Recupere os pés e cotovelos ressecados
Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez
Pés e cotovelos ressecados como resultado da exposição ao sol ou por causa das partículas contaminantes do ambiente é algo inevitável que só pode ser reduzido através da aplicação de produtos e de uma série de cuidados.
Essas áreas do corpo são mais suscetíveis ao ressecamento por desempenharem o papel de apoio do corpo em muitas superfícies com as quais temos contato durante o dia.
O problema com estas partes da pele é que são mais difíceis de tratar, já que com o passar do tempo endurecem e, nos piores casos, podem até rachar.
O resultado é uma pele que evidencia a desidratação à olho nu, que pode afetar tanto a saúde quanto a aparência estética.
Solucionar estas alterações não precisa ser uma tarefa tediosa quando se tem em casa ingredientes naturais para aliviar a situação e recuperar o bom aspecto da pele.
Dessa forma, compartilharemos um tratamento completo baseado em ingredientes naturais para poder tratar pés e cotovelos ressecados de forma rápida.
-
Limpeza diária
Ainda que seja algo óbvio, é importante fazer uma menção especial, já que o cuidado diário representa um papel muito importante no tratamento do ressecamento da pele.
Através da limpeza básica com água e sabonete pode-se amolecer a pele grossa e, com isso, facilitar a eliminação de células mortas.
Nesse sentido, recomenda-se utilizar uma pequena escova ou luva esfoliante para tirar mais proveito deste hábito.
-
Creme hidratante
Logo após o banho, utilize algum tipo de creme hidratante para proporcionar umidade à pele seca e, assim, oferecer nutrientes para a sua reparação.
Um creme à base de mel, aloe vera ou maçã melhora o estado destas partes do corpo devido aos seus compostos antioxidantes e regeneradores.
-
Maior consumo de água
Para hidratar a pele de dentro para fora, não há nada melhor do que tomar bastante água todos os dias.
A água desempenha um papel muito importante na regeneração celular e contribui para diminuir o ressecamento por desidratação.
-
Óleos umectantes
Todas as noites, antes de dormir, passe um pouco de azeite de oliva ou óleo de coco nas partes afetadas, para que seus compostos hidratantes atuem durante toda a noite.
-
Mel de abelha
Outro bom umectante natural que pode ser utilizado como complemento para aliviar a pele é o mel de abelha.
Suas propriedades antioxidantes e reparadoras ajudam a conservar a elasticidade da pele e atuam como um ótimo remédio para evitar que a mesma endureça e forme os temidos calos.
Quer saber mais? Remédios com mel para melhorar a saúde
Remédio natural para recuperar os pés e cotovelos ressecados em uma semana
Se o problema de ressecamento nos cotovelos e nos pés estiver sendo difícil de tratar com os conselhos mostrados anteriormente, então será necessário preparar um tratamento reparador para acelerar a sua recuperação em apenas uma semana.
Trata-se da combinação de iogurte natural e abacate; ingredientes populares devido à sua capacidade para hidratar e suavizar a pele de forma natural.
O remédio só deve ser utilizado uma vez por semana; ademais, seguindo os conselhos anteriores é possível notar rapidamente os resultados.
Leia mais: 13 razões para comer mais abacate
Ingredientes
- 1/2 copo de iogurte natural (125 g)
- 1 abacate maduro
Como preparar?
- Primeiramente, corte um abacate pela metade.
- Em seguida, retire a polpa e, em um recipiente, amasse-a com a ajuda de um garfo.
- Logo após obter a pasta de abacate, misture-a com o meio copo de iogurte natural e prepare um creme homogêneo.
Modo de aplicação
- Em primeiro lugar, lave bem as áreas afetadas e, se possível, faça sempre uma esfoliação prévia.
- Quando já estiverem bem limpas, aplique uma camada uniforme de creme de abacate fazendo suaves massagens com movimentos circulares.
- Em seguida, deixe que o creme atue durante 45 minutos, para que seus compostos tenham tempo suficiente para fazer efeito.
- Por fim, enxágue com água morna e aplique um hidratante.
Quando consultar um médico?
O ressecamento da pele deve ser um motivo de preocupação quando nenhum tratamento parece ser suficiente para aliviá-lo.
Os pés e os cotovelos são os que ficam ressecados com mais frequência; além disso, é normal quando há mudanças agressivas no clima.
No entanto, quando começam a endurecer e a rachar, é mais difícil tratá-los e muitas vezes pode ser necessária uma intervenção médica para que não ocorra uma infecção ou algum problema mais grave.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Habif, Thomas P., et al. Enfermedades de la piel: diagnóstico y tratamiento. Elsevier España, 2006.
- Ledesma, Marcela Lemus. “Natural Elements: cosmética natural y saludable.” Revista Vinculando (2015).
- Rodrigues, L. M., and P. C. Pinto. “Análisis de la influencia del grado de hidratación de la epidermis en el comportamiento biomecánico de la piel in vivo.” Ars pharmaceutica 45.1 (2004): 59-71.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.