Remédios naturais feitos à base de carvão vegetal

· 24 de novembro de 2018
As propriedades físicas do carvão vegetal e sua constituição química outorgam benefícios medicinais que podem ser de grande ajuda na hora de combater diferentes problemas de saúde.

Quando falamos do carvão vegetal como remédio natural, não nos referimos ao carvão usado como combustível. Esse é um material sólido e frágil que se produz pelo aquecimento em altas temperaturas da madeira. 

Também é feito pela queima de alguns resíduos de vegetais e frutos como a casca do coco, eucalipto, salgueiro, pinheiro ou carvalho, entre outros.

Desde a antiguidade, era aproveitado como um forte depurativo. As propriedades físicas e sua constituição química lhe outorgam benefícios medicinais.

Alguma vez você imaginou usar remédios naturais feitos à base de carvão vegetal? Como muitas pessoas desconhecem seus benefícios para a saúde, fizemos esse artigo para tirar todas as dúvidas. Confira!

Remédios depurativos

Remédio feito à base de carvão vegetal em pó

Quando misturamos carvão com água obtemos uma substância pastosa com poucos efeitos nocivos para o corpo ao ser ingerida por via oral.

É bastante útil em casos extremos de intoxicação por ingestão de fármacos como:

  • Aspirina
  • Ópio
  • Anfetaminas
  • Histamina
  • Morfina
  • Penicilina

Seu efeito se baseia na propriedade de se aderir à molécula a nível intestinal e combater seu efeito nocivo. É utilizado com muita frequência em salas de emergência.

Descubra: Os melhores anti-inflamatórios naturais

Remédios anti-inflamatórios

Ao fazer a pasta comentada anteriormente, pode aplicá-la como um creme. Em uma compressa, coloque-a sobre as feridas causadas por picadas de insetos ou répteis.

Tem propriedades anti-inflamatórias e curativas que evitam a infecção das picadas de certos insetos. Também é efetiva para o tratamento de certas doenças crônicas da pele como psoríase, eczemas e certas dermatites.

Recomenda-se como remédio natural para idosos que ingerem muitos medicamentos. Este evita a superdosagem e os efeitos adversos dos mesmos.

Remédios contra gases e diarreias

Suas propriedades anti-inflamatórias não só se limitam à pele. Com relação ao efeito a nível gastrointestinal, também é usado como remédio caseiro para o tratamento das diarreias, indigestão e colite.

  • Com a ingestão de uma colher (5 g) a cada 4 horas, estaremos fornecendo ao corpo a capacidade para deter as evacuações líquidas e os incômodos estomacais.

Remédios contra as infecções oculares

Nossos olhos constantemente se encontram expostos a diferentes substâncias irritantes dispersas no ar, como o pó, pólen, monóxido de carbono.

Também, devido ao contato contínuo com nossas mãos, estamos bastante expostos às bactérias de nossa pele que podem penetrar na conjuntiva ocular.

Por isso se recomenda o uso do carvão vegetal sobre a superfície das pálpebras. Sua finalidade é a de reduzir o inchaço, combatendo por sua vez a infecção bacteriana, graças as suas propriedades.

Remédio contra a ressaca

Bebeu mais da conta? Aqueles incômodos depois da ingestão desmesurada de álcool são ruins. Mal-estar geral, náuseas, dor de cabeça ou vômitos são alguns dos vários efeitos indesejados.

Pelos problemas gastrointestinais anteriormente mencionados, o carvão vegetal é usado como remédio natural e é bastante efetivo para reduzir os sintomas da ressaca.

Ingredientes

  • 1 colher de carvão ativado (5 g)
  • 1 copo de água (200 ml)

O que devemos fazer?

  • Basta misturar ambos os ingredientes e ingerir.
  • Ao misturar com uma pequena colher com água, estaremos ingerindo um digestivo e anti-inflamatório natural tão efetivo quanto a aspirina.

Remédios estéticos

Carvão vegetal

Quem não gostaria de ter uma pele livre de acne? Aplique as máscaras com pasta de carvão vegetal sobre a superfície do rosto, especificamente na zona T do rosto, durante 10 a 15 minutos.

Depois disso, estará desfrutando de seus efeitos benéficos sobre a pele: remoção de cravos, clareamento da pele e eliminação de impurezas nos poros. Também é útil em peles sensíveis e maltratadas por tantos produtos químicos.

Recomenda-se seu uso como enxaguante bucal em pacientes com problemas dentais.

Conheça: As melhores máscaras para o rosto

Ingredientes

  • 1/2 colher de carvão vegetal (2 g)
  • 1/2 copo de água (100 ml)

O que devo fazer?

  • Misture ambos os ingredientes e faça bochechos, sem engolir.
  • Um ou dois gargarejos ajudarão a combater os problemas de mau-hálito, inflamação das gengivas e úlceras orais. Além disso, estaremos contribuindo para o branqueamento dos dentes.

São vários os efeitos benéficos, muitas vezes desconhecidos, do carvão vegetal como remédio natural. O que está esperando? Torne-o em um remédio indispensável em seu kit de primeiros socorros.