Remédios naturais feitos à base de carvão vegetal
Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López
Quando falamos do carvão vegetal como remédio natural, não nos referimos ao carvão usado como combustível. Esse é um material sólido e frágil que se produz pelo aquecimento em altas temperaturas da madeira.
Também é feito pela queima de alguns resíduos de vegetais e frutos como a casca do coco, eucalipto, salgueiro, pinheiro ou carvalho, entre outros.
Desde a antiguidade, era aproveitado como um forte depurativo. As propriedades físicas e sua constituição química lhe outorgam benefícios medicinais.
Alguma vez você imaginou usar remédios naturais feitos à base de carvão vegetal? Como muitas pessoas desconhecem seus benefícios para a saúde, fizemos esse artigo para tirar todas as dúvidas. Confira!
Remédios depurativos
Quando misturamos carvão com água obtemos uma substância pastosa com poucos efeitos nocivos para o corpo ao ser ingerida por via oral.
É bastante útil em casos extremos de intoxicação por ingestão de fármacos como:
- Aspirina
- Ópio
- Anfetaminas
- Histamina
- Morfina
- Penicilina
Seu efeito se baseia na propriedade de se aderir à molécula a nível intestinal e combater seu efeito nocivo. É utilizado com muita frequência em salas de emergência.
Descubra: Os melhores anti-inflamatórios naturais
Remédios anti-inflamatórios
Ao fazer a pasta comentada anteriormente, pode aplicá-la como um creme. Em uma compressa, coloque-a sobre as feridas causadas por picadas de insetos ou répteis.
Tem propriedades anti-inflamatórias e curativas que evitam a infecção das picadas de certos insetos. Também é efetiva para o tratamento de certas doenças crônicas da pele como psoríase, eczemas e certas dermatites.
Recomenda-se como remédio natural para idosos que ingerem muitos medicamentos. Este evita a superdosagem e os efeitos adversos dos mesmos.
Remédios contra gases e diarreias
Suas propriedades anti-inflamatórias não só se limitam à pele. Com relação ao efeito a nível gastrointestinal, também é usado como remédio caseiro para o tratamento das diarreias, indigestão e colite.
- Com a ingestão de uma colher (5 g) a cada 4 horas, estaremos fornecendo ao corpo a capacidade para deter as evacuações líquidas e os incômodos estomacais.
Remédios contra as infecções oculares
Nossos olhos constantemente se encontram expostos a diferentes substâncias irritantes dispersas no ar, como o pó, pólen, monóxido de carbono.
Também, devido ao contato contínuo com nossas mãos, estamos bastante expostos às bactérias de nossa pele que podem penetrar na conjuntiva ocular.
Por isso se recomenda o uso do carvão vegetal sobre a superfície das pálpebras. Sua finalidade é a de reduzir o inchaço, combatendo por sua vez a infecção bacteriana, graças as suas propriedades.
Remédio contra a ressaca
Bebeu mais da conta? Aqueles incômodos depois da ingestão desmesurada de álcool são ruins. Mal-estar geral, náuseas, dor de cabeça ou vômitos são alguns dos vários efeitos indesejados.
Pelos problemas gastrointestinais anteriormente mencionados, o carvão vegetal é usado como remédio natural e é bastante efetivo para reduzir os sintomas da ressaca.
Ingredientes
- 1 colher de carvão ativado (5 g)
- 1 copo de água (200 ml)
O que devemos fazer?
- Basta misturar ambos os ingredientes e ingerir.
- Ao misturar com uma pequena colher com água, estaremos ingerindo um digestivo e anti-inflamatório natural tão efetivo quanto a aspirina.
Remédios estéticos
Quem não gostaria de ter uma pele livre de acne? Aplique as máscaras com pasta de carvão vegetal sobre a superfície do rosto, especificamente na zona T do rosto, durante 10 a 15 minutos.
Depois disso, estará desfrutando de seus efeitos benéficos sobre a pele: remoção de cravos, clareamento da pele e eliminação de impurezas nos poros. Também é útil em peles sensíveis e maltratadas por tantos produtos químicos.
Recomenda-se seu uso como enxaguante bucal em pacientes com problemas dentais.
Conheça: As melhores máscaras para o rosto
Ingredientes
- 1/2 colher de carvão vegetal (2 g)
- 1/2 copo de água (100 ml)
O que devo fazer?
- Misture ambos os ingredientes e faça bochechos, sem engolir.
- Um ou dois gargarejos ajudarão a combater os problemas de mau-hálito, inflamação das gengivas e úlceras orais. Além disso, estaremos contribuindo para o branqueamento dos dentes.
São vários os efeitos benéficos, muitas vezes desconhecidos, do carvão vegetal como remédio natural. O que está esperando? Torne-o em um remédio indispensável em seu kit de primeiros socorros.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Juurlink, D. N. (2016). Activated charcoal for acute overdose: A reappraisal. British Journal of Clinical Pharmacology. https://doi.org/10.1111/bcp.12793
- Hift, R. J., Todd, G., Meissner, P. N., & Kirsch, R. E. (2003). Administration of oral activated charcoal in variegate porphyria results in a paradoxical clinical and biochemical deterioration. British Journal of Dermatology. https://doi.org/10.1111/j.1365-2133.2003.05548.x
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.