Senna occidentalis: uma alternativa ao café?

As sementes de Senna occidentalis são utilizadas como substituto do café. Além disso, outras partes da planta são usadas medicinalmente. Quer saber mais sobre isso?
Senna occidentalis: uma alternativa ao café?

Última atualização: 30 Setembro, 2021

A Senna occidentalis é uma planta herbácea nativa das regiões tropicais do mundo. Muitas vezes é cultivada para fins ornamentais, embora também tenha usos medicinais e culinários. Possui caules finos, de textura irregular e amadeirada. Suas folhas são compostas por pares de fólios, enquanto suas flores estão dispostas em inflorescências com até 4 flores. Estas últimas são de cor amarela que varia de intensa a opaca.

Também dá frutos em forma de vagens alongadas que podem atingir 10 centímetros de comprimento. Em seu interior, contêm diversas sementes redondas e marrom-escuras, que costumam ser usadas para substituir o café. Na verdade, os derivados comerciais desta planta são conhecidos como “café senna”.

Usos da Senna occidentalis

Todas as partes da Senna occidentalis são exploradas a nível culinário e medicinal. A parte mais utilizada são as sementes contidas nas vagens, já que torradas e moídas, são uma alternativa ao café.

Enquanto isso, as folhas novas, os frutos imaturos e as flores são cozidos no vapor para consumo posterior como verdura. Embora as evidências sobre suas propriedades sejam limitadas, dizem que atua como antioxidante, diurético, anticonvulsivante e antibacteriano, entre outros. No entanto, não está isento de causar efeitos colaterais.

Grãos de café
Os grãos dessa planta se apresentam comercialmente como uma alternativa mais saudável ao café.

Senna occidentalis como alternativa ao café

No mercado, as sementes torradas de Senna occidentalis costumam ser distribuídas como café senna. Segundo uma publicação da Trends in Applied Sciences Research, destaca-se pelo teor de aminoácidos, vitaminas e ácidos graxos. Também concentra alcalóides, taninos, tocoferóis, carotenóides, mucilagens e saponinas, entre outros compostos bioativos.

Uma característica notável é que não contém cafeína. Além disso, geralmente é consumido para fins medicinais. De acordo com a enciclopédia farmacêutica Drugs.com, seus usos incluem o seguinte:

  • Laxante natural.
  • Antibacteriano e antifúngico.
  • Doenças cardíacas.
  • Reumatismo e gota.
  • Hemorróidas.
  • Diabetes.
  • Mordidas de cobra
  • Convulsões
  • Coqueluche.
  • Asma e gripe.
  • Episódios de febre.

Esta mesma fonte afirma que, embora existam dados clínicos que apóiem suas propriedades laxantes, as evidências que apóiam seus outros benefícios são insuficientes. Portanto, deve ser usado com muito cuidado.

Dosagem sugerida

Não há diretrizes para determinar a dose exata de Senna occidentalis. A Drugs.com afirma que, em adultos e crianças com mais de 12 anos, a dose sugerida de sennosides (extratos farmacêuticos de plantas do gênero Senna ) varia de 8,6 a 17,2 miligramas por via oral, duas vezes ao dia.

Essa planta está disponível em diversas apresentações e a dose não é equivalente em todas as suas formas. Portanto, é melhor consultar o rótulo da embalagem para seguir as instruções do fabricante.

Efeitos colaterais e contraindicações

Apesar da popularidade que as sementes de Senna occidentalis vêm ganhando como alternativa ao café, alguns relatórios alertam que seu consumo pode ser prejudicial à saúde. Por meio do International Journal of Pharmacognosy, foram coletadas informações sobre casos de intoxicações por essas sementes, tanto em humanos quanto em animais domésticos.

Em particular, foi determinado que ela pode induzir danos mitocondriais, que levam a uma grande variedade de consequências, como distúrbios motores, acidentes vasculares cerebrais, doenças visuais, disfunções hepáticas e pancreáticas, diabetes e doenças renais, entre outras.

Acredita-se que isso ocorra devido ao consumo prolongado e excessivo das sementes. Não há dados relatando efeitos colaterais da ingestão moderada ou ocasional do produto.

Apesar disso, seu uso é desencorajado em mulheres grávidas ou lactantes, crianças e pessoas com uma doença subjacente. Não deve ser usada simultaneamente com medicamentos como digoxina, varfarina e diuréticos.

Sementes de Senna occidentalis
Os grãos das sementes dessa planta são torrados para comercialização como alternativa ao café.

O que devemos lembrar sobre a Senna occidentalis?

A Senna occidentalis é uma planta com uma longa história na medicina natural e culinária. Seu teor nutricional faz com que se destaque como alimento em muitas culturas.

Porém, há algum tempo, percebeu-se que também possui compostos que podem ser tóxicos. Portanto, sua ingestão deve ser pontual, moderada e, se possível, sob supervisão profissional.

O café senna, produto derivado das sementes dessa planta, é distribuído como substituto da bebida tradicional. Não contém cafeína e seus defensores ressaltam que traz benefícios à saúde. No entanto, as evidências sobre suas propriedades são bastante limitadas e obtiveram resultados controversos.

Portanto, seu uso como tratamento de primeira linha não é recomendado. Deve ser evitado em caso de doença ou condições especiais.

Pode interessar a você...
Cáscara sagrada: origem, benefícios e possíveis riscos
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Cáscara sagrada: origem, benefícios e possíveis riscos

A cáscara sagrada é um remédio medicinal amplamente utilizado para a constipação. Será que funciona? Descubra neste artigo.



  • Arekemase, S. O., Adudu, J. A., Abdulwaliy, I., Batari, M. L., Aribido, O., Mahmud, M. H., & Owolabi, O. O. (2019). Assessment of Some Nutrients in the Roasted Seeds of Negro Coffee (Cassia occidentalis). Trends in Applied Sciences Research, 14(1), 30–35. https://doi.org/10.3923/tasr.2019.30.35
  • Gebrelibanos, M., Periyasamy, G., & Sintayehu, B. (2019). SENNA OCCIDENTALIS SEED : IS IT HEALTH RISK OR POTENTIAL MEDICINE ?
  • Solano, A., Playán, A., López-Pérez, M. J., & Montoya, J. (2001). Enfermedades genéticas del ADN mitocondrial humano. Salud Pública de México, 43(2), 151–161. https://doi.org/10.1590/s0036-36342001000200010