
Você é capaz de mencionar 8 alimentos mais gordurosos? Não é segredo para ninguém que o consumo excessivo de gordura representa um risco à saúde. Não apenas influencia o ganho de peso, mas está intimamente relacionado a distúrbios do sistema…
Além de obter grandes quantidades de água e minerais, ao comer pepino com frequência conseguimos um efeito purificador em nosso organismo, além de fortalecer nosso sistema imunológico.
Consumir pepino com frequência é muito benéfico para a saúde. É um vegetal que possui muitas propriedades benéficas para o nosso organismo. Principalmente porque nos fornece uma grande quantidade de água, o que o torna um alimento de baixa caloria, muito útil para a perda de peso.
Embora quase todos pensem que o pepino é um vegetal, na realidade é uma fruta, porque pertence à mesma família onde estão incluídos o melão, a abóbora e a melancia. No entanto, devido ao seu sabor um pouco amargo, nos acostumamos a comê-lo em saladas e outras preparações similares.
Hoje nós lhe falaremos em detalhes as razões pelas quais é muito conveniente que você inclua essa fruta na dieta. Deve ser consumido preferencialmente com casca, pois é muito rica em fibras. Isso nos ajudará a aliviar alguns problemas relacionados ao estômago, como a azia e o peso.
O pepino lhe aporta muito poucas calorias, já que muito do seu conteúdo é água. A ingestão calórica por 100 gramas é de apenas 13 calorias, das quais 97% são líquidas.
Por sua vez, é pobre em carboidratos e possui alto teor de vitaminas A, B, C e D, além de minerais. Estes incluem o ferro, potássio, fósforo, cálcio e magnésio.
Finalmente, contém muita fibra, por isso o consumo dessa fruta é excelente para dietas de perda de peso. Devido ao seu grande valor nutricional podemos dizer que é um alimento extraordinário, pois proporciona benefícios para as diferentes áreas do nosso organismo.
Também recomendamos que leia: 5 interessantes usos do pepino em sua rotina de beleza
Um dos usos mais conhecidos do pepino está relacionado a tratamentos estéticos. A casca tem grandes quantidades de vitamina C e ácido cafeico. Estes micronutrientes podem reduzir a inflamação, aliviar as irritações da pele em geral, e ajudam a manter a pele saudável.
Por este motivo é frequentemente utilizado em todos os tipos de tratamentos para a pele, e para o contorno dos olhos. Além disso, essa fruta também ajuda a combater doenças dermatológicas, como a psoríase, o eczema e a acne.
Agora, a casca do pepino não é boa apenas quando usada de forma externa. Também pode ser consumida como um batido. Quando misturado com água e limão permite limpar e depurar o organismo.
Este vegetal contém quantidades importantes de um componente conhecido como sílica. Este composto tem a capacidade de fortalecer e regenerar os tecidos do nosso organismo.
Entre os mais favorecidos pela ingestão de pepino estão os músculos, os tendões, as cartilagens, os ligamentos e os ossos. Esta é uma razão mais que suficiente para consumi-lo com frequência, como parte da dieta.
O pepino é rico em vários minerais como potássio e magnésio e também contém fibras, todos estes contribuem para uma boa saúde cardiovascular.
Esses micronutrientes promovem a circulação sanguínea ajudando a prevenir a sua elevação ou, mantendo-a nos níveis adequados, também reduz a pressão arterial.
No que diz respeito ao seu alto teor de minerais e vitaminas, ao comermos pepino com frequência, ajudamos a evitar a azia e o peso no estômago.
Isto se deve à sua contribuição de água, fibras, magnésio e potássio. No entanto, você deve ter em mente que esses minerais se encontram principalmente na casca; por isso procure não descartá-la.
Da mesma forma, ele funciona como um excelente diurético, devido à sua composição aquosa. Assim, ajuda a eliminar as gorduras alojadas nos tecidos, e impede a retenção de líquidos.
Além de todos os benefícios que mencionamos acima, é ideal consumir pepino frequentemente na dieta, pois é um mecanismo extraordinário para nos proteger de fatores externos, que podem nos causar danos.
Apesar de todos os benefícios que explicamos, existem algumas contraindicações. Principalmente, o pepino contém um componente conhecido como cucurbitacina, que quando consumido em grandes quantidades pode causar gases e indigestão.
Por esta razão, recomenda-se consumir pepino de forma moderada, principalmente aquelas pessoas que sofrem constantemente de indigestão e gases.
Finalmente, essa fruta é altamente diurética, por isso pode produzir desidratação. No entanto, para que isso aconteça é necessário consumir uma quantidade muito alta.