Usos, propriedades e contraindicações do sabonete de mamão

O sabonete de mamão é um produto com propriedades esfoliantes. Por isso, é ideal para manter a pele macia e livre de impurezas. Quer saber mais sobre isso? Continue lendo!
Usos, propriedades e contraindicações do sabonete de mamão

Última atualização: 12 Maio, 2021

O mamão é uma fruta cultivada em países tropicais, especificamente no Hemisfério Ocidental. Embora seja valorizado por seus usos culinários e propriedades nutricionais, também possui benefícios como suplemento para o cuidado da pele. Você conhece as propriedades do sabonete de mamão?

Em geral, a maioria dos sabonetes industrializados contém uma série de componentes químicos em sua formulação. Em algumas peles, especialmente nas mais sensíveis, eles podem causar reações adversas como irritação, alergias ou alterações no pH natural.

Por isso, há quem prefira o uso de sabonetes naturais, como o de mamão. Neste artigo, contamos a você porque é bom usá-lo, quais são seus principais usos e possíveis contraindicações. Confira!

Quais são os possíveis benefícios do sabonete de mamão para a pele?

A enzima ativa dessa fruta, chamada papaína, é usada para preparar sabonetes para diversos fins. De acordo com uma publicação no European Journal of Pharmaceutical Sciences, esta substância é utilizada na dermatologia para atenuar as marcas deixadas por cicatrizes.

Da mesma forma, é valorizada pela sua capacidade de melhorar a saúde da pele, pois favorece a eliminação de células mortas e impurezas. Por outro lado, o mamão contém vitamina C, que reduz os efeitos negativos dos radicais livres e ajuda a estimular a produção de colágeno.

Também fornece vitamina A, nutriente essencial para estimular a regeneração celular e reduzir a presença de manchas e irregularidades. Devido a essa composição, o sabonete de mamão é uma boa opção para o cuidado da pele. No entanto, vamos examinar outros benefícios.

Sabonete natural de mamão
O sabonete de mamão contém papaína, substância com efeito esfoliante benéfica para a saúde da pele.

Sabonete de mamão como esfoliante

Uma das principais características do sabonete de mamão é o seu efeito esfoliante. Isso significa que ele tem a capacidade de remover células mortas que se acumulam na superfície da pele.

Embora a pele se renove naturalmente, muitas vezes é necessário ajudar esse processo com a aplicação de produtos esfoliantes. Desta forma, o corpo e o rosto terão um aspecto mais luminoso e uniforme.

Nesse caso, a esfoliação ocorre devido ao teor de papaína, substância que catalisa a degradação de proteínas quando combinada com a água.

Acne

Este não é um tratamento de primeira linha para a acne. No entanto, o sabonete de mamão promove a limpeza da pele para auxiliar no combate dessa condição. Por outro lado, devido à contribuição da papaína, ajuda a remover a queratina danificada e a evitar sequelas como cicatrizes.

De acordo com o que expôs o livro Healing Power of Papaya, de Bárbara Simonsohn, as propriedades esfoliantes do sabonete de mamão o tornam o aliado ideal para tratar a acne e evitar a obstrução dos poros devido ao excesso de células mortas.

Alívio da dor

Limpar a pele com sabonete de mamão é útil para aliviar a dor, coceira e vermelhidão. Embora não seja uma cura definitiva para alergias, picadas ou feridas, pode ajudar a reduzir o desconforto durante o uso de outro tratamento.

Reduz manchas na pele

Por enquanto, não há estudos científicos que sustentem a teoria de que o sabonete de mamão reduz as manchas. No entanto, Simonsohn, autor de Healing Power of Papaya, indica que a aplicação regular deste produto pode causar um leve clareamento da pele com o tempo.

Nesse ponto, é necessário mencionar que a papaína não clareia quimicamente, como acontece com os cremes clareadores que são comercializados. No entanto, ao esfoliar as camadas externas que podem estar bronzeadas ou danificadas pelo sol, a pele ficará mais clara.

Removedor de manchas natural

A enzima papaína, presente no mamão, catalisa a quebra de proteínas por hidrólise (adição de uma molécula de água). Este trabalho é bastante útil para remover manchas de tecidos.

De acordo com o livro Papaya: The Medicine Tree, de Harald W. Tietze, o sabonete feito com essa planta é eficaz para atenuar e remover manchas com alto teor de proteínas, como sangue.

Contraindicações e efeitos colaterais do sabonete de mamão

O fato de que um produto seja natural não significa que não possa ter efeitos contraproducentes. Todos os corpos são diferentes, portanto, algumas pessoas podem experimentar reações alérgicas ou efeitos indesejados ao usar o sabonete de mamão.

Em geral, este é um produto seguro para a maioria das pessoas. Apesar disso, não se aconselha o seu uso se houver histórico de alergia ao látex ou ao mamão. Para evitar desconforto, é recomendável considerar o seguinte:

  • Antes de usá-lo pela primeira vez, teste o sabonete em uma pequena área da pele para ter certeza de que não causa alergias, irritações, inchaço, etc.
  • Evite o contato do produto com os olhos.
  • Use apenas para uso externo.
  • Se notar qualquer reação na pele, suspenda o uso, enxágue bem a região e consulte um médico ou dermatologista.
  • Guarde-o a uma temperatura que não exceda 30 graus centígrados.
Sabonete à base de mamão
Em caso de alergia ao mamão ou ao látex, é melhor evitar o uso do sabonete de mamão.

O que devemos ter em conta sobre o sabonete de mamão?

O mamão é uma fruta que contém nutrientes benéficos para a pele. Incluir esta fruta na rotina de beleza através do sabonete pode ser útil para esfoliar, reduzir a presença de acne e prevenir manchas. De qualquer forma, é preciso ter em mente que este não é um produto milagroso.

A sua aplicação não causa efeitos instantâneos na pele. Além disso, não substitui os produtos recomendados pelo dermatologista. Portanto, em caso de acne, irritação ou sensibilidade, o melhor é consultar um profissional.

Pode interessar a você...
Estudos sobre os benefícios do mamão para a saúde   
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Estudos sobre os benefícios do mamão para a saúde   

O mamão é uma fruta de origem tropical que possui numerosos nutrientes e antioxidantes. Preste atenção neste artigo, onde  contamos todos os benefícios.



  • Manosroi A, Chankhampan C, Manosroi W, Manosroi J. Transdermal absorption enhancement of papain loaded in elastic niosomes incorporated in gel for scar treatment. Eur J Pharm Sci. 2013 Feb 14;48(3):474-83. doi: 10.1016/j.ejps.2012.12.010. Epub 2012 Dec 21. PMID: 23266464.
  • Telang PS. Vitamin C in dermatology. Indian Dermatol Online J. 2013;4(2):143-146. doi:10.4103/2229-5178.110593
  • Kafi R, Kwak HS, Schumacher WE, Cho S, Hanft VN, Hamilton TA, King AL, Neal JD, Varani J, Fisher GJ, Voorhees JJ, Kang S. Improvement of naturally aged skin with vitamin A (retinol). Arch Dermatol. 2007 May;143(5):606-12. doi: 10.1001/archderm.143.5.606. PMID: 17515510.
  • Simonsohn, B. Healing Power of Papaya. Lotus Press (2000).
  • Tietze, H. Papaya the Medicine Tree. Harald Tietze Publishing (2003).
  • Amri E, Mamboya F. Papain, a plant enzyme of biological importance: A review. American Journal of Biochemistry and Biotechnology (2012).