Remédios naturais feitos à base de carvão vegetal

As propriedades físicas do carvão vegetal e sua constituição química outorgam benefícios medicinais que podem ser de grande ajuda na hora de combater diferentes problemas de saúde.

Última atualização: 23 Novembro, 2018

Quando falamos do carvão vegetal como remédio natural, não nos referimos ao carvão usado como combustível. Esse é um material sólido e frágil que se produz pelo aquecimento em altas temperaturas da madeira. 

Também é feito pela queima de alguns resíduos de vegetais e frutos como a casca do coco, eucalipto, salgueiro, pinheiro ou carvalho, entre outros.

Desde a antiguidade, era aproveitado como um forte depurativo. As propriedades físicas e sua constituição química lhe outorgam benefícios medicinais.

Alguma vez você imaginou usar remédios naturais feitos à base de carvão vegetal? Como muitas pessoas desconhecem seus benefícios para a saúde, fizemos esse artigo para tirar todas as dúvidas. Confira!

Remédios depurativos

Quando misturamos carvão com água obtemos uma substância pastosa com poucos efeitos nocivos para o corpo ao ser ingerida por via oral.

É bastante útil em casos extremos de intoxicação por ingestão de fármacos como:

  • Aspirina
  • Ópio
  • Anfetaminas
  • Histamina
  • Morfina
  • Penicilina

Seu efeito se baseia na propriedade de se aderir à molécula a nível intestinal e combater seu efeito nocivo. É utilizado com muita frequência em salas de emergência.

Descubra: Os melhores anti-inflamatórios naturais

Remédios anti-inflamatórios

Ao fazer a pasta comentada anteriormente, pode aplicá-la como um creme. Em uma compressa, coloque-a sobre as feridas causadas por picadas de insetos ou répteis.

Tem propriedades anti-inflamatórias e curativas que evitam a infecção das picadas de certos insetos. Também é efetiva para o tratamento de certas doenças crônicas da pele como psoríase, eczemas e certas dermatites.

Recomenda-se como remédio natural para idosos que ingerem muitos medicamentos. Este evita a superdosagem e os efeitos adversos dos mesmos.

Remédios contra gases e diarreias

Suas propriedades anti-inflamatórias não só se limitam à pele. Com relação ao efeito a nível gastrointestinal, também é usado como remédio caseiro para o tratamento das diarreias, indigestão e colite.

  • Com a ingestão de uma colher (5 g) a cada 4 horas, estaremos fornecendo ao corpo a capacidade para deter as evacuações líquidas e os incômodos estomacais.

Remédios contra as infecções oculares

Nossos olhos constantemente se encontram expostos a diferentes substâncias irritantes dispersas no ar, como o pó, pólen, monóxido de carbono.

Também, devido ao contato contínuo com nossas mãos, estamos bastante expostos às bactérias de nossa pele que podem penetrar na conjuntiva ocular.

Por isso se recomenda o uso do carvão vegetal sobre a superfície das pálpebras. Sua finalidade é a de reduzir o inchaço, combatendo por sua vez a infecção bacteriana, graças as suas propriedades.

Remédio contra a ressaca

Bebeu mais da conta? Aqueles incômodos depois da ingestão desmesurada de álcool são ruins. Mal-estar geral, náuseas, dor de cabeça ou vômitos são alguns dos vários efeitos indesejados.

Pelos problemas gastrointestinais anteriormente mencionados, o carvão vegetal é usado como remédio natural e é bastante efetivo para reduzir os sintomas da ressaca.

Ingredientes

  • 1 colher de carvão ativado (5 g)
  • 1 copo de água (200 ml)

O que devemos fazer?

  • Basta misturar ambos os ingredientes e ingerir.
  • Ao misturar com uma pequena colher com água, estaremos ingerindo um digestivo e anti-inflamatório natural tão efetivo quanto a aspirina.

Remédios estéticos

Quem não gostaria de ter uma pele livre de acne? Aplique as máscaras com pasta de carvão vegetal sobre a superfície do rosto, especificamente na zona T do rosto, durante 10 a 15 minutos.

Depois disso, estará desfrutando de seus efeitos benéficos sobre a pele: remoção de cravos, clareamento da pele e eliminação de impurezas nos poros. Também é útil em peles sensíveis e maltratadas por tantos produtos químicos.

Recomenda-se seu uso como enxaguante bucal em pacientes com problemas dentais.

Conheça: As melhores máscaras para o rosto

Ingredientes

  • 1/2 colher de carvão vegetal (2 g)
  • 1/2 copo de água (100 ml)

O que devo fazer?

  • Misture ambos os ingredientes e faça bochechos, sem engolir.
  • Um ou dois gargarejos ajudarão a combater os problemas de mau-hálito, inflamação das gengivas e úlceras orais. Além disso, estaremos contribuindo para o branqueamento dos dentes.

São vários os efeitos benéficos, muitas vezes desconhecidos, do carvão vegetal como remédio natural. O que está esperando? Torne-o em um remédio indispensável em seu kit de primeiros socorros.

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 formas de usar o carvão ativado que você não conhecia

Nos últimos anos, várias formas de usar o carvão ativado se tornaram populares, tanto na área da saúde quanto na da beleza. Conheça-as!



  • Juurlink, D. N. (2016). Activated charcoal for acute overdose: A reappraisal. British Journal of Clinical Pharmacology. https://doi.org/10.1111/bcp.12793
  • Hift, R. J., Todd, G., Meissner, P. N., & Kirsch, R. E. (2003). Administration of oral activated charcoal in variegate porphyria results in a paradoxical clinical and biochemical deterioration. British Journal of Dermatology. https://doi.org/10.1111/j.1365-2133.2003.05548.x