5 remédios para evitar as cãibras musculares

12 Maio, 2020
As cãibras musculares ocorrem quando os músculos se contraem involuntariamente. A seguir, falaremos sobre alguns remédios naturais para preveni-las e tratá-las. Não deixe de experimentá-los!

Você quer saber como evitar as cãibras musculares de forma natural? Essa condição ocorre quando um ou mais músculos se contraem de forma repentina e involuntária. Elas costumam afetar diferentes grupos musculares, provocando dor, formigamento e outros desconfortos.

As regiões mais afetadas costumam ser a parte inferior da perna na área posterior e frontal do músculo. No entanto, também podem ocorrer na parede abdominal e nas extremidades superiores. Os sintomas podem durar alguns segundos, mas às vezes se alongam por até 15 minutos.

Felizmente, existem vários remédios e terapias naturais que ajudam a minimizar o seu surgimento. Hoje, queremos compartilhar em detalhes cinco boas opções, para que você não hesite em aplicá-las quando os sintomas das cãibras aparecerem. Confira!

Remédios alternativos para evitar as cãibras musculares

Existem muitos fatores relacionados ao aparecimento das cãibras musculares. No entanto, suas principais causas incluem fadiga muscular, desidratação e descontroles nos níveis de eletrólitos do organismo. Felizmente, podemos recorrer a vários remédios para evitar as cãibras musculares e seus sintomas. Experimente-os!

1. Óleo essencial de camomila para evitar as cãibras musculares

Óleo de camomila para evitar as cãibras musculares
É conveniente misturar o óleo essencial de camomila com um óleo portador, como o de coco ou o azeite de oliva, para controlar seus efeitos.

A camomila é uma planta medicinal com muitas aplicações no que diz respeito à saúde. Graças à sua contribuição de mais de 36 flavonoides, é uma solução anti-inflamatória que pode ajudar a prevenir os espasmos musculares.

Como usá-lo?

  • Combine uma parte do óleo essencial de camomila com óleo de coco ou azeite de oliva.
  • Em seguida, faça uma massagem nos músculos afetados.
  • Mantenha durante 3 ou 5 minutos e descanse.

Não existem artigos científicos que comprovem o efeito desse remédio. Trata-se de uma solução baseada na sabedoria popular, cuja eficácia exata é desconhecida. Lembre-se de que a melhor maneira de eliminar as cãibras é a prevenção. Para fazer isso, é importante hidratar o organismo e repor minerais de maneira adequada, conforme indica este estudo publicado na revista Journal of Sport Rehabilitation.

Descubra também: Cãibras: por que surgem e como tratá-las naturalmente?

2. Suplementos de magnésio para evitar as cãibras musculares

Quando os espasmos musculares são recorrentes, o melhor é assegurar-se de consumir magnésio suficiente na dieta. Este mineral essencial desempenha um papel muito importante na função dos músculos e nervos. Por isso, sua deficiência pode afetar o aparecimento das cãibras.

O que fazer?

  • Consumir suplementos de magnésio ou aplicá-lo topicamente usando loções.
  • Certifique-se de comer alimentos como banana, amêndoas, leguminosas e arroz integral, cujo teor de magnésio é significativo.

3. Suco de cereja para evitar as cãibras musculares

Suco de cereja
O suco de cereja é apreciado por atletas de alto desempenho para evitar as cãibras musculares.

Consumir suco de cereja pode ajudar a prevenir as cãibras musculares depois de realizar atividades físicas de alto impacto. De fato, estudos revelaram que consumir esta bebida pode minimizar a dor posterior à corrida. Suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias ajudam a relaxar os músculos.

Como consumi-lo?

  • Beba um copo de suco de cereja após os exercícios ou atividades de alta demanda física.
  • Tome-o uma vez por dia se as cãibras o afetarem de forma recorrente.

4. Pimenta caiena

A pimenta caiena contém uma substância ativa conhecida como capsaicina, que atua como relaxante muscular. Esta substância ajuda a reduzir a inflamação das articulações. Por esse motivo, é recomendada como remédio para evitar os espasmos e as cãibras musculares.

Como usá-la?

  • Você pode adicionar essa pimenta em receitas como sopas, guisados ou carnes.
  • Você também pode fazer um chá, adicionando uma pitada de pimenta caiena em água quente.
  • Finalmente, para relaxar os músculos, faça uma massagem com óleo ou creme de pimenta caiena.

Não deixe de ler: Espasmos musculares: confira as soluções naturais

5. Suco de mirtilos

Suco de mirtilos
O potencial antioxidante dos mirtilos traz benefícios interessantes para os músculos e as articulações.

Outra bebida saudável para evitar as cãibras e doenças musculares é o suco de mirtilos. Seus nutrientes essenciais ajudam a regular os níveis de eletrólitos e a combater a inflamação. Além disso, graças aos seus antioxidantes, ele combate o estresse oxidativo.

Como consumi-lo?

  • Prepare um copo de suco de mirtilos e consuma-o antes e depois de fazer exercícios de alto impacto.
  • Você também pode tomá-lo no meio da tarde, para evitar as cãibras noturnas.

Quando consultar um médico?

Os casos leves de cãibras musculares não precisam de atendimento médico pois aparecem esporadicamente, com sintomas que diminuem em questão de minutos. No entanto, às vezes o problema se torna crônico, apresentando-se constantemente e de forma intensa.

Nesse caso, é essencial buscar a atenção profissional, pois às vezes este é um sintoma de uma doença subjacente. O médico pode pedir exames de sangue, eletromiografia ou mielografia para determinar se as cãibras estão associadas a anormalidades musculares de maior cuidado.

Conclusão

Você pode experimentar alguns remédios alternativos para evitar as cãibras musculares. No entanto, deve complementar o seu consumo com a prática regular de exercícios físicos e uma boa nutrição. Além disso, deve beber muita água para garantir a hidratação do corpo.

Finalmente, se o sintoma for muito intenso ou se tornar muito recorrente, é melhor consultar um médico. Embora nem sempre alerte para algo grave, pode ter uma causa subjacente que requeira outros tipos de tratamentos.

  • Murray D., Miller KC., Edwards JE., Does a reduction in serum sodium concentration or serum potassium concentration increase the prevalence of exercise associated muscle cramps? J Sport Rehabil, 2016. 25 (3): 301-4.
  • Chen HY., Cheng FC., Pan HC., Hsu JC., Wang MF., Magnesium enhances exercise performance via increasing glucose availability in the blood, muscle, and brain during exercise. PLoS One, 2014.
  • Kuehl KS., Perrier ET., Elliot DL., Chesnutt JC., Efficacy of tart cherry juice in reducing muscle pain during running: a randomized controlled trial. J Int Soc Sports Nutr, 2010.