Plantas para o banheiro que você deve ter

· 7 de fevereiro de 2019
Descubra as 6 plantas ideais para decorar o banheiro e desfrute de seus múltiplos benefícios. Elas não só mudam o lugar esteticamente, mas também adicionam cor e vida!

Colocar plantas para o banheiro te trará múltiplos benefícios, já que elas enchem cada lugar da casa de vida e purificam o ar. O banheiro costuma ser o lugar ideal para o desenvolvimento de determinadas plantas, porque reúne as condições ideais de umidade que elas precisam para viver.

De acordo com o Feng Shui, é sumamente recomendável que tenham plantas em todos os ambientes de sua casa, assim obterá uma boa circulação de energia. Esta teoria oriental afirma que as plantas, por meio de sua função clorofílica, prendem os raios de sol (Yang) e liberam energia (Yin) no entorno. Nesta maneira otimizam o fluxo energético.

As melhores plantas para o banheiro

As características do banheiro são excelentes para o crescimento de plantas pelo excesso de umidade e calor do lugar. De fato, é possível recuperar plantas murchas colocando-as neste espaço da casa. A grande diferença está na luz natural que cada banheiro recebe, já que existem plantas que precisam de muito mais luz do que outras. Te mostraremos que tipo de plantas é compatível com cada tipo banheiro. Confira.

1. Bambu

Bambu é uma das plantas para o banheiro

Esta é uma planta verde que se adapta perfeitamente ao ambiente do banheiro. Precisa de pouca luz para crescer, o que a torna perfeita para banheiros escuros. É aconselhável que fique em frente a um espelho, para que ele projete a luz natural. Você deve ter os seguintes cuidados:

  • Regue com bastante água. É uma planta aquática, consequentemente, a irrigação é fundamental.
  • Não exponha à luz solar de forma direta ou indireta. Esta planta precisa de pouca luz.
  • Use fertilizantes.

Também pode te interessar: Benefícios de ter plantas em casa

2. Babosa

Babosa é uma das plantas para o banheiro

Esta planta é também conhecida como aloe vera. Adapta-se perfeitamente ao ambiente que existe no banheiro, mas diferente da planta anterior, precisa de muita luz para seu desenvolvimento. Além dos benefícios já mencionados, esta planta em especial possui numerosas propriedades. Por isso lhe são dados diversos usos, alguns deles são:

  • Você pode usar o gel que suas folhas tem de maneira local para aliviar queimaduras causadas pela exposição ao sol.
  • Seu uso local na mucosa bucal alivia as aftas.
  • Ingerir este gel ajuda a combater os problemas de prisão de ventre ou de cólon.
  • Combate e previne a acne.
  • Se você usa o gel como máscara, te ajuda a eliminar a caspa do cabelo.

3. Potus

Esta planta se adapta perfeitamente ao ambiente úmido do banheiro. É de interior, já que não resiste muito à luz direta do sol; ainda assim precisa de luz. Te recomendamos não colocá-la em lugares muito escuros porque pode murchar.  Como não precisa de um vaso com terra para crescer, você pode mantê-la perfeitamente em um recipiente com água.

4. Plantas para o banheiro como as heras ou samambaias

Samambaia é uma das plantas para o banheiro

Este tipo de plantas e outras trepadeiras são ideais para o seu banheiro. Costuma se estender por grandes espaços e enchem o lugar de verde e de vida. Elas precisam de poucos cuidados, e o seguinte deve ser considerado:

  • Em primeiro lugar, o entorno de umidade deve ser alto.
  • Por outro lado, procure regá-las com frequência.
  • Também, devem receber bastante luz, mas não de forma direta.
  • É importante que o lugar tenha uma boa ventilação.
  • Finalmente, não é necessário podá-las, elas se adaptam ao ambiente.

5. Espada-de-São-Jorge

A espada-de-São-Jorge é uma planta bonita com folhas verdes alongadas em forma de espada  e bordas amarelas que crescem para cima. Eles são ideais para uma decoração moderna. Adaptam-se perfeitamente a este tipo de ambientes com alta umidade e absorvem parte dela. Também não precisam de muita luz natural, portanto, essas plantas são uma ótima escolha para o banheiro.

Leia também: 8 plantas que purificam o ar em sua casa

6. Jacinto

Esta planta tem flores muito bonitas e coloridas que podem decorar cada canto do seu banheiro. Criam um belo contraste com o verde de suas folhas. Você não precisa de muita irrigação e recomendamos que a interrompa quando a planta tiver florescido.

Em conclusão, se você coloca as plantas adequadas e cuida delas do jeito certo, poderá desfrutar de um ambiente natural em seu banheiro. Descubra-as!