O que a cor da urina revela sobre sua saúde

23 de janeiro de 2019
Embora, geralmente, costume variar de amarelo a transparente conforme o nível de hidratação, a cor de nossa urina também pode indicar diferentes deficiências ou a presença de alguma alteração.

A cor da urina pode ser muito reveladora se estamos buscando analisar o nosso estado de saúde. Atualmente, é possível saber a qualidade de nossa saúde conforme a cor da urina, graças a uma pesquisa realizada por uma equipe de pesquisadores da Clínica Cleveland, em Ohio (Estados Unidos).

Consiste em um infográfico que ajuda a visualizar claramente quais cores a urina pode ter, e o que cada uma delas indica sobre nossa saúde.

Dentro da gama de cores que são apresentadas, é possível observar desde o tom transparente, passando pelos amarelos translúcidos e claros, até os tons mais escuros.

Também é necessário levar em consideração que a urina pode apresentar tonalidades de rosadas à vermelhas, laranja, verde, e até mesmo roxo, e seu significado irá mudar dependendo do tom, como dissemos.

Quer saber mais? Leia: Combata as infecções das vias urinárias com estes 5 remédios naturais

Cor da urina transparente

Se você possui essa cor de urina, talvez você esteja tomando muita água; e pode ser necessário reduzir um pouco a quantidade.

Urina amarela

Existem diferentes tonalidades que podem indicar aspectos muito diferentes:

  • Amarelo claro: Essa é a cor normal e significa que você está hidratado, então… parabéns! Porque é o recomendado.
  • Amarelo escuro: Seu corpo está normal, mas você deve beber mais água.
  • Âmbar ou cor de mel: Seu corpo não está recebendo a quantidade de líquidos que necessita, por isso você deve ingerir mais água.
  • Xarope ou cerveja preta: Se você possui urina dessa cor; isso significa que pode ser que tenha algum problema no fígado, ou um severo caso de desidratação. Consuma mais água e, se a cor persistir, visite seu médico.Urina no copo

Urina vermelha

Se você comeu beterrabas ou oxicocos ultimamente, é normal que sua urina adquira tons avermelhados. Se não tiver ingerido esses alimentos, é possível que haja sangue na urina.

Isso pode não ser nada, ou pode indicar graves problemas como doenças renais, tumores, infecções, etc. Na dúvida, o mais recomendável é que visite seu médico.

Urina laranja

A urina com cor de laranja pode ter várias causas, que devemos considerar:

  • Não estar suficientemente hidratado.
  • Sintoma de que não está tendo uma alimentação adequada.
  • Presença de algum tipo de doença hepática.Mulher fazendo teste na urina

Urina cor azul ou verde

Se estiver com a urina dessa cor deve visitar seu médico, mesmo que seja apenas por prevenção.

  • A cor verde ou azulada da urina pode ser devido a uma condição genética pouco comum (hipercalcemia), a ingestão de alguns alimentos, ou o efeito de alguns medicamentos.

Urina efervescente ou com espuma

Se isso ocorrer apenas ocasionalmente, não há nenhum problema. No entanto, se persistir pode significar excesso de proteína em sua dieta, ou uma doença renal.

Como nos casos anteriores, o melhor é consultar um especialista.

Urina roxa

Ainda que os especialistas da Clínica Cleveland afirmem que não existe essa cor de urina; há estudos que dizem que pode aparecer após o cateterismo em alguns pacientes com problemas renais, principalmente mulheres.

No entanto, é extremamente raro que a urina adquira um tom roxo.

Recomendamos a leitura: Hipocalcemia, sintomas da doença silenciosa que você precisa conhecer

Urina branca

Se a urina tiver algumas partículas brancas, isso significa a presença de uma infecção bacteriana.

A urina do homem também pode ter uma tonalidade branca após o sexo. Isso ocorre principalmente em homens de idades mais avançadas.

Casos em que se deve consultar um médico imediatamente

Se você apresentar alguns dos sintomas abaixo, o melhor é que consulte seu médico o mais rápido possível:

  • Se observar uma cor anormal na urina, sem explicação, e que não desaparece.
  • No caso de observar que há sangue na urina, mesmo que seja apenas uma vez, já é o suficiente para consultar um especialista.
  • Nos casos em que a urina esteja de cor marrom escuro, rosada, vermelha e que não seja devido a nenhum alimento ou medicamento.
  • Se perceber que sua urina tem uma textura muito espessa ou “espumante”, isso pode significar um problema nos rins.

Além disso, se você perceber odores muito fortes durante um longo período, também é recomendável que consulte um especialista o quanto antes.

Dalmolin, M. L. (2011). A urinálise No Diagnóstico De Doenças Renais. Revista Seminario de Estudos.

Dellalibera-Joviliano, R. (2009). Uroanálise: abordagens gerais. Revista EPeQ Fafibe.