Como tratar o rosto queimado pelo sol com remédios naturais

23 Setembro, 2020
Para tratar o rosto queimado pelo sol, você pode usar remédios naturais, como os que compartilharemos ao longo deste artigo. No entanto, não há tratamento melhor do que uma boa prevenção.

Saiba o que fazer para tratar o rosto queimado pelo sol, um problema que surge com muita frequência assim que o clima começa a ficar um pouco mais quente. Essa condição geralmente aparece algumas horas após o excesso de exposição à luz ultravioleta do sol ou de fontes artificiais, como câmaras de bronzeamento.

A exposição repetida ao sol intenso aumenta o risco de danos à pele e de certas doenças. Entre os danos, podemos destacar:

  • Pele seca ou enrugada.
  • Manchas escuras e ásperas.
  • Câncer de pele.

Para tratar o rosto queimado pelo sol, você pode usar remédios naturais, como os que explicaremos ao longo deste artigo. No entanto, não há tratamento melhor do que uma boa prevenção. Portanto, o ideal é proteger a pele com filtro solar se você ficar exposto à radiação.

Além disso, você deve proteger a pele em dias ensolarados e em dias frios ou nublados, pois os raios UV chegam da mesma forma, não com tanta intensidade, mas continuam a penetrar no corpo.

Efeitos do sol no aparecimento do câncer de pele

A pele usa a luz solar para ajudar a produzir vitamina D. Essa vitamina é importante para a formação óssea. No entanto, às vezes, os raios UV podem ser prejudiciais.

Os raios UV penetram nas camadas externas da pele e passam para as camadas mais profundas, onde podem danificar ou matar as células da pelePessoas que têm pouca melanina e se queimam muito facilmente devem se proteger ainda mais. Além disso, elas devem limitar o tempo total de exposição ao sol, principalmente a exposição entre 10h e 17h.

A exposição frequente aos raios ultravioleta por vários anos é a principal causa de câncer de pele. Por esse motivo, é importante revisar e detectar manchas ou alterações suspeitas em uma lesão cutânea existente. A detecção e o tratamento precoces são essenciais para aumentar as taxas de sobrevivência ao câncer de pele.

Talvez você possa se interessar: Dermatologista esclarece dúvidas relacionadas aos cuidados com a pele

Remédios naturais para tratar o rosto queimado pelo sol

1. Melancia e melão

Melão e melancia
Melancia e melão são frutas hidratantes que podem refrescar a pele e ajudar a aliviar as queimaduras.

Se o dano já está feito e, infelizmente, seu rosto está queimado pelo sol, há um remédio natural em duas frutas: melancia e melão. No caso da melancia, a casca é utilizada para aliviar a dor das queimaduras, pois possui um alto efeito hidratante.

  • Primeiro, lave a queimadura com água fria e aplique suavemente a casca de uma fatia de melancia na área afetada.
  • Esse efeito aumenta se a casca de melancia ainda tiver um pouco de polpa. Em seguida, deixe descansar por cerca de 15 minutos e lave a área novamente com água fria.

No caso do melão, o que é realmente útil é a polpa. Portanto, para tratar o rosto queimado pelo sol, você deve extrair todas as sementes de dentro da fruta. Depois de limpo de sementes, retire toda a polpa e crie uma espécie de massa pastosa.

  • Usando uma gaze, espalhe a polpa sobre a área queimada e deixe-a em contato por cerca de 10 minutos. Em seguida, retire-a e lave o rosto com água fria.

2. Gel de aloe vera natural para tratar o rosto queimado pelo sol

O cristal que a planta aloe vera contém é preenchido com água e nutrientes essenciais que estimulam o reparo celular para restaurar a pele afetada pelo sol. Suas propriedades combatem a secura e acalmam a irritação causada pelas queimaduras.

  • O que você deve fazer é cortar uma folha desta planta e extrair o gel que ela contém por dentro. Em seguida, limpe a área afetada e aplique uma quantidade generosa do gel.
  • Aguarde até secar e remova os excessos com uma toalha úmida. No caso de a queimadura ser recente, aplique este gel duas ou três vezes ao dia.

Não deixe de ler: Queimaduras em crianças: como agir

3. Chá de camomila

Chá de camomila
O chá de camomila é um tônico natural que ajuda a regenerar a pele após ataques causados ​​pelos raios UV do sol.

A camomila tem uma infinidade de propriedades medicinais calmantes e anti-inflamatórias. Ambas as propriedades são ideais para tratar o rosto queimado pelo sol e a coceira que essas lesões provocam.

  • Para usá-la, prepare uma infusão e deixe esfriar. Use um pano ou uma toalha para molhar a infusão e aplicá-la na área afetada.

Conclusão…

Apesar de existirem muitos remédios naturais para tratar o rosto queimado pelo sol, é essencial evitar que isso aconteça. As queimaduras solares e os raios ultravioletas são o principal fator de risco para câncer de pele; portanto, não há desculpas para não nos protegermos deles.

  • Watson M, Holman DM, Maguire-Eisen M. Ultraviolet Radiation Exposure and Its Impact on Skin Cancer Risk. Semin Oncol Nurs. 2016;32(3):241–254. doi:10.1016/j.soncn.2016.05.005
  • Slavin JL, Lloyd B. Health benefits of fruits and vegetables. Adv Nutr. 2012;3(4):506–516. Published 2012 Jul 6. doi:10.3945/an.112.002154
  • Egoumenides L, Gauthier A, Barial S, et al. A Specific Melon Concentrate Exhibits Photoprotective Effects from Antioxidant Activity in Healthy Adults. Nutrients. 2018;10(4):437. Published 2018 Mar 31. doi:10.3390/nu10040437
  • Klein, A. D., & Penneys, N. S. (1988). Aloe vera. Journal of the American Academy of Dermatology. https://doi.org/10.1016/S0190-9622(88)70095-X
  • Srivastava JK, Shankar E, Gupta S. Chamomile: A herbal medicine of the past with bright future. Mol Med Rep. 2010;3(6):895–901. doi:10.3892/mmr.2010.377