Logo image
Logo image

Receitas para saciar a ansiedade por doces

4 minutos
Além de acabar com a ansiedade por doces, as frutas secas são ricas em antioxidantes e fibras. Também nos ajudam a saciar a fome, mas não exagere na quantidade ao consumi-las.
Receitas para saciar a ansiedade por doces
Escrito por Yamila Papa Pintor
Última atualização: 25 maio, 2022

Há uma certa hora do dia, especialmente à noite ou quando está frio, ou até mesmo quando estamos preocupados com alguma coisa, que aparece a ansiedade por doces. Como fazer nestes casos? Conheça as melhores receitas saudáveis para satisfazer os desejos de doces no seguinte artigo.

Receitas que matam a ansiedade por doces

Algumas destas receitas são mais saudáveis do que outras, mas a boa notícia é que elas vão fornecer a dose suficiente para você não querer ir vasculhar a geladeira ou gavetas em busca de algo rico em açúcar.

Recomendamos que você também leia: Diferenças entre a fome real e a ansiedade por comida. Descubra-as!

Morangos com chocolate

 

Some figure

Existem vários tipos de chocolates amargos que podem ser derretidos para fazer uma deliciosa fondue.

Além de morangos, você pode escolher outras frutas, como a maçã, por exemplo, ou alguma de acordo com seu gosto.

Também é possível deixar as frutas no congelador para obter uma espécie de sorvete. Se você optar por bananas, considere que elas são uma grande fonte de vitaminas B e C, fibras e potássio e ainda são capazes de satisfazer a fome ou a ansiedade.

Iogurte com granola

Misture um pote de iogurte desnatado, ou grego natural ou de baunilha, com algumas colheres de sopa de granola ou bolachas em pedaços.

Outras opções interessantes são as frutas secas (amêndoas, nozes, etc) ou pedaços de frutas frescas.

Frutas

Não há nada melhor do que uma boa porção de frutas frescas para combater a ansiedade por doces. Faça uma salada de frutas bem completa com tudo que você encontrar em sua geladeira e inclua suco de laranja. Para adoçar não use muito açúcar ou opte por algo mais saudável como a estévia.

Chocolate amargo

Some figure
Este é o único chocolate que está “permitido” para amenizar a ansiedade por doces. A porcentagem de cacau deve ser a mais alta possível (70-99%). Nada de leite ou açúcar. Deve-se consumi-lo com moderação para reduzir o cortisol, o hormônio do estresse.

Este doce também ajuda na concentração antes dos estudos. O chocolate amargo ainda é rico em triptofano, um aminoácido que ajuda a atingir a estabilidade do nosso sistema nervoso, controlando a ansiedade.

Smoothies

Os smoothies são uma receita perfeita para suprimir a fome, recarregar as energias depois da academia e também amenizar a ansiedade por doces. Existem milhares de receitas diferentes para misturar todos os tipos de ingredientes. Os smoothies de frutas são mais indicados do que aqueles com leite ou creme, se você quiser escolhas saudáveis.

Não perca o seguinte artigo: Experimente essas 4 batidas depurativas, deliciosas e saudáveis

Sucos bem gelados

Some figure
Não há nada melhor do que um bom suco de frutas, bem natural, para eliminar a ansiedade por doces. E é muito fácil. Esprema o suco de uma laranja, tangerina ou similar. Adicione gelo e misture no liquidificador. Você pode adicionar uma pitada de açúcar, se desejar.

Uma boa opção para obter um suco mais cremoso é colocar diretamente no liquidificador pedaços de frutas como pêssego ou mirtilo, não se esqueça do gelo!

Café mocha

Embora não seja muito aconselhável tomar café à noite, uma pequena xícara não vai fazer mal (mas não beba diariamente). O café mocha vai oferecer uma dose de cafeína e chocolate preto, o que servirá para amortecer o desejo por algo doce. Para adoçar, escolha uma alternativa ao açúcar refinado, como o açúcar mascavo, por exemplo.

Sorvetes naturais

Some figure
Fáceis de fazer, os sorvetes ainda são deliciosos. E você pode consumir não só durante o verão, mas no inverno também. Use mel para adoçar. Faça um suco de fruta ou um smoothie e deixe no freezer por duas a três horas.

Sorvete de iogurte

Escolha a versão de iogurte que você preferir, adicione alguns complementos como nozes picadas, frutas picadas e leve ao congelador. Nada mais rico e saudável para eliminar a ansiedade por doces.

Maçã ao forno

Some figure
É realmente muito simples de fazer, ideal para as noites de inverno. Você também pode fazer com peras. Coloque a maçã em um prato com um pouco de água e leve ao forno. Você pode escavar o fruto e fazer uma calda com açúcar mascavo e água.

Pudim

O pudim de baunilha caseiro é uma das melhores receitas para desfrutar a tarde, e também quando a vontade de comer algo doce ataca. É saudável se você preparar com pouco açúcar ou adoçar com mel ou tâmaras. E se você quiser um sabor especial, derreta um pouco de chocolate preto.

Barras de cereais

São nutritivas e ainda fornecem um monte de vitaminas, ideal para mais energia após o exercício, por exemplo. Por serem feitas com nozes, grãos e frutas, as barras de cereais nunca devem faltar em seu armário. Além disso, você também pode fazer a iguaria, misturando os ingredientes e unindo com mel.

Fruta com queijo cottage

Some figure
É uma opção deliciosa para satisfazer o desejo por doce e ainda fornece proteínas. Se a fruta não for suficiente, você pode derramar uma colher de sopa de mel e uma colher de chá de chocolate em pó.

Pão com canela

A canela é doce e saudável. Corte algumas fatias de pão e cubra com manteiga e leite desnatado e polvilhe com canela.

Marmelada com queijo

É uma alternativa mais que saudável, pois além de ser agridoce e uma mistura que contrasta, você pode desfrutar dos benefícios de ambos os ingredientes. E é mais do que simples de preparar. Basta cortar fatias e comer uma de cada ao mesmo tempo.

Mix de frutas secas

Some figure
Você pode comprar em casas de alimentos naturais ou fazê-lo em casa. Avelãs, nozes, pistache, amêndoas, tâmaras e uvas passas. Tudo isso em uma tigela para desfrutar. Não exagere muito, porque possuem muitas calorias, mas a boa notícia é que satisfaz a fome e elimina a ansiedade por doces.

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


Canetti, L., Bachar, E., & Berry, E. M. (2002). Alimento e emoção. Behavioural Processes.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.