Logo image
Logo image

Remédios naturais para lidar com a queda de cabelo

4 minutos
Se você sofrer com a queda de cabelo, sabe o quanto esta condição é incômoda e desagradável. Conheça algumas maneiras de tratá-la naturalmente.
Remédios naturais para lidar com a queda de cabelo
Karla Henríquez

Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez

Última atualização: 20 dezembro, 2022

Lidar com a queda de cabelo pode ser algo extremamente desagradável e frustrante. É triste ver todos aqueles fios espalhados pelo chão, ou presos na escova de cabelo após penteá-los. Entretanto, isso não é definitivo e nós podemos trabalhar para reverter a situação.

Para lidar com a queda de cabelo, um dos principais fatores é entender o motivo que está causando o problema. Pode ser algum fator hormonal, uma deficiência nutricional, o uso de determinados medicamentos, um caso de estresse físico ou emocional, etc.

Vale a pena consultar um médico para investigar o que está provocando a queda de cabelo, para que seja possível tratá-la pela raiz, dependendo das particularidades de cada caso.

Além disso, também podemos fazer uso de remédios naturais que podem contribuir para frear a queda e, além disso, estimular o crescimento de novos fios para que possamos voltar a ter um cabelo forte e saudável.

Hoje, em nosso espaço, queremos compartilhar algumas soluções caseiras que nos ajudam a combater a queda de cabelo. Não deixe de conhecê-las a seguir.

1. Aloe vera para lidar com a queda de cabelo

Some figure

O aloe vera é amplamente conhecido por seus benefícios para o cabelo e para a pele, e ele também pode ajudar a combater a queda dos fios.

O gel desta planta conta com diversas vitaminas e minerais que fazem com que o cabelo cresça, além de contribuir para desobstruir os folículos capilares.

Para utilizá-lo, basta aplicar um pouco do gel de uma folha no couro cabeludo, fazendo suaves massagens para que ele possa penetrar bem.

Leia também: Como cuidar do couro cabeludo todos os dias?

Deixe agir durante algumas horas ou então durante a noite, e enxágue com água morna. Repita entre 3 e 4 vezes por semana.

2. Ovos para lidar com a queda de cabelo

As proteínas são nutrientes fundamentais para a saúde capilar, e os ovos contêm uma das melhores combinações de proteínas que existe.

Por isso, eles podem ajudar a combater a queda e estimular o crescimento dos fios. Aproveite a seguinte receita:

  • Pegue dois ovos e separe as gemas das claras.
  • Misture as gemas com um pouco de azeite de oliva.
  • Massageie o couro cabeludo suavemente com a mistura, durante cerca de 15 minutos.
  • Enxágue com água fria.

3. Infusão de alecrim para lidar com a queda de cabelo

Some figure

O alecrim é uma excelente erva para o cuidado com os cabelos. Ele estimula e melhora a circulação no couro cabeludo, promovendo o crescimento dos fios e contribuindo para frear a queda.

Além disso, ele ainda nutre e limpa o cabelo, e até previne o surgimento dos cabelos brancos.

Para utilizá-lo, basta fazer uma infusão com um punhado de alecrim e água. Em seguida, deixe esfriar, coe as folhas, e você terá a água de alecrim.

Em seguida, basta aplicar no couro cabeludo, fazendo suaves massagens para intensificar a penetração da água no mesmo.

Deixe agir e não enxágue. Você pode mantê-lo no cabelo durante a noite e enxaguá-lo pela manhã.

4. Feno-grego para lidar com a queda de cabelo

As sementes de feno grego são um remédio um pouco menos conhecido, mas nem por isso são menos eficazes no combate à queda de cabelo.

Além disso, elas irão ajudar a fazer com que o seu cabelo cresça muito mais rápido, forte e saudável. Para utilizar o feno grego, confira a seguinte receita:

  • Deixe três colheres de sementes de molho em água por um período entre oito e dez horas.
  • Em seguida, triture as sementes para que elas se transformem em uma pasta.
  • Aplique a pasta no cabelo e, principalmente, no couro cabeludo, fazendo suaves massagens.
  • Deixe agir durante cerca de 30 minutos e enxágue com água morna.
  • Aplique o tratamento regularmente, uma vez por semana, para ver os resultados.

Para potencializar os mesmos, você também pode enxaguar o cabelo com a água na qual as sementes de feno grego ficaram de molho.

5. Flor de hibisco para lidar com a queda de cabelo

A flor de hibisco possui diversas propriedades naturais que ajudam a combater a queda de cabelo. Além de promover o crescimento, ela ainda pode ser usada para deter a caspa e fortalecer os fios.

Descubra: Conselhos efetivos e fáceis para combater a caspa

Confira esta receita para aproveitar todos os seus benefícios:

  • Coloque em um recipiente duas xícaras de óleo de coco e 10 flores de hibisco.
  • Aqueça a solução para fazer uma infusão. Em seguida, coe e fique com o óleo.
  • Aplique-o nos cabelos antes de ir dormir. Lave o cabelo pela manhã.
  • Repita algumas vezes por semana para obter melhores resultados.

Atenção

Lembre-se de que, conforme falamos anteriormente, o uso destes remédios não irá resolver completamente o problema se a causa por trás da queda dos fios não for investigada.

Vale a pena consultar um médico para se livrar da queda de cabelo de maneira definitiva e de acordo com as especificidades do seu organismo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • NCBI. (2013). Promotion of hair growth by Rosmarinus officinalis leaf extract. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22517595
  • MEDIZIN, K., Schoen, C., Bielfeldt, S., & Reimann, J. (2006). Fenugreek+micronutrients: Efficacy of a food supplement against hair loss. Kosmetische Medizin (Vol. 27).
  • NCBI. (2002). Onion juice (Allium cepa L.), a new topical treatment for alopecia areata. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12126069
  • NCBI. (2015). The Potential Benefits of Red Beetroot Supplementation in Health and Disease. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4425174/

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.