3 remédios de cenoura para combater a diarreia

09 Junho, 2020
Você está sofrendo de diarreia? Você tem episódios de diarreia com frequência? Esses três remédios à base de cenoura podem ser a solução para os seus problemas.
 

A cenoura é um vegetal muito rico em betacaroteno. Muitos entendem a importância de incluí-la na alimentação, mas poucos sabem que a cenoura também ajuda a combater a diarreia. Hoje, você conhecerá 3 remédios que têm esse ingrediente como base e que irão ajudá-lo a se sentir melhor.

Uma das grandes razões pelas quais os remédios de cenoura são recomendados para a diarreia é porque eles são adstringentes. Isso é afirmado no artigo Crenças e conhecimento de um grupo de médicos sobre o gerenciamento da dieta de crianças com diarreia aguda’.

Por esse motivo, os remédios de cenoura para combater a diarreia são uma excelente opção natural, tanto para crianças quanto para adultos. Vamos ver algumas formas de aumentar o seu consumo quando estivermos sofrendo com essa condição.

Remédios à base de cenoura para combater a diarreia

A diarreia é um dos distúrbios intestinais mais frequentes, como apontado no artigo Diarreia aguda. Ela causa cólicas muito dolorosas e uma necessidade constante de ir ao banheiro, o que pode nos afetar bastante se tivermos que ir trabalhar ou participar de algum evento.

Homem com dor de barriga
A diarreia é acompanhada por desconforto abdominal e desidratação. Esses remédios de cenoura ajudam a minimizar esses sintomas.
 

A seguir, apresentaremos três remédios de cenoura que são adstringentes e que nos ajudarão a reduzir a diarreia e a nos sentirmos muito melhor o mais rápido possível. Escolha o que melhor se adaptar às suas circunstâncias atuais.

1. Cenoura crua

A cenoura crua é um excelente remédio para o tratamento da diarreia, especialmente se você tiver que ir trabalhar ou ficar longe de casa. Você pode levar uma cenoura na mochila ou em um tupperware sem nenhum problema. Considere os seguintes pontos:

  • Leve a cenoura descascada: assim, você evitará o incômodo de ter que descascá-la.
  • Corte-a em palitos: uma opção confortável para consumir a cenoura fora de casa.

Se você for almoçar longe de casa, pode levar um pequeno tupperware com salada e cenoura crua. Outros alimentos que também têm ação adstringente são o arroz e o frango. Não hesite em usá-los para complementar a sua refeição à base de cenoura.

Descubra também: Como preparar um xarope de cenoura contra o resfriado, a tosse e a gripe

2. Sopa de cenoura

A sopa de cenoura é uma excelente maneira de combater a diarreia. Esse prato quente costuma cair muito bem por aliviar o desconforto causado por essa condição intestinal desagradável. A seguir, vamos ver como prepará-la.

Ingredientes

  • 8 cenouras
  • 2 cebolas
  • 3 dentes de alho
  • 1 litro de água
  • Azeite de oliva
  • Sal
  • Cebolinha

Modo de preparo

  • Coloque uma panela no fogo e adicione um fio de azeite.
  • Adicione as cebolas picadas e os dentes de alho inteiros.
  • Não se esqueça de adicionar as cenouras picadas.
 
  • Deixe no fogo por, em média, 10 minutos antes de adicionar a água.
  • Mantenha a receita no fogo por 20 minutos.
  • Após esse tempo, retire os dentes de alho (se quiser) e bata tudo.
  • Para finalizar, adicione a cebolinha e tome a sopa bem quente.
Sopa de cenoura
A sopa de cenoura é um dos remédios naturais que ajudam a combater a diarreia. Seu consumo ajuda a repor líquidos e minerais no organismo.

3. Suco de cenoura

Se você estiver no meio do verão e a sopa não lhe parecer uma boa ideia, você pode optar por fazer um suco. Além disso, não se esqueça da primeira opção que apresentamos acima (a cenoura crua), pois ela é muito interessante em dias quentes.

Para fazer o suco de cenoura, você só vai precisar adicionar 5 cenouras picadas e meio litro de água em um liquidificador. Se desejar, você também pode adicionar um pouco de mel para que o suco fique com um sabor muito mais doce e mais gostoso.

Você pode adicionar mais água se preferir um suco mais aguado. Também é possível adicionar alguma fruta ao suco, como uma maçã, que contém, como a cenoura, propriedades adstringentes.

Não deixe de ler: Quais são os benefícios das cenouras?

Recomendações ao usar a cenoura para combater a diarreia

É interessante consumir esses remédios de cenoura antes de optar por medicamentos comerciais ou outras alternativas menos naturais. No entanto, se a diarreia não melhorar, não hesite em consultar um médico imediatamente.

 

Lembre-se de que a diarreia desidrata. É por isso que, além dos remédios de cenoura que discutimos aqui, é importante ter sempre uma garrafa de água à mão. Se essa condição durar mais de dois ou três dias, você deverá consultar o seu médico.

Você já usou cenoura para tratar a diarreia alguma vez? Você sabia que ela tinha propriedades adstringentes? Neste artigo, revelamos outros alimentos que também as contêm. Portanto, tire proveito dos benefícios que eles oferecem.

  • BRAND, G., & Del Villar, A. (1957). Tratamiento de la diarrea aguda grave y toxicosis del lactante en el Hospital de Arica. Revista chilena de pediatría28(5), 370-374.
  • Cuevas Acosta, Rebeca, Rodríguez Moreno, Kety Elizabeth, Muñiz Velásquez, Valentina, Castro Correoso, Vivianne, & Maturell Comas, Mercedes. (2014). Enfermedad diarreica aguda en niños guatemaltecos menores de 5 años. MEDISAN18(11), 1515-1523. Recuperado en 05 de abril de 2019, de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1029-30192014001100005&lng=es&tlng=es.
  • Ibáñez, S., Puentes, R., Winter, A., Guajardo, J., Jeraldo, A., & Jimenez, A. (1986). Comparación de Tres Formulas Dietéticas en Lactantes con Diarrea Aguda. Revista chilena de pediatría57(2), 158-163.
  • García Bacallao, Lourdes, Vicente García Gómez, Luis, Rojo Domínguez, Delia Mercedes, & Sánchez García, Elsa. (2001). Plantas con propiedades antioxidantes. Revista Cubana de Investigaciones Biomédicas20(3), 231-235. Recuperado en 05 de abril de 2019, de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-03002001000300011&lng=es&tlng=es.