Benefícios de comer pepino com frequência  

· 18 de fevereiro de 2019
Além de obter grandes quantidades de água e minerais, ao comer pepino com frequência conseguimos um efeito purificador em nosso organismo, além de fortalecer nosso sistema imunológico.

Consumir pepino com frequência é muito benéfico para a saúde. É um vegetal que possui muitas propriedades benéficas para o nosso organismo. Principalmente porque nos fornece uma grande quantidade de água, o que o torna um alimento de baixa caloria, muito útil para a perda de peso.

Embora quase todos pensem que o pepino é um vegetal, na realidade é uma fruta, porque pertence à mesma família onde estão incluídos o melão, a abóbora e a melancia. No entanto, devido ao seu sabor um pouco amargo, nos acostumamos a comê-lo em saladas e outras preparações similares.

Hoje nós lhe falaremos em detalhes as razões pelas quais é muito conveniente que você inclua essa fruta na dieta. Deve ser consumido preferencialmente com casca, pois é muito rica em fibras. Isso nos ajudará a aliviar alguns problemas relacionados ao estômago, como a azia e o peso.

O pepino na dieta

Salada de pepinos

O pepino lhe aporta muito poucas calorias, já que muito do seu conteúdo é água. A ingestão calórica por 100 gramas é de apenas 13 calorias, das quais 97% são líquidas.

Por sua vez, é pobre em carboidratos e possui alto teor de vitaminas A, B, C e D, além de minerais. Estes incluem o ferro, potássio, fósforo, cálcio e  magnésio.

Finalmente, contém muita fibra, por isso o consumo dessa fruta é excelente para dietas de perda de peso. Devido ao seu grande valor nutricional podemos dizer que é um alimento extraordinário, pois proporciona benefícios para as diferentes áreas do nosso organismo.

Também recomendamos que leia: 5 interessantes usos do pepino em sua rotina de beleza

Benefícios de comer pepino com frequência para a pele

Um dos usos mais conhecidos do pepino está relacionado a tratamentos estéticos. A casca tem grandes quantidades de vitamina C e ácido cafeico. Estes micronutrientes podem reduzir a inflamação, aliviar as irritações da pele em geral, e ajudam a manter a pele saudável.

Por este motivo é frequentemente utilizado em todos os tipos de tratamentos para a pele, e para o contorno dos olhos. Além disso, essa fruta também ajuda a combater doenças dermatológicas, como a psoríase, o eczema e a acne.

Agora, a casca do pepino não é boa apenas quando usada de forma externa. Também pode ser consumida como um batido. Quando misturado com água e limão permite limpar e depurar o organismo.

Máscara de pepinos para a pele

Benefícios para os tecidos

Este vegetal contém quantidades importantes de um componente conhecido como sílica. Este composto tem a capacidade de fortalecer e regenerar os tecidos do nosso organismo.

Entre os mais favorecidos pela ingestão de pepino estão os músculos, os tendões, as cartilagens, os ligamentos e os ossos. Esta é uma razão mais que suficiente para consumi-lo com frequência, como parte da dieta.

Não perca: Tônico de camomila e pepino para firmar a pele

Benefícios para o sistema cardiovascular

O pepino é rico em vários minerais como potássio e magnésio e também contém fibras, todos estes contribuem para uma boa saúde cardiovascular.

Esses micronutrientes promovem a circulação sanguínea ajudando a prevenir a sua elevação ou, mantendo-a nos níveis adequados, também reduz a pressão arterial.

Benefícios para a digestão

No que diz respeito ao seu alto teor de minerais e vitaminas, ao comermos pepino com frequência, ajudamos a evitar a azia e o peso no estômago.

Isto se deve à sua contribuição de água, fibras, magnésio e potássio. No entanto, você deve ter em mente que esses minerais se encontram principalmente na casca; por isso procure não descartá-la.

Da mesma forma, ele funciona como um excelente diurético, devido à sua composição aquosa. Assim, ajuda a eliminar as gorduras alojadas nos tecidos, e impede a retenção de líquidos.

O pepino como protetor

Além de todos os benefícios que mencionamos acima, é ideal consumir pepino frequentemente na dieta, pois é um mecanismo extraordinário para nos proteger de fatores externos, que podem nos causar danos.

  • Primeiro, repara a mucosa intestinal e do estômago, protegendo ambos os órgãos, e eliminando as toxinas.
  • Essa fruta também ajuda no bom estado de nossas defesas. Tem um alto teor de vitaminas B, que fortalecem o sistema imunológico. Da mesma forma, a vitamina C previne resfriados, e promove processos de cura.
  • Nos protege dos elementos tóxicos que podem estar presentes nos alimentos que comemos e, de modo geral, no meio ambiente.
Pepino guardado em frascos

Contraindicações

Apesar de todos os benefícios que explicamos, existem algumas contraindicações. Principalmente, o pepino contém um componente conhecido como cucurbitacina, que quando consumido em grandes quantidades pode causar gases e indigestão.

Por esta razão, recomenda-se consumir pepino de forma moderada, principalmente aquelas pessoas que sofrem constantemente de indigestão e gases.

Finalmente, essa fruta é altamente diurética, por isso pode produzir desidratação. No entanto, para que isso aconteça é necessário consumir uma quantidade muito alta.

  • Ji, L., Gao, W., Wei, J., Pu, L., Yang, J., & Guo, C. (2015). In vivo antioxidant properties of lotus root and cucumber: A pilot comparative study in aged subjects. Journal of Nutrition, Health and Aging. https://doi.org/10.1007/s12603-015-0524-x
  • Kumar, D., Kumar, S., Singh, J., Narender, Rashmi, Vashistha, B. D., & Singh, N. (2010). Free Radical Scavenging and Analgesic Activities of Cucumis sativus L. Fruit Extract. Journal of Young Pharmacists. https://doi.org/10.4103/0975-1483.71627
  • Heidari, H., Kamalinejad, M., Noubarani, M., Rahmati, M., Jafarian, I., Adiban, H., & Eskandari, M. R. (2016). Protective mechanisms of Cucumis sativus in diabetes-related models of oxidative stress and carbonyl stress. BioImpacts. https://doi.org/10.15171/bi.2016.05
  • Cucumbers. (n.d.).
    whfoods.com/genpage.php?tname=foodspice&dbid=42