Repelentes naturais para formigas

13 Setembro, 2020
Hortelã, lavanda e vinagre de maçã são alguns dos repelentes naturais para formigas que você pode usar.

Existem alguns repelentes naturais para formigas que você pode usar se for necessário. Podem ser preparados facilmente com ingredientes simples e costumam apresentar um aroma agradável. O mais importante é que eles ajudam a manter a casa limpa e livre desses insetos.

Embora as formigas não façam mal à saúde, há quem não goste da sua presença e, por isso, prefira espantá-las.

As formigas

As formigas são insetos que podem comer praticamente qualquer coisaNa verdade, elas se alimentam de qualquer tipo de substância orgânica, seja animal ou vegetal. Isso inclui alimentos como ervas, carnes, frutas, laticínios, vegetais, óleos, sucos, nozes, cereais, açúcar ou sementes.

Repelentes naturais para formigas

Elas costumam viver em lugares escondidos e escuros, seja no campo, deserto, selva e em áreas urbanas ou industriais; onde tiverem a oportunidade de obter alimentos com facilidade, elas podem aparecer. Por isso, qualquer lugar com vegetação verde sempre vai ter formigas por perto.

Às vezes, elas podem construir suas colônias em plantas, ao redor das suas raízes. Embora isso não costume ser um problema, quando as formigas decidem morar na planta que decora um quarto ou uma determinada parte do jardim, pode haver um conflito de interesses.

Leia também: Pragas e doenças de plantas

Repelentes naturais para formigas

Aqui estão alguns dos repelentes naturais que você pode usar para espantar as formigas da sua casa ou jardim.

1. Vinagre de maçã

Vinagre de maçã

O vinagre é um produto ideal para limpar a casa e também para afastar as pragas. Se as formigas entraram na sua cozinha, limpe com uma mistura de vinagre de maçã e água morna (proporção de 50-50). Isso vai funcionar porque esses insetos não toleram seu cheiro, e os ácidos do vinagre são tóxicos para elas.

2. Giz ou talco

O giz usado na escola ou o talco de bebê podem ser dois repelentes domésticos muito eficazes para combater as formigas. Desenhe uma linha borrifando qualquer um desses dois elementos sobre o local por onde as formigas passam. Assim, você poderá assustá-las.

3. Repelentes naturais para formigas: suco de limão

O limão é um dos repelentes naturais mais eficazes para formigas, e o seu teor ácido faz com que elas se confundam e percam a direção.

Borrife limão no caminho das formigas e nas portas e janelas. Você pode fazer isso diretamente ou diluindo o limão em água, conforme considerar apropriado.

4. Grãos de café

Os grãos de café, além de neutralizar outros odores, repelem as formigas. Para fazer isso, misture os grãos de café com bicarbonato de sódio e polvilhe onde for necessário.

5. Hortelã

Hortelã

O óleo essencial de hortelã pode ajudá-lo a eliminar as formigas do seu jardim ao colocar algumas gotas nos batentes das portas e janelas. Outra opção é preparar sacos de hortelã seca e pendurá-los nos cantos das janelas.

6. Cascas de cítricos ou de pepino

Já falamos sobre as propriedades do suco de limão como repelente de formigas. No entanto, é possível aumentar o efeito do suco de limão se adicionarmos também as cascas deste cítrico, bem como as de laranja, toranja ou tangerina.

As cascas de pepino são muito eficazes porque, quando elas se decompõem, tornam-se tóxicas para as formigas e elas as evitam.

7. Plantas aromáticas como repelentes naturais para as formigas

As plantas aromáticas, como lavanda, hortelã, menta, alfazema e calêndula, podem ajudar a espantar as formigas da sua casa, pois o cheiro que exalam fará com que elas se afastem.

Não deixe de ler: 5 usos incomuns do extrato de lavanda

8. Água de rosas com sabão

Embora as formigas não desgostem da água, o mesmo não acontece com o sabão. Com ele, elas não conseguem se mover livremente. Portanto, para preparar um repelente simples para formigas, misture algumas gotas de sabão ou detergente líquido com um pouco de água de rosas.

Receitas de repelentes naturais para formigas

Caso tenha muitas formigas em casa, você pode considerar a preparação dos seguintes repelentes:

  • Receita nº 1: em um frasco de 250 ml de sabonete líquido para as mãos, coloque 30 ml de cada uma das seguintes essências: malaleuca, rosa, canela, menta, poejo e citronela. Em seguida, em um spray borrifador, coloque dois copos de água e duas colheres grandes da mistura anterior. Borrife a mistura nos lugares onde as formigas costumam ser encontradas.
  • Receita nº 2: em um spray borrifador, adicione 250 ml de água, uma colher grande de molho picante ou pimenta, ¼ de xícara de sabonete líquido e uma colher pequena de essência de hortelã-pimenta ou menta. Depois, basta borrifar a mistura por onde os insetos costumam passar.
  • Receita nº 3: amasse um punhado de urtiga em um pilão e acrescente cinco litros de água, colocando para ferver durante meia hora. Depois desse tempo, deixe descansar por cinco horas. Depois, borrife pela casa.

Agora que você conhece alguns repelentes naturais para formigas com aromas muito agradáveis, qual deles você vai experimentar?