Remédios naturais para o tratamento da bursite
É muito comum que depois de submeter nossas articulações a pancadas, excesso de esforço físico ou atividades exigentes que não fazemos com frequência, desenvolveremos bursite. Tem ideia do que é a bursite? É a inflamação daqueles sacos cheios de líquido que rodeiam as articulações. Os sacos nos permitem a mobilização dos tendões e ligamentos, proporcionando o movimento articular.
Como reconhecer se tem bursite? Fácil: preste atenção aos sinais clínicos, tais como:
- Aumento de volume na articulação afetada;
- Dor à mobilização;
- Melhoria paulatina da dor ao repousar.
Se suspeita de bursite, o que deve fazer? Em primeira instância, procurar um médico. Este é seu principal aliado para combater a esta doença que pode surgir em qualquer uma das articulações.
Ao conversar contigo o médico dará ênfase em perguntar sobre a sua ocupação, as atividades que realizou durante o dia e todos aqueles fatores externos que puderam originar a bursite. Posteriormente mobilizará a articulação afetada por meio do uso de manobras médicas.
Incluirá dentro do plano de estudos a realização de um exame de sangue e radiografia para descartar outras patologias.
O médico me diagnosticou com bursite, o que faço agora? Principalmente, não entre em pânico. Por sorte é uma patologia curável, cujos tratamentos e medidas de cuidado são bem simples e fáceis de cumprir.
São múltiplas as alternativas de tratamento. Dependerá de você o uso destes 6 remédios naturais para o tratamento da bursite. São boas ferramentas aplicáveis desde a comodidade de casa.
1. Repouso e compressas frias
O repouso é a base fundamental do tratamento. Manter a articulação afetada sem usar, apoiada em uma superfície suave, ajudará no alívio da dor.
- Consecutivamente deve aplicar gelo ou compressas frias a cada 20 minutos para ajudar na maior parte da inflamação.
- Lembre-se sempre de manter esta rotina constante durante, pelo menos 4 ou 5 dias.
2. O vinagre de maçã
Este liquido é usado desde a antiguidade no império romano como ingrediente gastronômico, é um remédio natural anti-inflamatório bastante efetivo para o tratamento da bursite. Permite a alcalinização do sangue por meio de certas substâncias minerais como o fósforo, cálcio e potássio.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de vinagre de maçã (15 ml)
- 1 colher de sopa de mel (25 g)
O que fazer?
- Misture ambos os ingredientes, aplique-os na região afetada e cubra com uma toalha por 15 minutos.
- Oferece alívio imediato e melhoria do inchaço.
3. Gengibre
Esta raiz nos permite preparar um remédio muito efetivo para o alívio da dor. Tem múltiplos benefícios antioxidantes, anti-inflamatórios e analgésicos.
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de gengibre ralado (45 g)
- 1 copo de água (200 ml)
O que fazer?
- Coloque o gengibre em infusão em um copo de água quente para depois aplicá-lo sob a articulação.
- Repita o tratamento 2 ou 3 vezes ao dia.
4. Óleos essenciais
O uso de óleos de noz moscada, coco ou menta em forma de massagem contínua sob a articulação, favorece a circulação. Também ajuda no alívio da dor e da inflamação.
Esta técnica era usada pela medicina oriental no tratamento de doenças reumatológicas. Hoje em dia se mantém como uma terapia altamente efetiva.
5. Comer de forma saudável
A dieta desempenha um papel fundamental na captação de nutrientes necessários para o reparo ósseo e o relaxamento do músculo. São múltiplos os minerais recomendados:
- O magnésio é um dos elementos essenciais para a fixação de cálcio e fósforo. Alimentos como o cacau em pó, amêndoas, sementes de abóbora, melancia e girassol são ricas neste mineral.
- Com a associação de vitamina A e B à dieta habitual, consegue-se o efeito anti-inflamatório desejado na articulação com bursite. A cenoura, o tomate e as frutas cítricas são ricos nestes nutrientes.
6. Mudança do estilo de vida
Um dos pontos principais é retomar nosso estilo de vida depois de ter sofrido de bursite. A parte do repouso e o uso de terapia analgésica, recomenda-se a aplicação de certas mudanças à sua rotina diária.
- Desta forma evitaremos a piora da dor ou perpetuar a imobilidade funcional da articulação.
- A prática da natação favorece a fortificação da massa muscular e promove a frouxidão dos tendões.
- Também deve usar sapatos baixos e cômodos que não incomodem a andar. Lembre-se de diminuir as caminhadas de distâncias largas.
Por último, lembre-se de fazer sempre check-ups médicos. Estes te proporcionarão as ferramentas necessárias e as terapias que mais se adaptem ao seu estilo de vida para conseguir o bem-estar físico e mental.
Tente com a medicina natural e prove estes 6 remédios naturais que te ajudarão como tratamento da bursite.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Sayegh, E. T., & Strauch, R. J. (2014). Treatment of olecranon bursitis: a systematic review. Archives of Orthopaedic and Trauma Surgery. https://doi.org/10.1007/s00402-014-2088-3
- Aaron, D. L., Patel, A., Kayiaros, S., & Calfee, R. (2011). Four common types of bursitis: Diagnosis and management. Journal of the American Academy of Orthopaedic Surgeons. https://doi.org/10.5435/00124635-201106000-00006
- Budak, N. H., Aykin, E., Seydim, A. C., Greene, A. K., & Guzel-Seydim, Z. B. (2014). Functional Properties of Vinegar. Journal of Food Science. https://doi.org/10.1111/1750-3841.12434
- Grzanna, R., Lindmark, L., & Frondoza, C. G. (2005). Ginger—An Herbal Medicinal Product with Broad Anti-Inflammatory Actions. Journal of Medicinal Food. https://doi.org/10.1089/jmf.2005.8.125
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.