Logo image
Logo image

Bebida energizante e medicinal com chá e aveia

4 minutos
O chá de rhodiola nos ajuda a reduzir o estresse crônico e o cansaço. Já a aveia nos proporciona vitaminas, minerais e uma dose extra de energia.
Bebida energizante e medicinal com chá e aveia
María Belén del Río

Escrito e verificado por bióloga, médica María Belén del Río

Escrito por Valeria Sabater
Última atualização: 01 outubro, 2022

Não é preciso ser esportista para tomar uma bebida energizante que ajude a recuperar o fôlego. Há dias em que nos levantamos mais cansados do que o normal, momentos em que nos olhamos no espelho e nos perguntamos como vamos conseguir enfrentar essa jornada.

E o que podemos dizer daquelas tardes em que voltamos para casa com dor de cabeça e ainda temos milhares de tarefas por fazer?

Não se preocupe, hoje queremos dar a você um conselho simples com o qual vai poder recuperar as forças instantaneamente. É tão fácil de preparar que vai se tornar o recurso ideal que você sempre vai querer ter à mão. Tome nota!

Bebida energizante à base de aveia e de chá de rhodiola

Some figure

Esse suco é adequado tanto para adultos como para crianças, ou mesmo para idosos. Suas propriedades são tão maravilhosas quanto eficazes.

Você quer saber mais sobre os benefícios que ele pode oferecer? Confira:

  • Combate a fadiga e a fraqueza generalizada.
  • Melhora a circulação e a oxigenação cerebral, reduzindo também a dor de cabeça.
  • Melhora a concentração.
  • Você vai obter um bom “coquetel” de antioxidantes, vitaminas e minerais, perfeitos para uma recuperação em qualquer momento que você se sentir sem forças, enjoado ou desanimado.
  • É um reconstituinte natural muito adequado também para todas as pessoas com o sistema imunológico debilitado.

Como preparar essa bebida energizante?

Ingredientes

  • 1 copo de água mineral (200 ml).
  • 2 colheres de sopa de flocos de aveia (40 gramas).
  • 1 colher ou um saquinho de chá de rhodiola (20 gramas).
  • 2 colheradas de mel (40 gramas).

É possível que você sinta curiosidade de conhecer o chá de rhodiola. Bem, começaremos  dizendo que é possível encontrá-lo facilmente em lojas especializadas em produtos naturais, e até mesmo na seção de infusões no supermercado.

É uma planta medicinal que os soldados russos costumavam usar para recuperar as forças nas batalhas.

Leia mais: Babosa, planta medicinal refrescante e cicatrizante

Na China, por exemplo, ela é conhecida como “a raiz dourada”. Nesse país lhe são atribuídas faculdades reconstituintes, energéticas e também é usada como remédio para melhorar o ânimo.

Você também deve saber que a rhodiola é conhecida por suas propriedades para reduzir o estresse crônico, tratar o cansaço e fortalecer o sistema imunológico.

É sabido que as pessoas afetadas por um nível de estresse muito alto costumam ter as defesas mais baixas e são mais suscetíveis na hora de contrair infecções e doenças virais. Então, não duvide em ter em casa o chá de rhodiola.

E o que podemos dizer dos benefícios da aveia? Falamos das suas grandes propriedades com muita frequência no nosso espaço.

Considerada um superalimento, a aveia é rica em múltiplas vitaminas e minerais. Ela regula o chamado colesterol ruim e fortalece nossa saúde em geral, ao mesmo tempo que cuida do nosso peso. A aveia é maravilhosa!

Some figure

Como preparo minha bebida energizante?

1. O primeiro passo é a decocção do chá de rhodiola

Se ele for comprado na forma infusão, basta colocar só um saquinho no bule junto com meio copo de água.

Mas se a rhodiola for comprada a granel em uma loja de produtos naturais, a decocção deve ser feita em uma panela. Para isso, acrescente 100 ml de água e deixe-a no fogo por 20 minutos.

2. O momento de preparar a aveia

Se a aveia comprada for de cocção rápida, vai ser muito mais fácil. Você só vai ter que acrescentar as duas colheres de sopa ao meio copo de água e deixar que entre em ebulição. Muito fácil.

Mas se for usada a aveia normal, vamos ter que deixá-la de molho durante duas horas.

3. Passo seguinte?

No liquidificador, vamos colocar a infusão de rhodiola e o nosso preparado de aveia. Coloque-o na potência máxima e permita que todos os componentes se unifiquem.

Você vai ver que, aos poucos, a preparação a mistura vai adquirir uma atraente cor creme de aroma agradável.

4. Passar o suco por um coador

Essa etapa serve para eliminar os restos de aveia que podem ter ficado para, depois, colocar a bebida no nosso copo favorito.

Você pode acrescentar cubinhos de gelo se desejar tomá-lo frio. Mas também é apropriado tomá-lo morno. É só uma questão de gosto.

5. Para adoçar: duas colheres de mel

Há também quem goste muito de polvilhar um pouquinho de canela por cima, pois o sabor fica muito agradável.

Além disso, cai muito bem quando chega ao estômago, é fácil de digerir e tanto adultos como crianças costumam gostar. A canela é indicada também para pessoas com diabetes.

Leia também: Água de alpiste e canela, um remédio para limpar as artérias

6. Para concluir, o último conselho: beba com calma e sentado

Aproveite esse momento com tranquilidade, relaxando um pouco. Você vai ver como, depois de meia hora, se sentirá um pouco mais forte e relaxado, além de animado.

Essa é uma bebida energizante adequada para qualquer momento. Mas lembre-se de que sempre vai ser indicado tomar só uma vez por dia, já que, se nos excedermos, a rhodiola pode chegar a nos ativar em excesso.

Você se anima a preparar esse suco à base de chá e aveia? Não duvide, combata seu cansaço com essa bebida tão simples.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Li, Y., Pham, V., Bui, M., Song, L., Wu, C., Walia, A., Uchio, E., Smith-Liu, F., & Zi, X. (2017). Rhodiola rosea L.: an Herb with Anti-Stress, Anti-Aging, and Immunostimulating Properties for Cancer Chemoprevention. In Current Pharmacology Reports. https://doi.org/10.1007/s40495-017-0106-1
  • Rasane, P., Jha, A., Sabikhi, L., Kumar, A., & Unnikrishnan, V. S. (2013). Nutritional advantages of oats and opportunities for its processing as value added foods – a review. In Journal of Food Science and Technology. https://doi.org/10.1007/s13197-013-1072-1
  • Jayachandran M, Chen J, Chung SSM, Xu B. A critical review on the impacts of β-glucans on gut microbiota and human health. J Nutr Biochem. 2018 Nov;61:101-110. doi: 10.1016/j.jnutbio.2018.06.010. Epub 2018 Aug 10. PMID: 30196242.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.