forno pré-aquecido.

8. Desligue artefatos não utilizados

Pense, por exemplo, na sua linda cafeteira de cápsula. Você já reparou que, se não for desligada, ela consome energia mesmo que você não a use? O mesmo vale para o micro-ondas e o seu relógio, e para muitos outros aparelhos.

Economizar água e energia na cozinha envolve uma série de mudanças de hábitos. Então, mãos à obra para lutar e trabalhar por um mundo mais sustentável. Seguindo essas dicas, você cuidará do seu bolso e do futuro dos seus filhos.

  • Organización Mundial de la Salud. Nueve de cada diez personas de todo el mundo respiran aire contaminado. https://www.who.int/es/news-room/detail/02-05-2018-9-out-of-10-people-worldwide-breathe-polluted-air-but-more-countries-are-taking-action
  • Unesco. (2015). AGUA PARA UN MUNDO SOSTENIBLE. http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/SC/images/WWDR2015Facts_Figures_SPA_web.pdf
  • Research Gate. (2015). WATER: THE MOST PRECIOUS RESOURCE OF OUR LIFE. https://www.researchgate.net/publication/282573650_WATER_THE_MOST_PRECIOUS_RESOURCE_OF_OUR_LIFE