Remédios ayurvédicos para combater a tosse e os sintomas da gripe

Alguns remédios da medicina Ayurvédica parecem ajudar a aliviar a tosse, a congestão, o mal-estar geral e outros sintomas típicos da gripe.
Remédios ayurvédicos para combater a tosse e os sintomas da gripe

Última atualização: 08 março, 2022

Os remédios ayurvédicos têm propriedades calmantes que são usadas desde a antiguidade para promover o alívio da tosse, congestão, coriza e também outras manifestações clínicas da gripe. Conforme afirma um artigo publicado no Journal of Traditional and Complementary Medicine, a Ayurveda é um dos sistemas de medicina tradicional mais aceitos no mundo.

Embora as evidências científicas sobre a sua eficácia sejam limitadas, a sua abordagem holística vem demonstrando ter efeitos interessantes como um complemento para reduzir os sintomas de diversas patologias. Neste caso, vamos mostrar plantas e produtos ayurvédicos que ajudam a aliviar a gripe. Tome nota!

Remédios ayurvédicos para combater a tosse e a gripe

Em primeiro lugar, vale lembrar que a medicina ayurvédica se baseia em um sistema de crenças que sugere que o universo é composto por cinco elementos:

  • Ar.
  • Espaço.
  • Fogo.
  • Água.
  • Terra.

Por sua vez, esses elementos constituem os três doshas do corpo — Vata dosha, Pitta dosha e Kapha dosha —, que controlam as funções fisiológicas básicas. Dessa forma, quando há um desequilíbrio nesses componentes, surgem as doenças.

No entanto, é possível reequilibrar os doshas por meio da adoção de um estilo de vida saudável, além de algumas ervas e remédios tradicionais. Assim, veremos em detalhes quais deles são úteis para aliviar o sistema respiratório.

1. Tulsi

Na medicina ayurvédica, usa-se as folhas de tulsi como adjuvantes para reduzir a tosse e os sintomas da gripe. De fato, ela é conhecida como “medicina da Mãe Natureza”. De acordo com uma publicação no Journal of Ayurveda and Integrative Medicine, esta planta possui propriedades adaptogênicas que promovem o bem-estar geral.

Além disso, um estudo publicado na Ayurvedic determinou que as suas características ajudam a dissolver o catarro e também a melhorar a tosse derivada de alergias, asma e outras doenças pulmonares.

Tulsi na medicina Ayurveda.
Tulsi é o nome de uma variedade de manjericão que é usada como remédio ayurvédico para problemas respiratórios.

Ingredientes

  • 6 folhas de tulsi
  • 1 litro de água.

Modo de preparo e consumo

  1. Primeiramente, coloque a água para ferver e adicione as folhas de tulsi.
  2. Reduza o fogo ao mínimo e então deixe a bebida ferver durante 10 minutos.
  3. Depois deste tempo, desligue o fogo, deixe repousar e coe.
  4. Consumir 2 ou 3 xícaras por dia.

2. Mulethi

Esta planta também é conhecida como alcaçuz. É um dos remédios ayurvédicos mais populares para lidar com a tosse.

Suas propriedades expectorantes soltam o muco das vias respiratórias. Além disso, ela também acalma a dor de garganta e aumenta o nível de energia.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de pó de mulethi (3 g).
  • 1 copo de água (200ml).

Modo de preparo e consumo

  1. Primeiramente, adicione o pó de mulethi a um copo de água quente.
  2. Deixe repousar durante alguns minutos e então consuma a bebida.
  3. Repita a ingestão 2 vezes ao dia até sentir uma melhora.


3. Pipali

A pipali, mais conhecida como pimenta longa, tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar as dores de cabeça, o mal-estar geral e a irritação das vias respiratórias. Além disso, também se atribuem a ela propriedades expectorantes que favorecem o alívio da tosse.

Ingredientes

  • 1/2 colher de chá de pipali moída (1 g).
  • 2 colheres de mel (30 g).

Modo de preparo e consumo

  1. Misture a pipali moída com as duas colheres de mel.
  2. Então, consuma a mistura como se fosse um xarope, 2 ou 3 vezes ao dia.

4. Cúrcuma

Na lista dos remédios ayurvédicos para tratar a tosse e a gripe, a cúrcuma ocupa um lugar muito especial. De acordo com uma pesquisa compartilhada na Viruses, a curcumina (o principal composto ativo da cúrcuma) possui propriedades antivirais que ajudam a combater os vírus da gripe.

