10 maneiras de desperdiçar energia elétrica

7 de janeiro de 2020
Depois de analisar os pontos dessa lista, você pode sentir que está desperdiçando demais. Estar informado e ciente é um excelente primeiro passo para todas as mudanças.

Em um mundo de recursos cada vez mais escassos e poluição crescente, cada pequeno detalhe conta. Nesse sentido, cuidar da energia é uma obrigação de todos os cidadãos. O primeiro passo para conseguir isso é conhecer as maneiras pelas quais a energia é desperdiçada, embora às vezes nem percebamos isso.

Economizar energia não é apenas uma questão ecológica. O fator econômico também pode ser preponderante para muitas pessoas, por isso não é ruim começar a aumentar a conscientização sobre a importância dos seus cuidados.

Por mais que nos dediquemos a isso, a verdade é que muitas vezes somos mal informados e cometemos erros totalmente evitáveis. Estes são alguns deles.

10 maneiras de desperdiçar energia elétrica

empresa britânica de energia Good Energy sugere que, para economizar custos na conta de luz, é necessário reduzir a quantidade de eletricidade usada. Por esse motivo, é importante conhecer as maneiras pelas quais a energia elétrica é desperdiçada. 

Nesse sentido, a Alliance to Save Energy revelou uma série de hábitos que geram um maior consumo de energia elétrica dentro de casa. Confira a lista a seguir e verifique se isso não está acontecendo com você. Chegou a hora de fazer grandes mudanças!

1. Itens conectados à tomada 24h por dia

Em cada casa há objetos que permanecem constantemente conectados, mesmo que não os utilizemos diariamente. Exemplos incluem consoles de vídeo-game, micro-ondas, máquinas de lavar roupa e condicionadores de ar no inverno.

Você sabia que, de qualquer forma, eles consomem energia? É uma das maneiras mais fáceis de evitar desperdício de energia elétrica. Não perca tempo!

2. Mau uso do ar-condicionado ou do aquecedor

Embora sejam extremamente necessários, esses dois dispositivos são grandes consumidores de energia. O consumo deles acrescenta, além disso, a ineficiência com que frequentemente os usamos.

Para aprimorar o uso do ar-condicionado no verão e do aquecedor no inverno, tente manter os quartos fechados quando você ligá-los. Você também deve colocá-los em uma temperatura moderada e verificar o isolamento dos quartos para que não haja vazamento de temperatura.

3. Água quente na máquina de lavar roupa

Evite desperdiçar energia elétrica usando pouca água na lavadoura

Muitas pessoas usam a máquina de lavar roupas com água quenteEste método, que usa quase 90% da energia requerida pelo processo de lavagem total, só é necessário para algumas peças de vestuário. Melhor ainda, use a lavagem com água fria, exceto nas ocasiões realmente necessárias.

Leia também: 7 dicas para gastar menos eletricidade

4. Uso do forno elétrico

Devido à sua operação, o forno elétrico é um grande consumidor de energia elétrica. Por isso, recomendamos que você não o use sempre, principalmente quando não for necessário.

Se você for aquecer um pedaço de carne ou cozinhar uma pizza, você pode perfeitamente usar o forno a gás, que é muito mais barato para usos esporádicos como estes.

5. Geladeira pouco eficiente

As geladeiras antigas gastam muito mais energia do que as atuais. Embora a mudança exija um investimento considerável, você pode diminuir a despesa em pouco tempo graças ao que economizará na conta de luz. Faça as contas e avalie a conveniência de comprar uma geladeira mais eficiente!

6. Uso incompleto da máquina de lavar louça

Sem dúvidas, este é um eletrodoméstico cuja utilidade é muito apreciada. No entanto, ele fará com que você consuma muita energia desnecessariamente se você não o usar adequadamente.

Primeiro, tente sempre enchê-la antes de iniciá-la, mesmo quando você selecionar o programa de meia carga. Se os pratos não estiverem muito sujos, esse modo pode servir perfeitamente, mesmo com a máquina cheia.

Por outro lado, considere desligar a opção “secar” se ela não for realmente necessária. Esta opção é responsável por uma alta porcentagem de consumo de energia deste aparelho.

Além disso, nos últimos três itens mencionados – máquina de lavar roupa, geladeira e máquina de lavar louça – você deve considerar o tamanho: será de pouca utilidade ter um aparelho muito grande.

7. Luzes de alto consumo

Certamente, substituir as lâmpadas tradicionais pelas de LED é algo que quase todo mundo já fez. Se você ainda tiver alguma das lâmpadas antigas, principalmente as luzes de Natal ou outros itens decorativos, considere fazer um investimento para comprar as lâmpadas de LED.

8. Computadores

Primeiramente, se você tiver terminado de usá-lo durante o dia, desligue o computador ou notebook. Se, no entanto, você voltar a usá-lo depois de um tempo, feche o notebook, desligue o monitor do computador e suspenda suas funções.

Tire alguns minutos para verificar a configuração do gasto de energia desses dispositivos. A longo prazo, isso faz uma grande diferença.

9. Modo de espera

Evite desperdiçar energia elétrica usando os aparelhos quando necessário

A TV, micro-ondas, DVD e muitos outros itens domésticos têm o famoso standby ou modo de espera. Embora possa ser útil de tempos em tempos, isso não significa que seu consumo seja zero: você ainda estará gastando 5% do que gastaria se os estivesse utilizando.

Não deixe de ler: Eletrodomésticos velhos: como reutilizá-los

10. O carregador do celular

Existem duas maneiras pelas quais a energia elétrica é desperdiçada com o carregador do celular. O primeiro é deixá-lo conectado sem ter o telefone conectado. Isso consome aproximadamente 0,25 watts por hora.

Enquanto isso, deixar o celular conectado quando sua carga está completa nos faz gastar 2,24 watts desnecessários por hora. Embora seja um número bastante pequeno, a longo prazo acaba afetando a despesa mensal. Finalmente, durante o carregamento, o telefone consome 3,68 watts por hora.

Em conclusão, nós mesmos somos responsáveis ​​por importantes custos de energia em nossa casa. De tudo o que foi mencionado, podemos reduzir consideravelmente o consumo de energia elétrica em nossa casa. Não perca tempo e comece a economizar hoje.

  • How to Save Electricity at Home. (05/10/2017). Good Energy.available in https://www.goodenergy.co.uk/blog/2017/10/05/how-to-save-electricity-at-home/
  • Orland, B., Ram, N., Lang, D., Houser, K., Kling, N., & Coccia, M. (2014). Saving energy in an office environment: A serious game intervention. Energy and Buildings74, 43–52. https://doi.org/10.1016/j.enbuild.2014.01.036
  • Luewarasirikul, N. (2015). A Study of Electrical Energy Saving in Office. Procedia – Social and Behavioral Sciences197, 1203–1208. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.07.37
  • Deesing Jonathan. (05/26/16). The 10 Biggest Energy Wasting Habits At Home. Alliance to Save Energy. Available in https://www.ase.org/blog/10-biggest-energy-wasting-habits-home