Bebida de mamão para combater a distensão abdominal

· 6 de fevereiro de 2016
Graças às suas enzimas, o mamão pode nos ajudar a desinflamar o intestino e as paredes do estômago, uma vez que favorece a eliminação dos gases.

A distensão abdominal é um dos problemas mais comuns entre as mulheres. Todas nós sentimos, em numerosas ocasiões, uma condição irritante em que notamos a barriga inchada e cheia, como se tivéssemos comido mais do que o necessário.

É comum, toda vez que sentimos esse problema, recorrermos aos medicamentos para “aliviar o gás”. No entanto, devemos saber que a distensão abdominal tem muitas causas e, portanto, é necessário saber o que a causa antes de recorrer à automedicação.

Em geral, a barriga inchada se resolve bem com uma alimentação adequada e, acima de tudo, com remédios simples dos quais mostramos neste artigo.

Causas que originam a distensão abdominal

A “barriguinha proeminente” que notamos quase sempre ao final do dia não é um acúmulo de gordura, nem significa que aumentamos de peso de uma hora para outra.

Apesar de ser um problema comum, em algumas ocasiões a distensão abdominal pode ter sua origem em problemas que requerem um tratamento médico específico. Por isso, se você perceber que este incômodo é algo constante, não deixe de marcar uma consulta com um especialista.

Te convidamos a conhecer as causas mais comuns que originam a distensão abdominal.

Causas que originam a distensão abdominal

Prisão de ventre

A prisão de ventre é a causa mais frequente do sempre recorrente inchaço abdominal na mulher. Basta que passemos alguns dias “sem poder ir ao banheiro” para sentirmos pressão e sensação de peso no ventre.

  • O intestino se enche de toxinas e leveduras que fermentam. Estes processos internos ocasionados por substâncias de dejeto que não evacuamos de forma adequada acabam se acumulando.
  • Tenha em conta que intestinos sujos dificultam a absorção adequada de nutrientes. E mais ainda, estes nutrientes chegarão à corrente sanguínea acompanhados de substâncias de dejeto que podem nos deixar doentes.

Nunca se esqueça de que a prisão de ventre crônica requer um tratamento adequado.

Leia também: Fatores que causam prisão de ventre

A dispepsia

De acordo com os médicos, a dispepsia afeta quase 30% da população. Muitas vezes, tem origem genética, enquanto que em outras situações é provocado por bactérias como a Helicobacter pylori, que provoca sérias mudanças em nossa digestão.

  • O processo digestivo é mais lento e o esvaziamento gástrico demora muito para ocorrer.
  • Aparecem fermentações que dão lugar a gases intestinais produzidos pela microflora do cólon.
  • Nos sentimos satisfeitos comendo pouco e notamos o ventre muito apertado, com dor.

Intolerância a alimentos

Em algumas ocasiões, somos intolerantes a muitos alimentos e nem sequer percebemos. Não é preciso que apareçam vômitos e febre para perceber que somos alérgicos a um produto. Uma digestão pesada, lenta e dolorosa já é uma pista.

  • Às vezes, o intestino é incapaz de digerir com normalidade algum componente habitual de nossa dieta. É algo comum com os produtos lácteos ou os alimentos com glúten.
  • Quando um alimento não é bem digerido, o que ocorre é sua a permanência no intestino, fermentando até produzir diarreias ou prisão de ventre, além da consequente inflamação abdominal.

Retenção de líquidos

A retenção de líquidos tem sua origem em um aumento do volume do líquido intersticial, ocasionado, quase sempre, por problemas circulatórios ou renais.

Uma dieta inadequada, ou uma vida sedentária ocasionam essa inflamação dos tecidos que se localizam, na maioria dos casos, na barriga e e nas pernas. A retenção de líquidos é, junto com a prisão de ventre, uma das causas mais comuns que determinam a distensão abdominal.

Bebida de mamão contra a distensão abdominal

Bebida de mamão contra a distensão abdominal

O mamão e suas enzimas digestivas

Uma das melhores formas de combater a distensão abdominal é consumir mamão. Graças à papaína, uma enzima digestiva maravilhosa presente em sua polpa e folhas, conseguimos reduzir a inflamação do intestino e das paredes do estômago.

  • Outro dado interessante sobre o mamão é que nos permite digerir as proteínas de forma mais adequada, estimulando por sua vez reações celulares para a síntese de nutrientes.
  • As enzimas do mamão, além disso, podem ser úteis para as pessoas com problemas no pâncreas. Graças a essa fruta tropical e deliciosa, é possível melhorar a digestão, eliminar os gases e combater a distensão abdominal.

Pode te interessar: 13 benefícios das folhas de mamão

Bebida anti-inflamatória para combater a distensão abdominal

Ingredientes

  • Uma xícara de mamão picado (140 g)
  • Uma colher de aloe vera (15 g)
  • Uma colher de chá verde (10 g)
  • 1 copo de água (200 ml)

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar, faça a infusão do chá verde usando o copo de água.
  2. Com o chá pronto, deixe repousar por 20 minutos enquanto pica o mamão e tira a colher de aloe vera.
  3. Bata a infusão de chá verde, o mamão em pedaços e o aloe vera. Tente obter uma mistura bem homogênea.
  4. Se você começar o dia com este remédio natural à base de mamão, poderá notar que ao fim do dia a barriga estará mais lisa. Sua digestão deixará de ser pesada e a prisão de ventre será combatida.

Essa bebida é muito fácil de preparar e vai permitir que sua digestão melhore e combater a inflamação abdominal.

O que você acha de experimentar?

  • Amri, E., & Mamboya, F. (2012). Papain, a plant enzyme of biological importance: A review. American Journal of Biochemistry and Biotechnology. https://doi.org/10.3844/ajbbsp.2012.99.104
  • Aravind, G., Bhowmik, D., Duraivel, S., Harish, G., Jhkl, & Vbnm. (2013). Traditional and Medicinal Uses of Carica papaya. Journal of Medicinal Plants Studies1(1), 7–15. https://doi.org/10.1016/j.cclet.2010.09.004
  • Yogiraj, Vijay. Goyal, Pradeep Kumar. Chauhan, C. S. (2015). Carica papaya Linn : An Overview. International Journal of Herbal Medicine2(5), 1–8. https://doi.org/10.1021/jf1031229