6 sinais precoces de insuficiência cardíaca

Entre os primeiros sintomas de insuficiência cardíaca, podemos observar o cansaço sem motivo, o ganho de peso inexplicável e a falta de apetite, embora tudo isso também possa ocorrer devido a outras patologias.
6 sinais precoces de insuficiência cardíaca

Última atualização: 13 Agosto, 2021

Você sabe quais são os principais sinais precoces de insuficiência cardíaca? Esta doença se refere à incapacidade do coração de bombear sangue suficiente para realizar todas as tarefas metabólicas e fornecer oxigênio e nutrientes ao nosso corpo.

Se nossas células não forem nutridas adequadamente, o corpo não consegue funcionar normalmente e os efeitos são perceptíveis. Os sintomas associados a esta doença são graves e reduzem significativamente a qualidade de vida do paciente.

A insuficiência cardíaca é uma das condições mais comuns e incapacitantes entre a população adulta, principalmente em pessoas com mais de 65 anos.

Apesar de esta enfermidade costumar ser crônica, em muitos casos, graças à medicação certa e ao bom acompanhamento médico, pode-se manter uma qualidade de vida adequada.

No entanto, outras pessoas terão que ser operadas para ter a ajuda de um pequeno desfibrilador. Trata-se de um dispositivo semelhante a um marca-passo que monitora continuamente o ritmo cardíaco.

A vida muda radicalmente quando esses tipos de complicações cardíacas aparecem. Eles são muito comuns mas, ao mesmo tempo, chocantes para a pessoa e para a sua família e entorno pessoal.

Agora, é fundamental estar atento aos primeiros sintomas. É comum que, nos estágios iniciais, algumas anormalidades quase sempre relacionadas ao cansaço ou ao estresse passem despercebidas.

A seguir, sugerimos que você se lembre desses dados simples. Nunca é demais conhecê-los, e se você os vivenciar, consulte um médico.

Sinais precoces de insuficiência cardíaca

1. Necessidade de urinar à noite

A necessidade de urinar à noite

Levantar-se para urinar à noite mais de duas vezes não é comum.

Embora este sintoma possa ser devido a várias causas (um problema renal, uma infecção, problemas na próstata…), a insuficiência cardíaca também é um fator que deve ser levado em consideração.

  • Quando nos deitamos, o líquido acumulado nas extremidades inferiores devido à insuficiência cardíaca pode retornar à corrente sanguínea e ser captado pelos rins para ser eliminado na urina.
  • Não podemos esquecer que essa doença tende a aumentar as câmaras do coração em uma tentativa quase desesperada de bombear mais sangue. No entanto, ela também causa retenção de líquidos.
  • Se, de um dia para o outro, você notar mudanças nos seus hábitos urinários, é melhor ir ao médico.

2. Perda de apetite

Este é outro sintoma que pode estar relacionado a muitos outros distúrbios ou problemas sem ser muito sério.

No entanto, quando o coração para de bombear o sangue normalmente, o acúmulo de líquido também ocorre no sistema digestivo e no fígado.

É comum se sentir saciado sem precisar comer. Na verdade, nos sentimos satisfeitos com quantidades cada vez menores.

3. Cansaço constante

O cansaço surge sem que tenhamos feito um esforço considerável. O que antes não nos custava nada, agora envolve um esforço extremo que nos deixa sem fôlego, quase sem respirar.

  • Subir uma escada, levantar um peso, fazer compras e até mesmo conversar por muito tempo é exaustivo.
  • A insuficiência cardíaca reduz a capacidade de bombeamento do coração; portanto, menos sangue chega aos músculos.
  • Já podemos imaginar o que isso significa para o nosso corpo: recebemos menos oxigênio e menos nutrientes.
  • Os músculos ficam sobrecarregados, e cãibras, dores e fadiga extrema aparecem.

4. Ganho de peso inexplicável

Pode parecer contraditório, porque, se comemos menos, por que engordamos? A resposta, mais uma vez, está na retenção de líquidos.

  • A maior parte desse volume corporal não se deve à gordura, mas aos líquidos.
  • Se você notar que ganhou cerca de dois quilos em menos de uma semana, consulte seu médico imediatamente.
  • É bom saber que, com um tratamento adequado e uma dieta alimentar, esses quilos extras desaparecem.
O ganho de peso inexplicável pode ser um sinal precoce de insuficiência cardíaca

5. Tornozelos inchados

O inchaço dos tornozelos pode, sem dúvida, ser devido a várias causas (excesso de peso, gravidez, varizes…). Agora, caso seja um problema constante no nosso dia a dia, devemos saber que não é algo normal. É preciso ter um diagnóstico para descobrir a causa por trás disso.

Esse inchaço ou edema pode se espalhar dos tornozelos para as pernas. Na maioria das vezes, é um sinal de insuficiência cardíaca, renal ou hepática. São problemas que devemos comunicar ao nosso médico.

6. A dispneia é um dos sinais precoces de insuficiência cardíaca

A dispneia não é apenas um acúmulo de fluido; também falamos de uma congestão nos pulmões.

  • É importante lembrar que, se acumularmos líquido nos pulmões, a troca de oxigênio não será possível, e neste caso já estamos falando de um sintoma grave.
  • É comum que a dispneia apareça, no início, em ocasiões específicas: quando fazemos esportes ou mesmo quando saímos da cama.
  • Quando estamos deitados, o líquido tende a “inundar” os pulmões; por isso, quando nos sentamos, temos mais dificuldade para respirar.

Nunca devemos tratar esta situação como se fosse normal normal. Se você ficar sem fôlego por alguns segundos todos os dias ao se levantar, não custa nada consultar o seu médico.

Você também pode querer ler: Como a respiração incorreta pode afetar a saúde

Para concluir, é importante informar sempre os nossos especialistas em saúde sobre qualquer problema. Qualquer detalhe fora do comum em nosso dia a dia e que nos impossibilite, de alguma forma, de levar uma vida normal, merece ser mencionado para o bem da nossa saúde.

Pode interessar a você...
Como diagnosticar doenças cardíacas?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como diagnosticar doenças cardíacas?

Diagnosticar doenças cardíacas é uma tarefa que cabe aos profissionais de saúde, por meio de exames complementares elaborados para esse fim.



  • Personal de la Clínica Mayo. Insuficiencia cardíaca. Síntomas y causas. (2018).
  • Retención de líquidos o edemas. Aprobado por la Junta Editorial de Cancer.Net, 08/2017.
  • Fundación Española del Corazón. Insuficiencia Cardíaca.
  • Redeker NS, Adams L, Berkowitz R, Blank L, Freudenberger R, Gilbert M, Walsleben J, Zucker MJ, Rapoport D. Nocturia, sleep and daytime function in stable heart failure. (2012).