Seus joelhos doem? Conheça as causas e os remédios
Graças à articulação do joelho podemos subir escadas, andar e correr. Possivelmente não existe um movimento mais básico do que desta parte do corpo, por isso é comum sofrer de vez em quando alguma dor e algum incômodo. Inflamação, desgaste, etc., podem ser várias as causas.
Portanto, daremos algumas dicas neste artigo.
Sofrer dor em algum dos joelhos pode acontecer em qualquer idade. Uma contusão, um problema no ligamento ou um princípio de artrite podem ser as causas mais comuns. O que sabemos, sem dúvida, é que a dor pode chegar a ser paralisante e afetar a nossa qualidade de vida.
Por isso, prevenir sua aparição mediante uma vida ativa e uma correta alimentação é indispensável. No entanto, uma vez que a dor apareça, podemos atenuar sua incidência com alguns recursos. Vejamos quais são eles.
A que se deve a dor no joelho?
Antes de mais nada, temos que levar em conta que o joelho é a maior articulação do corpo.
Com ele realizamos quase todos os movimentos do dia, e para que tenhamos esta flexibilidade, dependemos de algumas estruturas complexas que sempre devem estar em bom estado: os ossos, as cartilagens, os ligamentos, os músculos e os tendões. Vamos analisar, então, a que se deve a dor nesta parte do corpo.
A dor aparece depois de um movimento mal feito?
- Às vezes, podemos torcer o joelho através de uma pancada ou de um movimento que, de repente, causa um forte puxão como uma chicotada. Se acaso você deu uma torção inesperada é possível que tenha uma lesão no menisco. A dor no joelho aparece de forma generalizada, e após 24 horas é quando aparece em toda sua intensidade.
- Podemos também sofrer de alguma lesão no ligamento. Se você tiver uma dor que não te permita colocar a perna no chão, é possível que tenha uma lesão em algum dos ligamentos que estão dentro da articulação do joelho, e que demoram muito em cicatrizar.
- A tendinite e a bursite de joelho também são comuns nestes tipos de lesões, depois de um movimento ruim ou uma pancada. É provocada por uma inflamação da bursa, que é um pequeno saco cheio de líquido que atua como uma almofadinha entre um osso e os músculos ou os tendões.
A dor no joelho aparece sem saber como?
- Artrose: se deve a um desgaste da cartilagem articular, os ossos se friccionam e aparece dor nas atividades mais simples, como, por exemplo, subir escadas. A dor no joelho afetado é muito intensa à noite. Infelizmente não existe cura para a artrose, dessa forma, a única coisa que podemos fazer é minimizar sua incidência mediante os fármacos ou remédios naturais.
- Artrite reumatoide: se trata de uma doença nas articulações. Provoca cansaço, mal-estar, dor e, inclusive, febre. Pode aparecer de repente e logo desaparecer; no entanto, o positivo desta condição é que pode ser tratada ao longo do tempo. Tudo isso à base de medicação e, inclusive, através da substituição da própria cartilagem do joelho, pois estas opções podem restaurar seu funcionamento, mas será sempre o médico quem dará a melhor solução de acordo com cada caso.
Remédios para aliviar a dor no joelho
Óleos vegetais
O azeite de oliva é um bom recurso para aliviar a dor. Isso porque ele possui propriedades anti-inflamatórias e também consegue estimular a circulação.
Podemos, então, fazer uma suave massagem duas vezes por dia com duas colheres de azeite de oliva, depois aplicando gases ao redor do joelho.
Bolsa de gelo
É uma forma efetiva de diminuir a inflamação e aliviar a dor. Sendo assim, basta pegar uma bolsa de cubos de gelo e aplicar 20 minutos no joelho (não mais que isso).
Remédio com farinha de trigo e cúrcuma
Podemos fazer uma pasta anti-inflamatória à base de leite, farinha de trigo, óleo de rícino e pó de cúrcuma.
Assim, você pode pegar meio copo de água quente, colocar três colheres de sopa de farinha de trigo, uma colher de sopa de azeite e uma pitada de cúrcuma. Faça com que a mistura fique consistente e pastosa para poder aplicar sobre o joelho, quando estiver morna.
Esse remédio certamente vai oferecer um grande alívio.
Leia também: Benefícios da cúrcuma na luta contra o câncer
Anti-inflamatórios naturais
Existem alimentos que permitem reduzir as inflamações no joelho. Dessa forma, se você seguir uma dieta variada e incluir estes complementos, encontrará muita ajuda.
É necessário que a sua nutrição tenha a presença de Ômega 3 (presente no salmão, arenque e sardinha, por exemplo), sementes de chia, linhaça, brócolis, arando, goji berry, cúrcuma, abacaxi e chá verde.
Outras recomendações para a saúde dos joelhos
- Evite pegar muito peso. Aliás, os joelhos também sofrem em caso de obesidade;
- A natação é um tipo de esporte muito adequado para dar resistência ao joelho;
- Se você sofre de artrose de joelho, evite fazer exercícios muito pesados, tais como correr ou andar por muito tempo de bicicleta. Nas fases agudas da dor, o melhor é repousar.
- Os medicamentos anti-inflamatórios geralmente têm muitos efeitos colaterais, mas se acaso tiver que usar remédios, será sempre melhor um paracetamol.