Remédios ayurvédicos para combater a tosse e os sintomas da gripe
Os remédios ayurvédicos têm propriedades calmantes que são usadas desde a antiguidade para promover o alívio da tosse, congestão, coriza e também outras manifestações clínicas da gripe. Conforme afirma um artigo publicado no Journal of Traditional and Complementary Medicine, a Ayurveda é um dos sistemas de medicina tradicional mais aceitos no mundo.
Embora as evidências científicas sobre a sua eficácia sejam limitadas, a sua abordagem holística vem demonstrando ter efeitos interessantes como um complemento para reduzir os sintomas de diversas patologias. Neste caso, vamos mostrar plantas e produtos ayurvédicos que ajudam a aliviar a gripe. Tome nota!
Remédios ayurvédicos para combater a tosse e a gripe
Em primeiro lugar, vale lembrar que a medicina ayurvédica se baseia em um sistema de crenças que sugere que o universo é composto por cinco elementos:
- Ar.
- Espaço.
- Fogo.
- Água.
- Terra.
Por sua vez, esses elementos constituem os três doshas do corpo — Vata dosha, Pitta dosha e Kapha dosha —, que controlam as funções fisiológicas básicas. Dessa forma, quando há um desequilíbrio nesses componentes, surgem as doenças.
No entanto, é possível reequilibrar os doshas por meio da adoção de um estilo de vida saudável, além de algumas ervas e remédios tradicionais. Assim, veremos em detalhes quais deles são úteis para aliviar o sistema respiratório.
1. Tulsi
Na medicina ayurvédica, usa-se as folhas de tulsi como adjuvantes para reduzir a tosse e os sintomas da gripe. De fato, ela é conhecida como “medicina da Mãe Natureza”. De acordo com uma publicação no Journal of Ayurveda and Integrative Medicine, esta planta possui propriedades adaptogênicas que promovem o bem-estar geral.
Além disso, um estudo publicado na Ayurvedic determinou que as suas características ajudam a dissolver o catarro e também a melhorar a tosse derivada de alergias, asma e outras doenças pulmonares.
Ingredientes
- 6 folhas de tulsi
- 1 litro de água.
Modo de preparo e consumo
- Primeiramente, coloque a água para ferver e adicione as folhas de tulsi.
- Reduza o fogo ao mínimo e então deixe a bebida ferver durante 10 minutos.
- Depois deste tempo, desligue o fogo, deixe repousar e coe.
- Consumir 2 ou 3 xícaras por dia.
2. Mulethi
Esta planta também é conhecida como alcaçuz. É um dos remédios ayurvédicos mais populares para lidar com a tosse.
Suas propriedades expectorantes soltam o muco das vias respiratórias. Além disso, ela também acalma a dor de garganta e aumenta o nível de energia.
Ingredientes
- 1 colher de chá de pó de mulethi (3 g).
- 1 copo de água (200ml).
Modo de preparo e consumo
- Primeiramente, adicione o pó de mulethi a um copo de água quente.
- Deixe repousar durante alguns minutos e então consuma a bebida.
- Repita a ingestão 2 vezes ao dia até sentir uma melhora.
Pode ser do seu interesse: Como preparar um xarope caseiro de tomilho e alcaçuz para aliviar a tosse
3. Pipali
A pipali, mais conhecida como pimenta longa, tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar as dores de cabeça, o mal-estar geral e a irritação das vias respiratórias. Além disso, também se atribuem a ela propriedades expectorantes que favorecem o alívio da tosse.
Ingredientes
- 1/2 colher de chá de pipali moída (1 g).
- 2 colheres de mel (30 g).
Modo de preparo e consumo
- Misture a pipali moída com as duas colheres de mel.
- Então, consuma a mistura como se fosse um xarope, 2 ou 3 vezes ao dia.
4. Cúrcuma
Na lista dos remédios ayurvédicos para tratar a tosse e a gripe, a cúrcuma ocupa um lugar muito especial. De acordo com uma pesquisa compartilhada na Viruses, a curcumina (o principal composto ativo da cúrcuma) possui propriedades antivirais que ajudam a combater os vírus da gripe.
Por outro lado, as suas propriedades anti-inflamatórias também são úteis para acalmar sintomas como, por exemplo, dores de cabeça, mal-estar geral e tosse.
Ingredientes
- 1 colher de chá de cúrcuma em pó (3 g).
- 1 xícara de água (250ml).
- gengibre (opcional)
Modo de preparo e consumo
- Primeiramente, adicione a cúrcuma a uma xícara de água fervente. Se preferir, também poderá adicionar a mesma quantidade de gengibre.
- Deixe descansar durante 5 minutos e então consuma.
- Repita a ingestão 2 ou 3 vezes ao dia até sentir alívio.
5. Giloy
O giloy é conhecido como guduchi em hindi. Caracteriza-se por suas folhas em forma de coração que são usadas para preparar uma grande variedade de remédios.
Um estudo publicado pela Feed Additives destaca a espécie como uma das plantas ayurvédicas com propriedades antivirais. Por esse motivo, o seu consumo permite ajudar a controlar os sintomas da gripe, bem como de resfriados e amigdalites.
Ingredientes
- 3 folhas de giloy.
- 2 folhas de tulsi.
- Suco de um limão.
Modo de preparo e consumo
- Primeiramente, coloque os ingredientes em um processador de alimentos para obter um suco.
- Então, consuma 2 colheres de sopa da mistura, de preferência em jejum.
- Repita o seu consumo 2 ou 3 vezes ao dia.
Recomendações para o consumo seguro dos remédios ayurvédicos para a tosse e a gripe
Preparar esses remédios ayurvédicos diante de episódios de tosse e gripe pode ser útil para lidar com o mal-estar. No entanto, é preciso ter em mente que eles não são uma cura para a doença. Portanto, é provável que os sintomas retornem após algumas horas.
Apesar disso, é importante respeitar as recomendações de consumo e não exceder as doses. Afinal, embora sejam produtos naturais, eles não estão isentos de causar reações indesejadas se tomados em excesso.
De fato, também é preciso ter cuidado em caso de doenças prévias ou se estivermos tomando medicamentos. Em linhas gerais, algumas contraindicações são as seguintes:
- Pacientes em tratamento com anticoagulantes.
- Mulheres em estado de gravidez e lactação.
- Crianças.
- Pacientes com doenças renais ou hepáticas.
- Pessoas que estão prestes a se submeter a uma cirurgia.
Finalmente, as dúvidas sobre estes produtos podem ser esclarecidas com o seu médico de família ou com um especialista em medicina complementar. Por outro lado, se a tosse ou gripe persistir, também é importante consultar um médico. Assim, o profissional poderá orientar sobre outras medidas terapêuticas capazes de contribuir para o alívio.
This might interest you...