Remédios naturais para o tratamento da bursite

· 13 de agosto de 2018
Uma das causas da bursite é a sobrecarga nas articulações. Adore bons hábitos para fortalecê-las e, por sua vez, não forçá-las em excesso.

É muito comum que depois de submeter nossas articulações a pancadas, excesso de esforço físico ou atividades exigentes que não fazemos com frequência, desenvolveremos bursite. Tem ideia do que é a bursite? É a inflamação daqueles sacos cheios de líquido que rodeiam as articulações. Os sacos nos permitem a mobilização dos tendões e ligamentos, proporcionando o movimento articular.

Como reconhecer se tem bursite? Fácil: preste atenção aos sinais clínicos, tais como:

  • Aumento de volume na articulação afetada;
  • Dor à mobilização;
  • Melhoria paulatina da dor ao repousar.

Se suspeita de bursite, o que deve fazer? Em primeira instância, procurar um médico. Este é seu principal aliado para combater a esta doença que pode surgir em qualquer uma das articulações.

Ao conversar contigo o médico dará ênfase em perguntar sobre a sua ocupação, as atividades que realizou durante o dia e todos aqueles fatores externos que puderam originar a bursite. Posteriormente mobilizará a articulação afetada por meio do uso de manobras médicas.

Incluirá dentro do plano de estudos a realização de um exame de sangue e radiografia para descartar outras patologias.

O médico me diagnosticou com bursite, o que faço agora? Principalmente, não entre em pânico. Por sorte é uma patologia curável, cujos tratamentos e medidas de cuidado são bem simples e fáceis de cumprir.

São múltiplas as alternativas de tratamento. Dependerá de você o uso destes 6 remédios naturais para o tratamento da bursite. São boas ferramentas aplicáveis desde a comodidade de casa.

1. Repouso e compressas frias

Gelo ajuda no tratamento da bursite

O repouso é a base fundamental do tratamento. Manter a articulação afetada sem usar, apoiada em uma superfície suave, ajudará no alívio da dor.

  • Consecutivamente deve aplicar gelo ou compressas frias a cada 20 minutos para ajudar na maior parte da inflamação.
  • Lembre-se sempre de manter esta rotina constante durante, pelo menos 4 ou 5 dias.

Leia: Remédios naturais para a dor nas articulações

2. O vinagre de maçã

Este liquido é usado desde a antiguidade no império romano como ingrediente gastronômico, é um remédio natural anti-inflamatório bastante efetivo para o tratamento da bursite. Permite a alcalinização do sangue por meio de certas substâncias minerais como o fósforo, cálcio e potássio.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã (15 ml)
  • 1 colher de sopa de mel (25 g)

O que fazer?

  • Misture ambos os ingredientes, aplique-os na região afetada e cubra com uma toalha por 15 minutos.
  • Oferece alívio imediato e melhoria do inchaço.

3. Gengibre

Esta raiz nos permite preparar um remédio muito efetivo para o alívio da dor. Tem múltiplos benefícios antioxidantes, anti-inflamatórios e analgésicos.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de gengibre ralado (45 g)
  • 1 copo de água (200 ml)

O que fazer?

  • Coloque o gengibre em infusão em um copo de água quente para depois aplicá-lo sob a articulação.
  • Repita o tratamento 2 ou 3 vezes ao dia.

4. Óleos essenciais

O uso de óleos de noz moscada, coco ou menta em forma de massagem contínua sob a articulação, favorece a circulação. Também ajuda no alívio da dor e da inflamação.

Esta técnica era usada pela medicina oriental no tratamento de doenças reumatológicas. Hoje em dia se mantém como uma terapia altamente efetiva.

5. Comer de forma saudável

Verduras que ajudam no tratamento da bursite

A dieta desempenha um papel fundamental na captação de nutrientes necessários para o reparo ósseo e o relaxamento do músculo. São múltiplos os minerais recomendados:

  • O magnésio é um dos elementos essenciais para a fixação de cálcio e fósforo. Alimentos como o cacau em pó, amêndoas, sementes de abóbora, melancia e girassol são ricas neste mineral.
  • Com a associação de vitamina A e B à dieta habitual, consegue-se o efeito anti-inflamatório desejado na articulação com bursite. A cenoura, o tomate e as frutas cítricas são ricos nestes nutrientes.

Descubra: 3 razões para incluir o magnésio na alimentação

6. Mudança do estilo de vida

Um dos pontos principais é retomar nosso estilo de vida depois de ter sofrido de bursite. A parte do repouso e o uso de terapia analgésica, recomenda-se a aplicação de certas mudanças à sua rotina diária.

  • Desta forma evitaremos a piora da dor ou perpetuar a imobilidade funcional da articulação.
  • A prática da natação favorece a fortificação da massa muscular e promove a frouxidão dos tendões.
  • Também deve usar sapatos baixos e cômodos que não incomodem a andar. Lembre-se de diminuir as caminhadas de distâncias largas.

Por último, lembre-se de fazer sempre check-ups médicos. Estes te proporcionarão as ferramentas necessárias e as terapias que mais se adaptem ao seu estilo de vida para conseguir o bem-estar físico e mental.

Tente com a medicina natural e prove estes 6 remédios naturais que te ajudarão como tratamento da bursite.