Regular os níveis de açúcar no sangue com 2 ingredientes

· 22 de abril de 2015
Como a canela reduz o açúcar de forma significativa, é muito importante consultar um médico especialista caso esteja seguindo algum outro tratamento com a mesma finalidade.

diabetes é uma doença metabólica na qual a pessoa sofre com altos níveis de açúcar no sangue, seja porque a produção de insulina é insuficiente ou porque as células do corpo não respondem adequadamente a ela.

O estilo de vida sedentário e a má alimentação são as principais causas deste problema de saúde que vem se tornando cada vez mais comum.

Segundo vários estudos, até 2013, 382 milhões de pessoas no mundo haviam sido diagnosticadas com diabetes, e esse número continua em crescimento.

Esse problema de saúde pode ser controlado, mas é muito importante que o paciente se comprometa, já que é necessário eliminar completamente da dieta todo tipo de açúcar que possa piorar a condição. 

O cuidado de uma pessoa com diabetes deve ser muito especial e devem ser feitos controles regulares para garantir que os níveis de açúcar no sangue estejam sempre estáveis. 

Ainda que seja necessário iniciar um tratamento e controle médico, também é possível recorrer a remédios caseiros que possam ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue nas pessoas com diabetes.

Descubra: 5 ervas medicinais para depurar o sangue

Controlando a diabetes com somente 2 ingredientes

Este tratamento contra a diabetes utiliza somente dois ingredientes muito econômicos, como a canela e o cravo. Ambos foram alvos de estudos e investigações que demonstraram que eles proporcionam efeitos positivos para as pessoas que sofrem de diabetes.

Canela para regular os níveis de açúcar no sangue

Um estudo recente descobriu que a canela tem propriedades que podem ajudar os pacientes que sofrem de diabetes tipo 2. Aquelas que consumiram canela durante um período prolongado conseguiram reduzir os níveis de açúcar no sangue e controlar o colesterol.

Tudo indica que a canela melhora a capacidade de regulação do açúcar, e também a eficácia da insulina.

O consumo frequente de canela ajuda a ativar enzimas que são essenciais para o organismo, já que estimulam os receptores nas células para que respondam melhor à insulina.

Leia também: Resistência à insulina, descubra por que é tão comum

Cravo para regular os níveis de açúcar no sangue

O cravo é uma especiaria bastante popular em todo o mundo por seu aroma agradável e sabor delicioso que oferece a várias receitas, também conta com várias propriedades medicinais, entre as quais se inclui sua capacidade de reduzir os altos níveis de açúcar no sangue. 

O cravo é uma das especiarias com maior poder antioxidante, pois oferece 80 mg de vitamina C para cada 100 g, além de conter carotenos, vitamina E, selênio, uma grande quantidade de minerais essenciais, fibras e fitoesteróis.

Como regular os níveis de açúcar no sangue com cravo e canela?

Canela

Como a canela e o cravo podem servir para diminuir os níveis de açúcar no sangue, é possível preparar um bom remédio natural para previnir a diabetes.

Ingredientes:

  • 4 paus de canela
  • 60 gramas de cravo
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes em um recipiente e conserve o líquido na geladeira por quatro a cinco dias. Passado o tempo recomendado, coe a mistura e beba meio copo por dia.

Contraindicações

cravo

Tenha em mente que nem todas as pessoas podem consumir este remédio de cravo e canela, já que, em alguns casos, ele pode causar alguns efeitos colaterais. Se você sofre de diabetes e quiser tomar este remédio, lembre-se antes que:

  • A canela pode piorar os problemas de saúde hepáticos.
  • Esse remédio pode reduzir significativamente os níveis de açúcar no sangue, por isso deve ser tomado com precaução caso você tome medicamentos ou outros tipos de suplementos que tenham essa mesma finalidade.
  • Alguns tipos de canela que são comercializadas possuem um composto chamado de cumaru, que pode diminuir a capacidade de coagulação do sangueÉ muito importante obter uma canela de alta qualidade e que seja confiável.
  • Se você já tiver o diagnóstico de diabetes, é importante consultar um médico antes de fazer uso deste remédio natural.