Recomendações para viagens longas na estrada

A prevenção é essencial para fazer longas viagens na estrada. Tome nota das seguintes sugestões para evitar inconvenientes, desloque-se com segurança e transforme a sua viagem de férias em um momento agradável.
Recomendações para viagens longas na estrada

Última atualização: 29 Julho, 2021

As viagens longas na estrada despertam a sua atenção? Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, não é necessário que os deslocamentos em terra ao volante se tornem um fardo. Essa alternativa é cheia de vantagens, e a principal delas é que você controla tudo desde antes de sair de casa.

Não importa a distância, dirigir é mais barato e amplia as possibilidades de conhecer diferentes rotas. Embora seja apropriado sair com um plano, você pode improvisar se surgir algum inconveniente ou se simplesmente você gostar de viajar desse modo.

Outras vantagens do turismo ao viajar dirigindo são a possibilidade de transportar toda a bagagem que desejar, evitar filas nos terminais ou aeroportos, não ter paradas restritas, aproveitar as paisagens e ter mais liberdade.

Dicas para fazer uma viagem longa na estrada

Para que ​​as viagens longas na estrada sejam prazerosas, tenha em mente as seguintes considerações.

1. Planeje a rota

Quando você planeja com antecedência, diminui as chances de que algo dê errado. Uma vez escolhido o destino, verifique as distâncias e paradas necessárias para estabelecer um roteiro.

Inclua observações como o estado das estradas pelas quais você vai passar, os postos de combustíveis disponíveis, os hotéis e os restaurantes.

2. Esteja em dia com as leis

Use como suporte algum aplicativo de segurança no trânsito. São programas úteis com mapas digitais, informações sobre regulamentos e leis de trânsito. Alguns têm até tradutores.

O lado bom é que basta baixar em um smartphone ou tablet para contar com essa assistência.

3. Inspecione o veículo

Certifique-se de que os pneus estão em perfeitas condições (sempre leve um step), verifique o nível do óleo, agende com antecedência uma visita ao mecânico para examinar o motor e os freios. Também é importante prestar atenção às luzes e aos limpadores de para-brisa.

Assim como um kit de primeiros socorros, em longas viagens na estrada não deve faltar uma caixa com ferramentas para trocar pneus, um triângulo de posição, um extintor de incêndio, um colete refletor, uma lanterna, um macaco hidráulico e tudo o que é necessário para dirigir com segurança.

A questão do espaço para a bagagem deve ser considerada, especialmente levando em consideração a duração da viagem.

4. Conte com um copiloto

É claro que você pode fazer viagens longas sozinho, mas vale a pena ter um substituto para o volante quando você precisar. Ao revezar, ambos conseguem descansar e podem dirigir com mais concentração.

5. Prepare e avise sobre a sua partida

Atenção a esse ponto! Para evitar furtos em casa, não diga a todo mundo que você sairá de viagem. Será suficiente avisar alguém próximo que possa checar sua casa, cuidar do seu animal de estimação e pegar a correspondência.

Avise essa pessoa sobre a sua partida e, antes de sair, se houver alguma instrução específica, informe essa pessoa para que você não tenha que se distrair com ligações no caminho.

6. Tenha o essencial em mãos

São várias as exceções que fazemos na bagagem, mas não é bom ocupar tanto espaço no veículo. O que não pode faltar por nada são remédios, alimentos, artigos de higiene e roupas adequadas de acordo com o clima.

7. Não viaje sem descansar

Trajetos longos e exigentes não devem ser percorridos sem descanso prévio. Essa recomendação se aplica ao piloto e ao copiloto. Durma pelo menos 8 horas na noite anterior, para que o cansaço físico não pese tanto e você seja capaz de reagir a algum imprevisto.

Se você for viajar em grupo, os outros passageiros do carro têm a tarefa de ajudar a minimizar o estresse.

8. Faça intervalos ao percorrer um determinado trecho

O percurso se torna mais suportável se for abordado por trechos. Uma publicação do Comissariado Europeu do Automóvel afirma que o cansaço de muitas horas consecutivas produz sonolência, altera a percepção do ambiente, piora a coordenação psicomotora, altera o comportamento e afeta a capacidade de resposta, o que pode causar um acidente.

9. Leve carregadores e celulares

Não use seu celular no caminho. Opte por usá-lo apenas em casos de emergência, por exemplo, para se comunicar com um mecânico ou reboque. Sempre que você precisar ligar ou enviar uma mensagem de texto, estacione o carro.

Também pode ser do seu interesse: Medicamentos que afetam a capacidade de dirigir

Dicas para o motorista em viagens longas na estrada

Por mais repetitivo que possa parecer, a importância do descanso é fundamental para o motorista.  Aproveite as paradas para esticar as pernas e relaxar os músculos a cada 2 ou 3 horas.

Além disso, é recomendável se hidratar bem antes de iniciar o percurso e ao longo da viagem. Outras sugestões são as seguintes:

  • Certifique-se de levar os documentos do carro, a apólice de seguro e os seus documentos pessoais.
  • Considere rotas alternativas, caso você precise delas.
  • Evite viagens noturnas ou nos horários em que o calor estiver intenso.
  • Não consuma bebidas alcoólicas, pois todos sabem que representam um perigo para você e para outras pessoas na estrada.
  • Se você consumir algum medicamento, mesmo com receita, deve estar ciente dos efeitos colaterais.
  • Use roupas leves e calçados confortáveis, sem saltos ou solas rígidas, porque dificultam possíveis freadas urgentes.
  • Procure fazer refeições leves, caso contrário, você pode ter uma digestão pesada.
  • Distribua a bagagem de forma que não atrapalhe o comportamento dinâmico do carro. Além disso, não deixe coisas soltas na parte traseira, pois em caso de acidente elas podem causar danos.
Dicas para fazer longas viagens na estrada
Parar para descansar e aproveitar as paisagens são algumas das vantagens de usar o carro em viagens longas.

O segredo para fazer viagens longas na estrada é a prevenção

Emoção e aventura fazem parte do que se vive durante longas viagens na estrada. Não deixe que isso atrapalhe você por falta de prevenção. Reserve alguns minutos para criar um roteiro de base.

Com todas essas recomendações em mente, lembre-se de que a segurança é o mais importante para ter férias tranquilas.

Agora você já conhece as dicas para chegar bem ao seu destino. Só falta fazer as malas e fazer com que a experiência seja inesquecível.

Pode interessar a você...
Benefícios de acampar para o corpo e mente
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Benefícios de acampar para o corpo e mente

Acampar é uma experiência muito agradável. Nos conecta com a natureza, nos permite conhecer pessoas novas e realizar atividades muito prazerosas.