Ideias para renovar o lavatório do banheiro

A área do lavatório é o lugar que você sempre quer renovar para que fique bonito. Há muitas ideias simples, econômicas e que trazem grandes mudanças que podem ajudá-lo. Confira!
Ideias para renovar o lavatório do banheiro

Última atualização: 13 Agosto, 2021

Você pode achar que fazer algumas mudanças será muito caro, porque talvez tenha que contratar uma pessoa especializada. Porém, os próprios moradores podem fazer reformas eficazes, modernas e econômicas. A seguir, compartilhamos algumas ideias para renovar o lavatório do seu banheiro ou lavabo!

As pessoas sempre estão de olho no design e nas novas tendências da moda. Geralmente, elas são motivo de atenção e planos para o futuro. É assim que, dia após dia, novos tipos de decoração vão surgindo e a casa se torna um lugar para explorar novos estilos.

É interessante renovar a área do lavatório, pois é uma das partes mais importantes da casa. Por se tratar de uma das áreas destinadas à higiene pessoal diária, é fundamental que esteja sempre com uma boa aparência, transmita sensações de limpeza, ordem e cuidado.

Há uma diferença entre lavabo e banheiro. O banheiro é usado pela família toda, enquanto reservamos o lavabo para as visitas. É claro que ambos merecem um cuidado especial, portanto, a área do lavatório deve se destacar nos dois ambientes.

5 ideias para renovar o lavatório do banheiro

O primeiro passo a ter em conta ao renovar a área do lavatório é a preparação. Esta fase é essencial para que a pessoa analise e decida quais são os elementos que parecem não harmoniosos e que precisam de uma mudança urgente.

Da mesma forma, é o momento em que se definem as técnicas que serão usadas, bem como o desenho dos novos elementos que podemos agregar e a distribuição adequada. É imprescindível realizar uma preparação que lhe permita considerar todos os detalhes e estabelecer um esquema mental claro do resultado que se pretende alcançar.

Existem ideias de todos os tipos, dependendo dos gostos e dos espaços para trabalhar. Podemos considerar desde as mais simples até algumas que requerem mais elaboração para renovar o lavatório do banheiro ou lavabo.

Renovar o lavatório do banheiro com dicas simples
Como o lavatório é uma área associada à limpeza e asseio, o projeto deve ser orientado nessa direção.

1. Pintura da parede

A simples mudança de cor da parede pode ser um ponto de partida para notar mudanças consideráveis ​​e dar um toque especial à área do lavatório.

Os motivos são múltiplos. Talvez a pintura atual tenha desbotado ou você tenha se apaixonado por uma nova cor que surgiu no mercado e que acompanha melhor a estrutura do banheiro.

O ponto decisivo a levar em conta na hora de especificar essa ideia será selecionar uma tinta de boa qualidade, que garanta que seu estado seja preservado e não sofra alterações devido a fatores como a umidade.

2. Pintar os azulejos para renovar o lavatório

Talvez você goste da cor das paredes, mas acha que os azulejos estão gastos ou não combinam. Apesar disso, não é que já tenham completado seu ciclo e que você deva descartá-los. Existem alternativas inovadoras para renovar o lavatório com os mesmos azulejos.

O caminho é muito simples e eficaz, pois o que se pode fazer é pintar esses azulejos para rejuvenescê-los e conseguir uma aparência diferente. Para obter os resultados esperados, é imprescindível lixar para que a tinta adira melhor; em seguida, pinte com o produto esmaltado e por último, limpe entre as juntas dos azulejos.

3. Colocação de azulejos ou revestimentos adesivos

Não existe uma maneira única de renovar os azulejos instalados há algum tempo. Outra técnica que pode ser barata e fornecer um design exclusivo é comprar revestimentos adesivos para colocar.

Algumas pessoas podem pensar que o sistema de pintura de azulejos leva mais tempo e não é suficiente para a mudança radical que imaginam. Nesse caso, a solução seria recorrer a azulejos adesivos que estão no mercado com diferentes desenhos e cores para contrastar e combinar.

Antes de fazer isso, limpe a parede para que o adesivo possa ser fixado suavemente e de maneira uniforme. Depois disso, retire o plástico de cima para que o novo estilo seja esculpido como um azulejo. São duas apresentações: algumas que ocupam toda a extensão da parede e outras que você deve colocar quadro a quadro.

4. Papel de parede para renovar o lavatório

Uma nova técnica apareceu recentemente: o papel de parede que cobre toda a parede e substitui a tinta. Esta escolha, pela diversidade dos padrões, fará com que o local tenha um aspecto mais moderno e não pareça estático.

Além disso, esta ideia permite evocar locais específicos no interior da casa e recriar um estilo original com outros tipos de texturas. Recomenda-se o papel de parede de vinil para a área do lavatório, pois ele protege da umidade e pode ser limpo sem que se deteriore.

Beleza da pia do banheiro
Pequenos objetos e decorações fazem parte do design da pia e são detalhes importantes para o toque final.

5. Móveis e acessórios para renovar o lavatório

Quando se trata de inovar, você também pode pensar em um elemento-chave, como um móvel. Se você está buscando uma renovação sem grandes mudanças extremas, você pode manter os mesmos móveis e pintá-los para se adequar a um novo estilo. Se, pelo contrário, você quiser reformar o local, pode incluir móveis novos a preços acessíveis.

Os pequenos detalhes não devem ser esquecidos, pois incluir acessórios decora o espaço e contribui para um bom resultado. Espelhos, estantes, cômodas ou toalhas dão mais destaque, realçam as cores das paredes e permitem fazer belas combinações.

Isso também pode te interessar: 9 decorações de banheiro que você vai gostar

Renovar o lavatório envolve planejamento e esmero

Algumas das recomendações finais para renovar o lavatório do seu banheiro são as seguintes:

  • Faça uma boa fase de planejamento para selecionar uma grande ideia, ajustar o orçamento e executar sem improvisação.
  • Oriente-se sobre a técnica certa para evitar danos aos produtos adquiridos e à área do banheiro em geral.
  • Observe todos os detalhes. Do maior ao menor, tudo influencia na hora de criar um novo espaço.
  • Você pode misturar várias ideias ao mesmo tempo, se o espaço permitir. Ou seja, alterne o papel vinílico com os azulejos pintados se esta for uma boa combinação.
Pode interessar a você...
Como modernizar o banheiro de forma econômica e fácil
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como modernizar o banheiro de forma econômica e fácil

Pode acontecer de você se cansar da aparência de um espaço da casa e pretender implementar uma mudança. Confira ideias para modernizar seu banheiro...



  • Gibbs, Jenny, and Simon Osborne. Diseño de interiores: Guía útil para estudiantes y profesionales. Editorial Gustavo Gile, SA, 2006.
  • GUTIÉRREZ, PALOMA MIGOYA. “El color en el diseño de interiores.” CSIF Revistas (2010): 1-10.