Recupere os pés e cotovelos ressecados

· 7 de janeiro de 2019
É possível aproveitar a ducha diária para esfoliar as áreas afetadas com uma luva ou escova esfoliante e, posteriormente, aplicar cremes para favorecer a hidratação.

Pés e cotovelos ressecados como resultado da exposição ao sol ou por causa das partículas contaminantes do ambiente é algo inevitável que só pode ser reduzido através da aplicação de produtos e de uma série de cuidados.

Essas áreas do corpo são mais suscetíveis ao ressecamento por desempenharem o papel de apoio do corpo em muitas superfícies com as quais temos contato durante o dia.

O problema com estas partes da pele é que são mais difíceis de tratar, já que com o passar do tempo endurecem e, nos piores casos, podem até rachar.

O resultado é uma pele que evidencia a desidratação à olho nu, que pode afetar tanto a saúde quanto a aparência estética.

Solucionar estas alterações não precisa ser uma tarefa tediosa quando se tem em casa ingredientes naturais para aliviar a situação e recuperar o bom aspecto da pele.

Dessa forma, compartilharemos um tratamento completo baseado em ingredientes naturais para poder tratar pés e cotovelos ressecados de forma rápida.

  1. Limpeza diária

Tomar-banho

Ainda que seja algo óbvio, é importante fazer uma menção especial, já que o cuidado diário representa um papel muito importante no tratamento do ressecamento da pele.

Através da limpeza básica com água e sabonete pode-se amolecer a pele grossa e, com isso, facilitar a eliminação de células mortas.

Nesse sentido, recomenda-se utilizar uma pequena escova ou luva esfoliante para tirar mais proveito deste hábito.

  1. Creme hidratante

Logo após o banho, utilize algum tipo de creme hidratante para proporcionar umidade à pele seca e, assim, oferecer nutrientes para a sua reparação.

Um creme à base de mel, aloe vera ou maçã melhora o estado destas partes do corpo devido aos seus compostos antioxidantes e regeneradores.

  1. Maior consumo de água

Para hidratar a pele de dentro para fora, não há nada melhor do que tomar bastante água todos os dias.

A água desempenha um papel muito importante na regeneração celular e contribui para diminuir o ressecamento por desidratação.

  1. Óleos umectantes

Azeite-de-oliva

Todas as noites, antes de dormir, passe um pouco de azeite de oliva ou óleo de coco nas partes afetadas, para que seus compostos hidratantes atuem durante toda a noite.

  1. Mel de abelha

Outro bom umectante natural que pode ser utilizado como complemento para aliviar a pele é o mel de abelha.

Suas propriedades antioxidantes e reparadoras ajudam a conservar a elasticidade da pele e atuam como um ótimo remédio para evitar que a mesma endureça e forme os temidos calos.

Quer saber mais? Remédios com mel para melhorar a saúde

Remédio natural para recuperar os pés e cotovelos ressecados em uma semana

Abacate

Se o problema de ressecamento nos cotovelos e nos pés estiver sendo difícil de tratar com os conselhos mostrados anteriormente, então será necessário preparar um tratamento reparador para acelerar a sua recuperação em apenas uma semana.

Trata-se da combinação de iogurte natural e abacate; ingredientes populares devido à sua capacidade para hidratar e suavizar a pele de forma natural.

O remédio só deve ser utilizado uma vez por semana; ademais, seguindo os conselhos anteriores é possível notar rapidamente os resultados.

Leia mais: 13 razões para comer mais abacate

Ingredientes

Como preparar?

  • Primeiramente, corte um abacate pela metade.
  • Em seguida, retire a polpa e, em um recipiente, amasse-a com a ajuda de um garfo.
  • Logo após obter a pasta de abacate, misture-a com o meio copo de iogurte natural e prepare um creme homogêneo.

Modo de aplicação

  • Em primeiro lugar, lave bem as áreas afetadas e, se possível, faça sempre uma esfoliação prévia.
  • Quando já estiverem bem limpas, aplique uma camada uniforme de creme de abacate fazendo suaves massagens com movimentos circulares.
  • Em seguida, deixe que o creme atue durante 45 minutos, para que seus compostos tenham tempo suficiente para fazer efeito.
  • Por fim, enxágue com água morna e aplique um hidratante.

Quando consultar um médico?

O ressecamento da pele deve ser um motivo de preocupação quando nenhum tratamento parece ser suficiente para aliviá-lo.

Os pés e os cotovelos são os que ficam ressecados com mais frequência; além disso, é normal quando há mudanças agressivas no clima.

No entanto, quando começam a endurecer e a rachar, é mais difícil tratá-los e muitas vezes pode ser necessária uma intervenção médica para que não ocorra uma infecção ou algum problema mais grave.

  • Hermes, V. C., Machado, L. E. M., Benitez, L. B., Silva, F. K. B. D., Muller, C. R., & Silva, C. D. M. D. DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÕES COSMÉTICAS UTILIZANDO ÓLEO DE ABACATE. Seminário de Iniciação Científica, 67.
  • Brito, D. S. (2018). Desenvolvimento e caracterização de máscara capilar contendo óleo coco (Cocos nucifera L.).
  • Dauber, R. A. (2015). Óleo de Coco: Uma revisão sistemática