Por outro lado, as suas propriedades anti-inflamatórias também são úteis para acalmar sintomas como, por exemplo, dores de cabeça, mal-estar geral e tosse.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de cúrcuma em pó (3 g).
  • 1 xícara de água (250ml).
  • gengibre (opcional)

Modo de preparo e consumo

  1. Primeiramente, adicione a cúrcuma a uma xícara de água fervente. Se preferir, também poderá adicionar a mesma quantidade de gengibre.
  2. Deixe descansar durante 5 minutos e então consuma.
  3. Repita a ingestão 2 ou 3 vezes ao dia até sentir alívio.

5. Giloy

O giloy é conhecido como guduchi em hindi. Caracteriza-se por suas folhas em forma de coração que são usadas para preparar uma grande variedade de remédios.

Um estudo publicado pela Feed Additives destaca a espécie como uma das plantas ayurvédicas com propriedades antivirais. Por esse motivo, o seu consumo permite ajudar a controlar os sintomas da gripe, bem como de resfriados e amigdalites.

Ingredientes

  • 3 folhas de giloy.
  • 2 folhas de tulsi.
  • Suco de um limão.

Modo de preparo e consumo

  1. Primeiramente, coloque os ingredientes em um processador de alimentos para obter um suco.
  2. Então, consuma 2 colheres de sopa da mistura, de preferência em jejum.
  3. Repita o seu consumo 2 ou 3 vezes ao dia.
Limão remédio ayurvédico contra a tosse.
O limão é uma fruta cítrica que combina bem com outros ingredientes para criar infusões antivirais.


Recomendações para o consumo seguro dos remédios ayurvédicos para a tosse e a gripe

Preparar esses remédios ayurvédicos diante de episódios de tosse e gripe pode ser útil para lidar com o mal-estar. No entanto, é preciso ter em mente que eles não são uma cura para a doença. Portanto, é provável que os sintomas retornem após algumas horas.

Apesar disso, é importante respeitar as recomendações de consumo e não exceder as doses. Afinal, embora sejam produtos naturais, eles não estão isentos de causar reações indesejadas se tomados em excesso.

De fato, também é preciso ter cuidado em caso de doenças prévias ou se estivermos tomando medicamentos. Em linhas gerais, algumas contraindicações são as seguintes:

  • Pacientes em tratamento com anticoagulantes.
  • Mulheres em estado de gravidez e lactação.
  • Crianças.
  • Pacientes com doenças renais ou hepáticas.
  • Pessoas que estão prestes a se submeter a uma cirurgia.

Finalmente, as dúvidas sobre estes produtos podem ser esclarecidas com o seu médico de família ou com um especialista em medicina complementar. Por outro lado, se a tosse ou gripe persistir, também é importante consultar um médico. Assim, o profissional poderá orientar sobre outras medidas terapêuticas capazes de contribuir para o alívio.

This might interest you...
8 especiarias essenciais na culinária indiana
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
8 especiarias essenciais na culinária indiana

As especiarias são ingredientes onipresentes na culinária indiana. Descubra quais são as mais usadas na gastronomia deste país asiático.



  • Jaiswal YS, Williams LL. A glimpse of Ayurveda – The forgotten history and principles of Indian traditional medicine. J Tradit Complement Med. 2016;7(1):50-53. Published 2016 Feb 28. doi:10.1016/j.jtcme.2016.02.002
  • Cohen MM. Tulsi – Ocimum sanctum: A herb for all reasons. J Ayurveda Integr Med. 2014;5(4):251-259. doi:10.4103/0975-9476.146554
  • Ponnusam Y, Louis T, Madhavachandran V, et al. Antioxidant Activity of The Ancient Herb, Holy Basil in CCl4-Induced Liver Injury in Rats. Ayurvedic. 2015;2(2):34-38. doi:10.14259/av.v2i2.176
  • Kumari M, Ashok BK, Ravishankar B, Pandya TN, Acharya R. Anti-inflammatory activity of two varieties of Pippali (Piper longum Linn.). Ayu. 2012;33(2):307-310. doi:10.4103/0974-8520.105258
  • Jennings MR, Parks RJ. Curcumin as an Antiviral Agent. Viruses. 2020;12(11):1242. Published 2020 Oct 31. doi:10.3390/v12111242
  • Prasad S, Aggarwal BB. Turmeric, the Golden Spice: From Traditional Medicine to Modern Medicine. In: Benzie IFF, Wachtel-Galor S, editors. Herbal Medicine: Biomolecular and Clinical Aspects. 2nd edition. Boca Raton (FL): CRC Press/Taylor & Francis; 2011. Chapter 13. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK92752/
  • Yasmin AR, Chia SL, Looi QH, Omar AR, Noordin MM, Ideris A. Herbal extracts as antiviral agents. Feed Additives. 2020;115-132. doi:10.1016/B978-0-12-814700-9.00007-8